O cliente
Professor e Juiz Federal, autor de 8 livros e especialista em jurisprudência
Idealizador e Editor-chefe do Buscador Dizer o Direito, o Dr. Marcio Cavalcante é uma das maiores referências no Brasil quando o assunto é jurisprudência. Também acumula experiências como Defensor Público, Promotor de Justiça e Procurador do Estado.
Sua startup nasceu ao final de 2011, a partir de um Blog, onde o Prof. Marcio Cavalcante compartilhava gratuitamente os informativos do STF e do STJ (com seus comentários sobre cada um deles) com o objetivo de auxiliar os candidatos a concursos públicos.
O projeto cresceu muito ao longo dos anos e hoje é uma das principais ferramentas para profissionais e estudantes de Direito, com Portal e Apps para consumo de milhares de conteúdos.
O desafio
Criar uma plataforma digital para disponibilizar ao público milhares de conteúdos sobre jurisprudência, em diversos formatos
O Prof. Marcio Cavalcante tem uma trajetória brilhante na área do Direito, com grande experiência em concursos públicos, tendo sido aprovado em inúmeros certames como Técnico e Analista Judiciário, Procurador do Município, Procurador de Contas e Juiz de Direito. Para realizar o seu sonho de ajudar os estudantes de Direito a serem aprovados nos concursos, ele usou sua paixão pelo ensino para dedicar-se intensamente ao estudo e análise da jurisprudência.
A partir disso, milhares de conteúdos foram sendo criados e disponibilizados em seu Blog, além de produzir 8 livros. O volume de informações era tanto, que surgiu a necessidade de se criar uma plataforma digital robusta o suficiente para armazenar e organizar todos os tipos de conteúdos, em seus diversos formatos.
O grande desafio era disponibilizar estes conteúdos de forma intuitiva, rápida e eficaz, para que o público pudesse achar o que precisava sem qualquer dificuldade.
Volume de conteúdos
Milhares de conteúdos para organizar, com uma infinidade de categorias e subcategorias, além de formatos diversos como .txt, .pdf e .mp3.
Priorização de ideias
Sempre surgiam muitas ideias de features para o projeto, e para usar os recursos com eficiência é preciso separar o necessário e o desejável.
Busca mais eficiente
Os usuários reclamavam da dificuldade em pesquisar e encontrar os conteúdos produzidos. Era preciso ter um sistema de busca “padrão Google”.
Modo colaborativo
Alguns dos recursos introduzidos ao projeto permitia a interação dos usuários, com comentários, marcações e citações, o que exigiu muita técnica.
A solução
O melhor acervo digital de jurisprudência comentada do Brasil
Criamos um buscador extremamente rápido e eficaz na pesquisa de todos os conteúdos armazenados na plataforma. Os usuários agora podem ser mais produtivos em seus estudos ao poder salvar seus conteúdos preferidos, adicionar marcações nos julgados, interagir com outros usuários, consumir conteúdos no formato de podcast em um aplicativo exclusivo e aproveitar mais vários outros recursos à disposição.
O Portal conta também com uma área de simulados que o próprio assinante pode personalizar, selecionando a área do direito, a quantidade de perguntas, e ter um acompanhamento geral sobre o tempo de resposta geral, taxa de acertos, e comentários sobre as questões que errou.
Todo material está disponível para consumo no Portal, totalmente responsivo, e no Aplicativo para smartphones e tablets. Recursos de acessibilidade também proporcionam uma leitura agradável, como o modo noturno e o ajuste no tamanho de fonte.
O Buscador Dizer o Direito se tornou uma verdadeira enciclopédia do Direito, com leis comentadas, informativos do STF/STJ, materiais com as novidades na legislação brasileira e muitos outros conteúdos valiosos.
Tecnologias que utilizamos
Nós trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado.
PHP
Figma para desenvolver nossos layouts
React / React Native para o frontend
HTML5
Amazon Web Services (AWS)
Docker