O cliente
A seguradora mais famosa do Brasil e uma das líderes de mercado, com mais de 75 anos
A Porto Seguro é uma empresa brasileira de seguros, fundada em 1945. Sua operação hoje está dividida em três verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. A empresa tem sede em São Paulo e atua em todo o país, com mais de 13 mil colaboradores, mais de 12 mil prestadores de serviços, mais de 36 mil corretores e quase 12 milhões de clientes atendidos em todo país.
Além de sua grande fama pela atuação na área de Seguros, a Porto Seguro também é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, e mais recentemente pelos seus investimentos em inovação tecnológica e apoio ao ecossistema de startups no Brasil, por meio da Oxigênio Aceleradora.
O desafio
Ajudar a Porto Seguro a criar um MVP para lançamento de um novo produto da área de seguros
A Porto Seguro é uma empresa que está em constante movimento para estar sempre na vanguarda, atendendo às expectativas de seus clientes e às novas demandas identificadas junto aos consumidores. Nem sempre o time da Porto tem disponibilidade para dar vazão no desenvolvimento de novas soluções de tecnologia, e foi a partir desse desafio que a Nano Incub entrou no jogo, assumindo um importante papel de apoio à Porto Seguro no desenvolvimento dos projetos de inovação.
Já existia um site ativo para esse produto (seguro), mas estava num estágio muito embrionário, sem automações. Nesse do MVP só era possível o cliente deixar os dados de contato registrando o interesse, e o time comercial recebia uma notificação para ligar para esse lead, gerenciando tudo de forma manual.
A ideia era ter um site em que já fosse possível fazer a contratação do seguro, sem a necessidade de gerar um atendimento pessoal por parte de um corretor.
Agilidade ao extremo
Lançar o MVP em poucas semanas, antes de um evento estratégico para o cliente. O suporte para ajustes também exigia rapidez no atendimento.
Entrar no Sistema Central
O projeto foi desenvolvido num ambiente à parte do cliente, para validar o MVP ao máximo e deixar tudo perfeito para ser integrado ao sistema.
Mudança de Diretrizes
Durante o projeto houve uma mudança na diretriz que impactou a forma de disparo de e-mails, e tivemos que ajustar o MVP no meio do caminho.
Projeto em andamento
Assumimos o projeto a partir de uma versão que já tinha boa parte desenvolvida, e tivemos que entender bem as lógicas e tecnologias aplicadas.
MVP robusto
O projeto contava com um fluxo de cotação de seguro avançado, com ativação da câmera do celular para tirar foto do bem que será segurado.
Excelência ao extremo
Nos atentamos aos mínimos detalhes do projeto para atender aos requisitos técnicos e seguir fielmente o design criado pelo time de UX/ID da Porto.
A solução
Criação de Landing Page para cotação e venda de um novo produto da Porto Seguro
A partir do site já existente do cliente, realizamos um diagnóstico completo do código-fonte e das tecnologias aplicadas, para verificar a possibilidade de evoluirmos o projeto a partir dele. Constatamos que estava bem estruturado, e seguimos com a implementação das melhorias identificadas pelo cliente e adicionamos vários recursos importantes para permitir que o cliente tivesse o máximo de autonomia na hora de contratar o seguro.
Implementamos a opção de login com redes sociais, corrigimos a exibição dos formulários de cadastro, adicionamos recursos de criptografia para trazer o máximo de segurança e privacidade dos dados. Também corrigimos o recurso de ativação da câmera do celular para tirar a foto e anexar ao processo de contratação do seguro (que antes não estava funcionando).
Configuramos e testamos todos os fluxos de e-mails entre o cliente e as áreas de atendimento e controle da Porto Seguro. E, para atender as demandas e necessidades da área de marketing e vendas, implementamos um sistema de tags e otimizações de SEO para que o carregamento da página seja rápido. Isso ajudou a Porto Seguro a validar suas hipóteses, mapear a jornada do usuário, e identificar a melhor estratégia de aquisição e obter várias métricas relevantes para análise do negócio.
Tecnologias que utilizamos
Nós trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado.
HTML 5
CSS 3
JQuery
Bootstrap