O cliente
A rede social para networking estratégico do setor Agro no Brasil
A Agromeet é uma startup que nasceu no interior de São Paulo em Janeiro/2020, idealizada por seu fundador Felippe Sakamoto, que atua com empresas do setor Agro há mais de 15 anos e atualmente ocupa a posição de Gerente de Relações Institucionais na UDOP – União Nacional da Bioenergia.
O projeto consiste em criar uma rede social do agronegócio que irá conectar pessoas com interesses comuns em eventos por todo o Brasil. A plataforma, acessível diretamente pelo celular, permitirá a divulgação de negócios, a busca de profissionais para o banco de talentos nas empresas, e incentiva o networking entre produtores rurais, agricultores, pecuaristas, agroindústrias, fabricantes de insumos, transportadoras, distribuidores e comerciantes de produtos agrícolas.
O desafio
Fazer com que as pessoas que participam dos eventos de Agronegócio interajam entre si
Os eventos são ambientes perfeitos para colaboração e crescimento, para oportunidades de negócio, além de ser uma grande oportunidade de conectar pessoas, pois eles ajudam a reunir pessoas com objetivos e interesses em comum. Porém, na prática, não é bem isso que acontece nos eventos do setor Agro.
A ideia do Agromeet veio ao perceber que os eventos não geram as interações esperadas: as pessoas não interagem (até mesmo por não conhecer quem está ao lado), não criam relações comerciais com empresas/expositores, não fazem networking (ou fazem de forma inadequada), e com isso não conseguem aproveitar os benefícios que um evento pode proporcionar – e podem até criar uma crença limitante de que participar de eventos não dá resultados.
Os patrocinadores e expositores também não conseguem se conectar com as pessoas. Não há uma forma de analisar os perfis dos participantes para filtrar as pessoas que estejam interessadas em seus produtos e/ou serviços, e a partir disso criar um relacionamento mais genuíno e que agregue valor para ambos.
Como todo projeto em fase embrionária, era necessário realizar o Discovery para validação dos problemas, mercado, público-alvo e soluções, e a partir disso estruturarmos o escopo do MVP a ser desenvolvido para lançamento do produto.
Poucas interações
Os participantes não se comunicam entre si, desperdiçando excelentes oportunidades de gerar conexões e negócios, além de tempo e dinheiro gasto.
Escopo muito grande
O projeto foi idealizado com muitas funcionalidades complexas e regras de negócio, e se não forem devidamente priorizadas podem inviabilizar o projeto.
Falta de dados
Não existe uma fonte confiável de informações sobre os eventos do setor Agro, como calendário anual dos principais eventos e número de participantes.
Projeto embrionário
Apesar da existência de algumas referências, o projeto ainda estava na fase de ideação. Era preciso validar os objetivos centrais e definir o escopo do MVP.
A solução
Um aplicativo que sugere conexões profissionais com base em interesses em comum
Realizamos o processo de Discovery, exploramos todas as possibilidades e conseguimos definir o escopo de uma primeira versão mais enxuta e viável. Além da documentação necessária para desenvolvimento do projeto, a Nano Incub produziu um pitch deck para ajudar a startup na captação de investimento e parceiros para viabilizar o negócio.
Criamos o protótipo de um aplicativo simulando toda a jornada dos participantes de eventos, que compreende desde o acesso a uma agenda de eventos, até o seu check-in no evento e possibilidade de conexão com os demais participantes. O aplicativo será um centralizador de eventos do setor Agro, e cada evento poderá ter sua própria rede social do evento dentro do aplicativo, com um feed de conteúdos e registro dos participantes.
Pensamos em diversos cenários e apresentamos muitas possibilidades de features, design e automações, e ao final apresentamos a estrutura mais indicada para construção do MVP.
Com este trabalho, conseguimos apresentar um conceito visual moderno e intuitivo, e entregar uma documentação ampla e de fácil entendimento, validando os principais fluxos e regras de negócio, o que permitiu à Agromeet avaliar todas as nuances do negócio e saber priorizar qual será o ponto de partida do projeto.
Tecnologias que utilizamos
Nós trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado.
Google Docs
Notion
Figma
XMind