O cliente
Plataforma inovadora para o estudo e prática jurídica com uso de inteligência artificial
A IA DOD surgiu do Buscador Dizer o Direito, uma plataforma renomada voltada para advogados e estudantes de Direito, criada pelo Juiz Federal Márcio Cavalcante, que reuniu, organizou e comentou diversas jurisprudências, produzindo um dos melhores conteúdos jurídicos para quem busca atualização e aprendizado, tornando-se uma referência no setor.
O desafio
Desenvolver uma plataforma inovadora que melhore a experiência de estudantes e profissionais do direito na interação com conteúdos jurídicos, tornando o aprendizado mais acessível e eficiente.
A equipe do Buscador Dizer o Direito percebeu que poderia otimizar ainda mais a experiência dos assinantes ao interagir com os conteúdos jurídicos. Um dos desafios era permitir que os usuários acessassem informações de forma mais dinâmica e personalizada, com respostas específicas baseadas não apenas na legislação, mas também nos julgados e comentários de especialistas.
Outro ponto crítico era melhorar o suporte ao estudo para concursos públicos, oferecendo um método mais interativo para aprendizado, além de facilitar o acesso a explicações detalhadas sobre decisões judiciais e jurisprudência.
Conteúdo mais acessível
Melhorar a experiência do usuário ao interagir com os conteúdos jurídicos.
Informações Precisas
Trazer respostas mais relevantes com base em todo conhecimento gerado pelo Juiz Márcio Cavalcante.
Ajudar Estudantes
Criar um modelo que ajudasse na preparação para concursos, gerando questões e simulados personalizados.

A solução
Uma ferramenta inovadora e interativa para estudo e prática jurídica
Para atender a esses desafios, a Nano Incub, junto com o Juiz Márcio Cavalcante, idealizou a IA DOD, uma inteligência artificial que mudaria a maneira como advogados e estudantes interagem com o conhecimento jurídico. O grande diferencial da IA DOD em relação a outras soluções no mercado é que ela não se baseia apenas na legislação vigente, mas também em toda base do Dizer o Direito, com julgados comentados do STF e STJ, tudo sob a curadoria do Juiz Federal Márcio Cavalcante e outros especialistas em direito.
Com isso, conseguimos construir uma plataforma que responde a perguntas dos assinantes com explicações detalhadas e fundamentadas em diversas referências do direito.
Hoje ela auxilia estudantes na preparação para concursos, gerando questões e simulados personalizados com base em decisões judiciais e ajuda profissionais do direito a conseguirem melhor entendimento de questões complexas.
Parte do grande sucesso da IA DOD hoje se deve ao processo de discovery que realizamos para encontrar a melhor maneira de desenvolvê-la, tanto tecnicamente quanto em relação a experiência do usuário. Desenvolvemos uma interface amigável e intuitiva, que tornou a experiência mais acessível e eficiente.
A IA DOD utiliza tecnologias avançadas de processamento de linguagem natural e IA para entregar respostas precisas e contextuais. Aqui contamos com a nossa parceira FitSolution que nos ajudou com a arquitetura dessa solução e com a integração aos motores de IA, fatores que a tornam uma ferramenta poderosa e essencial para o estudo e a prática jurídica.
Tecnologias que utilizamos
Nós trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado.
Framework Laravel [PHP] com Livewire.
Amazon Web Services (AWS)
Docker
Python
Figma para desenvolver nossos layouts.




Quando surgiu a proposta de desenvolver o IA DOD – uma solução inovadora e acessível para advogados e estudantes –, a dedicação do time foi, mais uma vez, exemplar. Acompanhar a evolução da ferramenta, desde os primeiros protótipos até o seu lançamento, tem sido extremamente gratificante, especialmente diante do entusiasmo dos usuários e do impacto positivo na compreensão da jurisprudência e na preparação para concursos.
O comprometimento da Nano com a excelência resultou em uma plataforma intuitiva, eficiente e muito bem recebida pelo público. É uma satisfação enorme ver o quanto essa solução tem contribuído para o dia a dia dos profissionais do Direito."
