O venture building é hoje uma das melhores opções para alavancar o crescimento corporativo e o desenvolvimento da tecnologia das empresas. É um conceito similar ao do investimento estatal nas empresas de base, com a diferença de ser feito pelo setor privado. Assim, empresários geralmente do ramo da tecnologia patrocinam o crescimento de startups.
Eles adquirem diversos benefícios e vantagens ao fazer esses patrocínios, especialmente a possibilidade de expandirem suas marcas e implementar novas tecnologias. Como as startups são bons ambientes de testes para ideias, as venture builders podem auxiliar vários projetos diretamente.
Além disso, geralmente empresas que fazem venture building tem para si uma porcentagem da empresa patrocinada, criando assim uma rede de empresas subsidiárias. Existem grandes exemplos de sucesso atuando no mercado que nasceram através das venture builders, sendo hoje marcas consolidadas.
O que é Venture building?
Venture building é uma palavra em inglês que significa literalmente “construção de empreendimento” ou “edifício de risco”. A palavra em si já indica claramente o significado de empresas que adotam esse conceito, sendo elas empresas “construtoras” de outras. Elas empreendem capital considerado de risco, por estarem começando uma empresa.
Mas, apesar desse risco, se a empresa for qualificada, ela consegue um bom retorno além de expandir sua rede de operações. Não bastasse isso, como essas empresas criam e patrocinam startups elas têm ainda parte da responsabilidade pelos grandes avanços tecnológicos que startups trazem.
Essas verdadeiras fábricas de inovação ajudam na consolidação de modelos e marcas e ainda por cima movimentam o mercado de investimentos. Elas ajudam no estabelecimento de ecossistemas voltados para a inovação e têm papel fundamental na orientação de diversos planos de negócios.
Como o venture building ajuda na expansão do mercado?
O venture building, como já dito, cria ou acelera diversas empresas, não só em fase inicial, mas até de médio porte. Assim, as empresas que usam esse conceito acabam ajudando os mercados em que elas atuam a se expandir. Isso porque quando elas fazem as empresas crescerem, elas atraem simultaneamente mais consumidores e criam mais produtos.
Esse tipo de empreendimento tem um papel muito importante também na formação de mão de obra qualificada para o crescimento das startups. Não somente isso, mas algumas trazem até mesmo suporte com a infraestrutura para as operações. Nesse sentido, as venture builders também ajudam nos avanços na logística e vínculos de emprego.
Muitas empresas têm hoje suas operações normais, mas integram setores para o crescimento das startups, o caso especialmente das big techs. Assim, empresas como a Google e outras do grande capital investem em marcas e redes menores que elas acabam até comprando em vários casos.
Como as fábricas de startups influenciam o crescimento corporativo?
As fábricas de startups, como são chamadas as venture builders, e ainda startups studios, impactam diretamente no crescimento corporativo. Isso porque as empresas médias e novas, que são patrocinadas, rapidamente crescem e adquirem o status de grandes corporações.
Agora grandes, essas empresas ainda mantêm as características que as fizeram ser inovadoras, e tem grande potencial por conta de todo o patrocínio. Além disso, elas tendem a proporcionar um alto retorno.
É assim que as venture builders fazem a diferença no crescimento corporativo, trazendo empresas médias para um patamar maior e criando empresas que crescem rápido. Isso gera, ao longo do tempo, até mesmo a criação inteira de novos mercados, especialmente na área da tecnologia.
Entendendo a diferença de venture building e venture capital
O venture building se parece muito com outro conceito, o de venture capital, mas tem algumas diferenças essenciais. Apesar disso, esses dois conceitos são muitas vezes complementares e uma empresa pode aplicar os dois sem muitos problemas, contanto que tenha a qualificação necessária.
O capital de risco e o venture building
Venture capital significa “capital de risco” em inglês e é uma expressão usada na administração para se referir à compra de participações acionárias. Esse modelo de capital tende a ser focado para empresas menores ou nomes individuais, apesar de existirem grandes grupos acionários.
Um bom exemplo é a BlackRock que opera com shadow banking e para dar retorno aos seus clientes que têm ações majoritárias, especialmente na Google. Mas há ainda outra diferença entre o capital de risco e o venture building, sendo que o primeiro visa a compra de ações de uma empresa já construída.
Já o capital construtivo, como o nome diz, tem uma participação maior em todo o processo da construção de uma empresa. Ou ainda de seu aceleramento, caso seja uma empresa já pronta, em troca também de parcelas de ações ou por vezes patentes de ideias.
Como a construção de startups impacta a tecnologia das empresas
As venture builders têm um papel muito importante não só no crescimento das corporações, mas também no crescimento tecnológico. Especialmente porque as empresas que elas patrocinam, startups, têm uma tendência a influenciar positivamente o avanço da tecnologia, que é acelerada com os diversos investimentos.
Por que escolher o venture building evolui a tecnologia?
O venture building possibilita, desse modo, uma verdadeira sequência de evoluções na tecnologia, que impactam o mercado de forma positiva. Mas como isso é possível?
Através de investimentos precisos, possibilitados pela grande experiência das empresas e bastante disponibilidade de capital, as venture builders dão espaço para startups praticarem suas ideias. E isso resulta numa evolução dos meios tecnológicos no médio e longo prazo, que aumenta ainda mais conforme mais empresas buscam soluções de venture building.
Hoje são várias as empresas de médio-grande ou grande porte que se aventuram na ajuda ou construção de outras empresas. E por vezes essas empresas “filhas” chegam a ficar até maiores que suas criadoras assumindo papel de liderança no mercado.
Nano Incub como suporte para grandes projetos
A Nano Incub, focada em soluções digitais para seus clientes, entra justamente no suporte tanto para startups como grandes projetos. Como esses projetos demandam diversas soluções tecnológicas para operar, a Nano oferece as melhores opções personalizadas para seus clientes.
Essas opções facilitam a expansão das empresas, tanto startups quanto consolidadas, seja pela redução de custos ou esforço nas operações. Além disso, mantendo sites e plataformas atualizados, bem como aplicativos, essas empresas têm ambientes melhores para praticar suas ideias.
Assim, o venture building é hoje um dos conceitos mais crescentes e utilizados por empresas que querem ajudar na expansão do mercado. Não somente isso, mas são opções que trazem alto retorno para seus investidores, às vezes mais seguras que o venture capital.