Gestão de vendas – 6 erros que você pode estar cometendo

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Por Nano,
Com cultura de startup e seguindo metodologias ágeis, criamos soluções disruptivas com foco em transformar boas ideias em negócios que geram resultados excepcionais.
Publicado em 29 de Maio de 2018

Entre todos os setores de uma empresa o departamento comercial é um dos mais delicados de gerenciar. Quando as vendas estão bem toda a empresa se empenha em atender bem o cliente, colocar as contas em dia, fazer a gestão do estoque e as melhorias nos processos internos.

Mas se as vendas estão insatisfatórias e a saúde financeira da empresa fica comprometida tudo se torna mais difícil, justamente por isso é essencial que a empresa tenha uma eficiente gestão de vendas.

Muitas vezes apesar de todo o esforço, a gestão acaba cometendo alguns erros comuns que podem causar todo esse problema de resultados, mas que quando corrigidos, facilitam a reversão da situação.

1 – Não ter os processos de venda sob controle

Perdendo vendas

É essencial que a empresa tenha um processo de venda bastante coeso para gerar resultados consistentes. Quando cada colaborador faz o trabalho de uma forma diferente, não há identidade corporativa e isso gera insatisfação no mercado.

A gestão precisa saber como a equipe de vendas está lidando com as oportunidades e de que forma faz o contato com os clientes, como nutre o relacionamento com os clientes ativos, entre outras ações.

Somente assim será possível identificar falhas e corrigir as situações que estejam gerando a insatisfação nos clientes.

É essencial que a empresa invista em comunicação e treinamentos específicos que orientem os vendedores sobre a forma como a empresa deseja se relacionar com o cliente.

2 – Não definir metas e objetivos claros

Errando alvo

Não adianta estabelecer metas muito ambiciosas se estas não forem possíveis de serem cumpridas. É importante traçar um caminho contínuo do ponto onde está até o ponto onde deseja chegar, com metas intermediárias alcançáveis.

Outro ponto importante é que as metas precisam ser claras, mensuráveis, relevantes e com tempo definido. Além disso, toda decisão precisa ser conversada de forma transparente e democrática com a equipe, para garantir o bom entendimento de todos.

3 – Ter equipes sem autonomia

Muitas dúvidas

A falta de autonomia da equipe pode se tornar um grande problema, pois não é eficiente que seus colaboradores dependam de ordens constantes para realizar suas atividades. Além disso, a equipe sem autonomia fica desmotivada, apática e com menos criatividade.

É importante delegar funções desafiadoras aos vendedores para que cada um possa criar sua forma de alcançar os clientes e realizar suas vendas.

4 – Não ter ferramentas adequadas

Ferramentas úteis

A equipe de vendas passa muito tempo fora da empresa e possui informações preciosas que precisam ser registradas. É importante que a empresa ofereça ferramentas adequadas para que o trabalho funcione de maneira simples e segura.

Hoje em dia muitos softwares podem ser criados de forma personalizada, em acordo com as necessidades de cada empresa, e isso permite que o trabalho seja realizado de forma mais eficiente.

Softwares que possam ser utilizados também através de aplicativos móveis, por exemplo, ajudam muito a equipe a registrar as informações no sistema do lugar onde estiver, sem perder tempo ou sem correr o risco de perder dados.

5 – Não acompanhar as vendas de perto

Analisando dados

Quando falamos em gestão as palavras avaliar e medir andam lado a lado e nas vendas a união desses conceitos é ainda mais essencial.

Acompanhar de perto os resultados das vendas é essencial para identificar ações necessárias que potencializem o trabalho. E a tecnologia também pode ajudar bastante essa tarefa com o uso de um software de gestão empresarial ERP que permite o acompanhamento constante das vendas, online.

Além disso, ele facilita o gerenciamento da empresa como um todo, através dos módulos de controle de estoque, gestão financeira, vendas, orçamentos, notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes, fornecedores e muito mais.

O sistema de gestão financeira também permite a geração de relatórios que ajudam a acompanhar a empresa e na tomada de decisões importantes.

6 – Não investir em Marketing

Campanhas de marketing

Com certeza você já ouviu que “o marketing é a alma do negócio” e essa é a pura verdade. Quem quer ser lembrado, precisa ser lembrado e isso só acontece com investimento eficiente na divulgação dos produtos ou serviços e marca.

Com uma estratégia de marketing eficiente é possível encontrar e impactar o público-alvo ideal para sua empresa e oferecer os produtos certos, aumentando as chances de venda.

Pense na sua empresa e verifique se você não está deixando alguns desses pontos de lado. Quando todo o processo acontece de forma correta e sincronizada os resultados são sempre bons.

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