Está perdido? Não sabe mais onde divulgar sua empresa para ampliar seus resultados e conquistar novos clientes? Então leia essas 8 dicas matadoras.
Você não é o único que sofre com esse problema, pode ter certeza que muitos já passaram por essa mesma situação, pois para ter sucesso em divulgações empresariais é preciso muita dedicação, e muito entendimento do seu público.
Para alcançar o sucesso da imagem de sua empresa é preciso muito mais do que apenas investir em propagandas, é preciso criar metas mensuráveis e estratégias para alcança-las. E uma das principais metas que toda empresa deve ter em mente, se deve a criação de autoridade.
Pensando nisso, você deve manter um relacionamento constante e agradável com seus potenciais clientes.
Mas como estar sempre presente sem ser um cara chato?
Esse é o princípio de um bom relacionamento.
As pessoas são chatas quando trazem informações desnecessárias e irrelevantes, consequentemente isso faz com que você não consiga ir tão longe com a sua divulgação.
Não seja um cara chato com seus prospectos, antes de iniciar uma conversa, saiba exatamente quem é ele! Quais suas dores, quais os seus desejos, quais as suas principais necessidades, como você pode ajuda-lo, e por aí vai. A primeira dica trata exatamente disso.
1 – Identifique quem é o seu potencial cliente
Ao realizar esse passo em sua campanha de marketing é possível prever algumas necessidades e/ou problemas do seu potencial cliente.
Dessa maneira será muito mais fácil manter um bom relacionamento e se tornar um melhor amigo daquele prospecto.
Depois disso será o momento ideal para apresentar quais soluções sua empresa possui para resolver aqueles problemas enfrentados por ele.
Conheça agora 2 técnicas para conhecer melhor seus potenciais clientes:
- Crie um persona;
- Crie um mapa da empatia.
As duas opções são extremamente valiosas. Tanto um persona como um mapa da empatia, será o suficiente para levantar informações necessárias e criar um bom relacionamento com seu potencial cliente, sem ser chato e entregando apenas informações úteis tanto para seu público quanto para seus clientes.
2 – Saiba se comunicar
- É obrigatório que toda empresa tenha pessoas que saibam se comunicar de maneira agradável e empolgante com seus “futuros clientes”.
- Demonstre que você se preocupa com eles. Tenha uma central de dúvidas se possível, um atendimento online, ou qualquer outro tipo de suporte para clientes e prospectos também.
- Descubra qual é a melhor maneira de passar informações ao seu público, fazendo com que o máximo de pessoas possível vejam essas informações. Podem ser dicas, notícias sobre sua área de atuação, ou qualquer outra informação que agregue valor ao seu público.
Não se esqueça de que você deve entregar soluções e não encontrar mais problemas para seu público. Muitas empresas se preocupam demais em identificar problemas, mas esquecem de entregar as soluções. Isso faz com que seu público não volte a lhe procurar.
3 – Escolha os melhores canais de mídia
Antes de começar a escolher os melhores canais de mídia é importante ter em mente “Qual a localidade do público” que você deseja atingir com a divulgação de sua empresa.
Tendo isso em mente será muito mais fácil escolher quais os melhores canais de mídia para realizar a divulgação de sua empresa. Será que é uma divulgação local, ou uma divulgação em massa para todo o país.
Abaixo listarei diversos canais de mídia e seus respectivos alcances.
Internet (atualmente o principal veículo de divulgação)
Aqui você poderá alcançar o mundo todo facilmente.
- Blog
- Fóruns
TV
Na televisão você tem o direito de escolher quais os locais você deseja alcançar.
- Comerciais
- Anúncios em programas
- Patrocinando programas
Mídia impressa
Mais indicado para alcance local, ou cidades vizinhas.
- Folders;
- Cartazes;
- Panfletagem;
- Cartões de visita;
- Canetas;
- Calendários.
Marketing boca a boca
Podem ser utilizado para qualquer tipo de público (pequena, média ou grande empresa), porém quanto maior for o público, mais profissionais serão preciso para atender e realizar as divulgações boca a boca para seu público alvo.
- Presença em eventos do ramo de atuação
- No próprio estabelecimento
- Bater de porta em porta
Campanhas publicitárias
Geralmente as campanhas publicitárias necessitam de muito mais investimento para alcançar um bom público e são na maioria das vezes utilizadas por grandes empresas, já que exigem muito mais capacitação do time de marketing.
- Campanha institucional
- Campanha educativa
- Campanha de propaganda
- Campanha de promoção
- Campanha de oportunidade
- entre outras
4 – Mostre que sua empresa entende do assunto
Essa é atualmente a melhor forma de divulgar uma empresa. Devido ao grande número de pessoas conectadas a Internet, posso dizer que ter um Blog é a melhor opção para mostrar o quanto a sua empresa entende do assunto.
Através de um blog no site da sua empresa, é possível ter uma infinidade de dicas valiosas para seus potenciais clientes e consequentemente ir conquistando a confiança destes.
Também é possível inserir botões das redes sociais em suas páginas para que seu conteúdo seja compartilhado nas redes sociais, fazendo com que o site de sua empresa se espalhe cada vez mais pela web.
5 – Crie estratégias online!
Quando se decide utilizar a internet para realizar a divulgação de sua empresa, é possível utilizar diferentes tipos de estratégias online.
Estratégia no Facebook
O Facebook é a maior rede social do planeta, por isso se tornou indispensável para as empresas investir nesse tipo de mídia para alavancar os negócios de sua empresa. Acesse nosso artigo para saber mais sobre como utilizar o Facebook para seu negócio.
Instagram para negócios
O site www.instagram.com obteve um crescimento incrível em seu número de usuários nos últimos anos, e continua crescendo a cada dia. Com tudo ele vem se tornando uma ótima opção para divulgar negócios empresariais. Principalmente para empresas que trabalham com:
- moda;
- design;
- turismo;
- comunicação visual;
- gastronomia;
- floricultura;
Ou qualquer outra empresa que demonstre seu produto ou serviço através de imagens.
Para saber mais sobre o Instagram para negócios, recomendo que veja as dicas da Anatex.
E-mail Marketing correto
Muitas pessoas vivem dizendo que o e-mail marketing morreu, e isso é por que diversas empresas utilizam as técnicas incorretas ou nem utilizam técnica alguma, simplesmente vivem mandando e-mails de spam. Os e-mails de spans além de não ser nada relevante, acaba prejudicando a imagem de sua empresa, por isso nunca compre listas de e-mails.
Para que possa existir uma comunicação assertiva através do envio de campanhas para suas listas, recomendo que sua empresa tenha listas totalmente segmentadas (lista de clientes, lista de prospectos, lista de newsletter, entre outras).
Veja como funciona o e-mail marketing automatizado.
Tenha um Blog
Criar uma estratégia com um blog é com certeza a melhor opção, não me canso de dizer isso!
Um blog deve ser utilizado para coletar e-mail de novos prospectos e criar novas listas segmentadas, e a partir disso pode ser criado diversas estratégias de e-mail marketing para manter um relacionamento com seus leads (como são chamados os e-mails capturados por formulários).
Links Patrocinados
Com certeza essa é a melhor forma de alcançar um grande número de pessoas, porém é preciso ter um dinheiro para investir.
Tanto o Facebook Ads como o Google AdWords são ótimas opções de anúncios na internet.
6 – Faça anúncios corretos
Antes de sair por aí gastando dinheiro com anúncios e publicidade você deve saber qual o objetivo de seu anúncio. Você pretende apenas anunciar o seu produto/serviço ou está procurando por novos clientes?
Para quem deseja apenas divulgar a empresa, produto ou serviço, a melhor opção é ter bastante dinheiro e investir em publicidades, propagandas e/ou anúncios em TV, Rádio, Jornais, Internet, e por aí vai.
Mas se sua pretensão é realizar anúncios para alcançar novos fãs e clientes, escolha por divulgar quais as melhores soluções para as pessoas (de seu nicho de mercado, é claro).
O maior erro cometido pelas empresas ao procurar novos clientes é divulgar seus produtos ou serviços. As pessoas procuram por soluções antes de realizar suas compras.
De primeiro momento, traga as soluções para essas pessoas, e não produtos ou serviços.
Então qual é a melhor forma de anunciar
Faça anúncios de soluções para problemas específicos de seus potenciais clientes, exemplo:
- Para donos de corretoras imobiliárias seria ótimo ter anúncios de artigos sobre “Como escolher um ótimo corretor imobiliário em minha cidade?”
Existem muitas pessoas que não sabem como escolher um bom corretor, você poderia dar dicas de como escolher ótimos corretores locais. Dessa forma a pessoa já confiaria mais em sua empresa só pelas dicas que recebeu.
3 motivos para fazer esse tipo de anúncio:
- É muito mais fácil de uma pessoa clicar nesse tipo de anúncio, pois você está oferecendo uma solução gratuita;
- A pessoa irá visitar o seu site (caso tenha), e se precisar de sua solução ela terá irá entrar em contato;
- Você pode criar vários anúncios e ir se tornando uma referência em seu ramo de atuação.
7 – Divulgue aplicando o efeito “BOLA DE NEVE”
Essa é uma ótima maneira de alcançar milhares de pessoas com seus anúncios através de pouco investimento e muita disciplina.
O efeito bola de neve é muito fácil de ser aplicado, você simplesmente investe um dinheiro em algo que lhe tragará retorno (ótimo para anúncios) e depois reaplica todo o dinheiro de retorno.
Para lhe ajudar a entender um pouco mais, assista o vídeo abaixo de ninguém menos do que Érico Rocha (Criador do curso Fórmula de Lançamento).
8 – Invista em um bom “RELACIONAMENTO” online
Para quem já está familiarizado com o ambiente digital, já deve saber o quanto é importante manter um bom relacionamento com seus fãs e seguidores.
Essa tarefa é bem trabalhosa pois necessita de uma publicação constante de notícias, informativos, dicas, ou qualquer outro post que mantenha um bom relacionamento com seu público alvo.
Uma coisa é fato: As pessoas procuram informações o tempo todo na internet, e se você tiver as informações corretas em seu site, blog ou qualquer outro perfil em uma rede social você estará mais próximo do seu cliente alvo.
Dica Extra – Tenha um site!
Não sei se você percebeu, mas na maioria das dicas citadas acima é necessário que tenha um site para realiza-la.
Quando você tem um site, existem milhares de opções válidas para ser exploradas através de um marketing online.
- Conhecer seu público
- Alcançar um bom público
- Oferecer ajuda/suporte
- Oferecer dicas (Blog, fóruns)
- Interagir com seu público
- Entre muitas outras coisas que podem ser feitas com um site
Atualmente, ter um site não é mais uma opção para as empresas, mas sim uma grande ajuda para a divulgação, expansão, e prospecção de novos públicos e clientes do seu ramo de atuação.