Se você chegou até esse artigo, é porque você entende e reconhece a necessidade da sua marca/negócio estar inserida nas redes sociais, então eu irei pular a parte em que eu tento te convencer que hoje em dia é essencial que você se posicione nas mídias.
Hoje vamos falar sobre o não tão novo, mas o mais queridinho por todos, o Instagram.
A rede social conta hoje em dia com mais de 300 milhões de usuários e o que começou como uma plataforma para compartilhar fotos, se tornou uma potente máquina de vendas (seja da sua imagem, produto, lifestyle, serviços e afins) isso se você saber utilizá-la.
“Sim Catarina, eu realmente entendi que o Instagram é um canal de vendas, agora você pode ir direto ao ponto?” Eu sei que você está pensando nisso, mas calma, eu só estava seguindo as normas de redação padrão e criando uma introdução que te deixasse mais engajado comigo rsrs. Agora vamos ao assunto de fato.
Como começar no Instagram:
Atualmente todo mundo busca crescer no Instagram, acreditando que seja como um passe de mágica, sem investir tempo e paciência. Portanto, se você não pretende investir nenhum desses pontos anteriores, volte duas casas e compreenda de fato o potinho de ouro que as mídias podem ser para você.
Muitas vezes quando estamos no início de nosso negócio, não temos capital para investir fortemente em marketing. Por isso as pessoas acabam optando, gerenciar por si próprios as suas mídias e acredito que este é o seu caso, então como profissional da área separei algumas dicas que são essenciais para que você consiga cuidar da “vitrine” de seu negócio até que contrate um especialista.
- Qual seu propósito em estar nessa mídia?
Se sua resposta for vender, o que você deseja vender? Uma incógnita que surgiu em minha mente ao trabalhar com as mídias da Nano Incub foi que, um software, site ou aplicativo não são produtos “palpáveis”, como, por exemplo, se vendêssemos creme para as mãos. E então entendemos que, você não usará o Instagram para fazer com que seu cliente engula seu produto a qualquer custo. Um perfil no Instagram pode vender a cultura de uma empresa, seus valores, ele pode conduzir o seu público segundo o lifestyle e outras infinitas possibilidades. - Conheça o seu público-alvo:
Com quem você irá conversar ao criar determinado conteúdo? Isso é essencial antes de criar qualquer post, pois assim você consegue escolher o linguajar, as cores, o tom de voz, ou seja, irá determinar como será sua comunicação com essa pessoa, para que ela de fato tenha eficácia. - Tenha um planejamento mensal:
O planejamento é a base para você criar conteúdo sem se perder no meio do caminho. Minha dica para essa etapa é utilizar o Google agenda, que funciona como um “planner” (colocar o que significa) que pode ser acessado de forma simultânea por você e por outras pessoas. Nesse momento você irá definir a frequência em que irá postar, o ideal é que você publique todos os dias, mas sabemos que o ideal é diferente da realidade, então encaixa no mínimo três postagens por semana. Aqui segue um modelo de como distribuir conteúdos pela sua semana:
- Agora vamos à criação:
Anote bem esses aplicativos, eles são ótimos e serão ferramentas essenciais que irão te ajudar na criação de seus conteúdos.
Com capricho e cuidado, seus resultados vão evoluindo e serão cada vez melhores, mas não posso deixar de ressaltar aqui a importância da valorização dos profissionais da área, que fazem um trabalho completo e minuciosamente bem trabalhado.
Preciso abrir uma brecha aqui para ressaltar a importância dos profissionais da área, que fazem um trabalho completo e muito minucioso. Voltando ao nosso bate-papo, tenho certeza que com capricho e cuidado, seus resultados serão ótimos. É preciso ter paciência e não desistir, o seu Insta vai bombar!
Te vejo no top trend das páginas mais procuradas no Insta, um beijo.