Profissional de Marketing Digital: o responsável pelo sucesso de seu site

nano
Por Nano,
Com cultura de startup e seguindo metodologias ágeis, criamos soluções disruptivas com foco em transformar boas ideias em negócios que geram resultados excepcionais.
Publicado em 13 de fevereiro de 2014

Veja abaixo, o que um profissional dessa área fará com seu site:

Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos)

Como sempre falamos aqui no nosso blog, conteúdo é a base de ações eficientes em Marketing Digital. Ele é o responsável por tornar sua empresa uma autoridade no tema, atrair Leads e gerar vendas. Para isso, seu novo funcionário precisa:

  • Primeiramente deve gostar do que faz, e segundo, deve saber escrever bem;
  • Conhecer a sua área de atuação (ou estar disposto a aprender sobre ela);
  • Ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem sua empresa como autoridade sobre o tema;
  • Ter ritmo para produção constante de conteúdo;
  • Ter, preferencialmente, familiaridade com plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).

Gestão de Redes Sociais

Muitas empresas têm perfis e páginas em redes sociais para atrair o público, interagir com seus potenciais clientes e vender seus produtos. Se a sua empresa já está ou quer entrar nessas mídias, é preciso uma pessoa que:

  • Conheça as principais mídias (Facebook , Twitter, Google+, Linkedin) e seu funcionamento;
  • Gerencie com responsabilidade suas contas nas mídias sociais;
  • Esteja constantemente atualizada sobre mudanças nos canais que sua empresa usa e sobre surgimento de novas mídias, para identificar oportunidades;
  • Pense e elabore conteúdos que atraiam pessoas para o canal, direcionem essas pessoas para seu site (conversões) e gerem engajamento do público;
  • Saiba analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.

SEO (otimização para ferramentas de busca)

Para que as pessoas encontrem seu site no Google, é preciso estar nas primeiras posições e isso costuma exigir uma série de táticas e ajustes. Para garantir isso, busque alguém que:

  • Conheça ao menos um pouco de HTML e técnicas de otimização para buscadores (on-page e off-page);
  • Saiba alinhar outros esforços da empresa (como conteúdo, assessoria de imprensa e biz dev) a favor das estratégias de SEO.

Links Patrocinados (tráfego pago)

Outra maneira de atrair visitantes para seu site é por meio de anúncios pagos, que são úteis principalmente no curto prazo. Para executar ações em Links Patrocinados, o candidato deve:

  • Saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
  • Fazer análises constantes (CTR, CPC, anúncios)  e manutenção das campanhas;
  • Ter capacidade de analisar resultados e propôr melhorias para otimizar as campanhas.

Email Marketing

Um dos canais mais efetivos para ações de Marketing Digital é o Email Marketing. É importante ter alguém na equipe que:

  • Saiba criar campanhas de Email Marketing;
  • Saiba escrever bem e seja criativo para elaborar emails com título e conteúdo atrativos que levem os usuários a abri-los e a consumir o conteúdo;
  • Tenha capacidade de analisar os resultados e propôr melhorias para as campanhas seguintes;
  • De preferência, tenha familiaridade com ferramentas de envio de Email Marketing (RD Station, MailChimp, etc).

Product Marketing

Entender a fundo quem são seus clientes e quais são suas necessidades é primordial para garantir a satisfação deles e o sucesso do seu produto ou serviço. Neste caso, é necessário:

  • Analisar perfil dos clientes e entender como o produto/serviço pode atendê-los da melhor forma;
  • Analisar como os cliente utilizam seu produto/serviço;
  • Analisar dados, planilhas, fazer pesquisas e entrevistas;
  • Ser responsável pela comunicação com os futuros e atuais clientes, de modo a mantê-los informados e satisfeitos – e realizarem novas compras.

Análise de resultados

Não adianta ter todas as atividades anteriores em funcionamento se não for possível saber o que está trazendo resultados e o que precisa ser melhorado. Para atender essa demanda, é preciso:

  • Ter capacidade analítica apurada para avaliar métricas das demais ações de Marketing Digital;
  • Saber identificar problemas e pensar em ações para corrigi-los e melhorar os resultados;
  • Conhecimento no Google Analytics, RD Station e outras ferramentas de análise de métricas.

 

Leia mais em: http://resultadosdigitais.com.br/blog/

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