Existem muitas pessoas por aí que ainda não sabem a resposta para esta pergunta, decidi então escrever nesse novo post se é ou não preciso cadastrar seu site no Google para aparecer nas páginas de resultados.
O Google atualmente é de longe o maior mecanismo de busca do planeta, e com isso a cada dia aumenta mais o interesse das pessoas em aparecer nos resultados de busca desse site sem gastar dinheiro com isso. Isso é conhecido pelos profissionais de Marketing Digital como “Busca Orgânica”.
Mais como eu faço para aparecer nos resultados orgânicos, Eu preciso realizar algum cadastro no Google?
Não, você não precisa cadastrar seu site no Google.
Mas se preferir você também pode cadastrar o seu site no Google através deste link. Mas não é preciso.
Para cadastrar o seu site manualmente, você só precisa digitar a URL do seu site (incluindo o prefixo http://) no campo pedido, e também é de sua escolha adicionar palavras-chave ou comentários que descrevam o seu site. Veja abaixo como é essa página:
Atenção!
O Google não tem uma previsão totalmente definida do período ou garantia de que sua página irá aparecer nos resultados de busca.
Existem várias formas de fazer com que o seu site apareça nos resultados orgânicos do buscador.
Como aparecer nos resultados orgânicos do Google?
Primeiramente você precisa entender que o site do www.google.com tem por finalidade principal exibir todos as páginas da Internet, e para isso conta com o seu indexador (crawler) chamado Googlebot.
O Googlebot tem o serviço de rastrear todas as páginas existentes na internet no mínimo de prazo possível, normalmente demora de 1 a 5 dias, mas dependendo no tempo de envio e principalmente da varredura do Google, o processo completo pode demorar de uma a quatro semanas. A não ser que essas páginas o impeçam de fazer essa varredura em seu diretório (em alguma página de seu site), a única forma de impedir que o googlebot rastreie seu site, é através do documento robots.txt, mas não iremos entrar nesse assunto agora.
Ou seja, se a sua página está na internet há algum tempo, ela também está no Google.
Para verificar se as páginas de seu site estão indexadas no Google basta você digitar no buscador o seguinte comando “site:seusite.com.br“, veja na imagem abaixo:
Entendendo melhor a página de resultados
A página de resultados do maior site de buscas do mundo se resume em três campos, cada um com sua determinada função para que o usuário escolha a melhor opção para o seu problema.
1 – Título da página
O Título da página é o principal local dos resultados, o Google exibe exatamente o que está no título de sua página (tag title), porém tem uma limitação de caracteres, essa limitação varia às vezes, mas recomendamos que procure sempre escrever seus títulos com até 56 caracteres.
O título de sua página deve ser muito bem planejado e escrito, pois é ele que vai chamar mais a atenção de seu leitor.
2 – URL da página
Abaixo do título temos a URL da página que também é essencial para uma análise do leitor, com certeza as URLs amigáveis (elas definem o conteúdo, o que facilita para os robôs e usuários) terão maiores cliques, pois o leitor não vai clicar em uma URL desconhecida.
3 – Descrição da página
Na descrição da página, é onde o Google captura a sua Meta description, onde devem ser inseridas as informações para chamar a atenção e despertar o interesse do leitor nos resultados da busca: Convença o leitor a entrar na sua página.
Como aparecer nas primeiras páginas?
Para aparecer nas primeiras páginas, você deve otimizar cada uma das páginas de seu site e para otimizá-las você deve aprender sobre a principal técnica utilizada por profissionais de marketing digital: O famoso SEO (Search Engine Optimization).
Em um próximo artigo abordaremos mais sobre esse assunto.
O que acharam desse artigo, aprenderam a cadastrar seu site no Google?
Ou melhor, entenderam que vocês não precisam cadastrar seu site no Google, pois o seu papel é deixar o conteúdo de seu site otimizado para os mecanismos de busca e que são eles que indexam seu site em suas busca?!
Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo, e até o próximo artigo.