Eder Sambo é Turismólogo e um empreendedor nato, com mais de 10 anos de vivência em gestão de negócios e inovação. É também CEO e fundador da startup Fast-in, e mentor na ACE Startups. Apaixonado por desafios e mestre em organização, aqui na Nano Incub atua diretamente na gestão de projetos junto ao time e atendimento a clientes.
Publicado em 01 de abril de 2021Tópicos desse artigo
Antes de começar, para aproveitar ao máximo este conteúdo é importante que você tenha o entendimento básico sobre os tipos de plataformas digitais e dos profissionais mais indicados para cada tipo de projeto. Você pode buscar esse conhecimento em um artigo que escrevi sobre Freelancer, agência digital ou software house.
Confira o que você encontrará aqui:
Para solicitar um orçamento para desenvolver um site, aplicativo, software, loja virtual, marketplace, MVP ou qualquer outro tipo de projeto digital, é fundamental que você tenha plena consciência sobre:
Se não tiver ciência disso, a chance de fracassar em seu projeto é GIGANTE.
Ao fazer vista grossa para os pontos listados acima, você estará sujeito a:
Você deve estar se perguntando: Ué, mas então, qual é o jeito certo de pedir um orçamento para desenvolvimento de plataformas digitais? Como eu faço para não cair em ciladas e conseguir ter o meu projeto entregue com qualidade e da forma como eu preciso?
A resposta está lá no começo deste artigo. O primeiro passo é ter consciência de todos aqueles pontos citados. A partir disso, você será capaz de tirar a sua ideia da cabeça, pôr no papel e começar a enxergar o tamanho do projeto e o que precisa ser feito para transformar a sua ideia em realidade.
Como explicado anteriormente, é preciso tirar a sua ideia da cabeça e “colocar no papel” para que você consiga mostrar para as outras pessoas o que você quer criar.
Sem uma documentação fica extremamente difícil entender exatamente o que está pensando, o tipo de projeto, como ele deve ser desenvolvido, o fluxo de cada funcionalidade (jornada do usuário) e como será a operação do seu negócio.
Quanto mais detalhes conseguir documentar, melhor será o entendimento e maior será a qualidade dos orçamentos que você receberá, evitando mal entendidos e grandes variações de preço e prazo de entrega.
DICA: detalhe o projeto a ponto de uma criança conseguir entender sobre o que se trata.
Existem inúmeras ferramentas e formas de documentar uma ideia de negócio, seja em formato de texto, vídeo, imagens ou até mesmo um wireframe (protótipo). Segue abaixo alguns exemplos de ferramentas:
Desde o dia 18 de setembro de 2020 está em vigor no Brasil a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que tem o objetivo de estabelecer uma série de regras de uso dos dados dos clientes, abrangendo desde a captura até sua exclusão, passando também pela forma como os dados são armazenados, manipulados e utilizados pela empresa que coletou os dados.
As multas para quem infringir a Lei são pesadas e podem chegar a até R$50 milhões. Por isso, antes de fazer qualquer investimento para desenvolver uma plataforma digital, consulte um advogado especialista neste assunto para te orientar a respeito dos impactos que a LGPD pode causar em seu modelo de negócio e como se preparar para operar seguindo as melhores práticas e evitar grandes problemas e prejuízos no futuro.
Depende… Depende do tempo que você pode aguardar até que o projeto fique pronto e seja lançado; depende do budget que você tem para investir no momento, ou seja, a quantidade de dinheiro que está disposto a colocar neste projeto inicialmente.
Basicamente, temos duas formas de viabilizar o seu projeto, sendo uma mais rápida e com baixo valor de investimento, e outra mais demorada e que exige um maior investimento. Confira a seguir quais são estas opções.
Existem inúmeras empresas de software que disponibilizam modelos prontos de plataformas digitais como aplicativos de delivery, lojas virtuais, EAD e marketplaces, por exemplo. É o que chamamos de produtos de prateleira, pois já vêm prontas. É pegar, configurar e publicar.
Estas plataformas dificilmente atendem a 100% dos seus desejos, mas dispõem da estrutura necessária para permitir que você consiga lançar o seu projeto e validar o seu produto/serviço no mercado, além de testar suas principais hipóteses de negócio. Estas plataformas podem ser compradas ou utilizadas no modelo de “locação”.
Você adquire o código fonte do projeto e assume a responsabilidade de manter o projeto funcionando, hospedar a plataforma num ambiente seguro e adequado, fazer as configurações necessárias e monitorar o desempenho dela.
Se não for um programador, terá que contratar alguém para fazer isso para você. A vantagem é que poderá customizar um pouco o projeto, e quem sabe até mesmo adicionar algumas melhorias e novas funcionalidades.
Algumas empresas oferecem um setup do projeto, que nada mais é do que fazer todas as configurações e customizações, realizar os testes e publicar o projeto do jeito que precisa, entregando a plataforma pronta e rodando tudo certinho. Obviamente, é cobrada uma taxa de implantação para fazer esse serviço.
Além do custo da compra, quem opta por esse modelo de plataforma deve arcar com os custos de hospedagem, registro e renovação do domínio (se o projeto for web), taxas das lojas de aplicativos (se for um App), e da contratação de um profissional para atender as demandas técnicas pontuais que surgirem após a entrega da plataforma.
No aluguel da plataforma, você paga uma mensalidade para ter o direito de usar todos os recursos disponibilizados pela empresa de software, e com isso fazer as configurações e personalizações permitidas para que você possa publicar o seu projeto.
É uma espécie de aluguel mensal, e a sua plataforma só fica ativa se você pagar as mensalidades periodicamente. Se parar de pagar, você perde tudo o que fez e seu projeto sai do ar.
Há um mundo de possibilidades nesta opção, e cada empresa tem o seu jeito de entregar a sua solução. Elas criam planos conforme o porte do projeto, que podem incluir recursos básicos, funcionalidades e integrações mais avançadas, suporte personalizado, consultoria e muito mais.
A grande vantagem é que normalmente você paga para um só fornecedor, e não precisa esquentar a cabeça com mais nada. Você terá à disposição uma plataforma que estará sempre atualizada e recebendo melhorias, a um preço extremamente acessível e num curtíssimo espaço de tempo.
Contudo, ela irá te atender até certo ponto, e com o passar do tempo você vai perceber que precisará de algo mais robusto, customizado e estruturado para crescer com o seu negócio e explorar melhor os seus diferenciais de mercado.
Esta modalidade é o oposto das plataformas padronizadas, que possuem estruturas fixas, preços fixos e tabelados, prazos definidos para entrega e/ou disponibilização dos recursos contratados.
Uma plataforma customizada é idealizada, planejada e desenvolvida 100% de acordo com o que deseja e precisa para lançar a sua ideia de negócio no mercado.
Como tudo é criado “do zero”, obviamente o tempo de desenvolvimento é bem maior do que criar seu projeto a partir de uma ferramenta ou plataforma padronizada, e consequentemente o valor investido será significativamente maior.
Se nessa modalidade tudo é criado com base nas suas ideias (marco zero), então é preciso entender que neste caso não existe orçamento express. Não espere que você consiga obter um orçamento por telefone logo no primeiro contato, pois não funciona desta forma.
Primeiro precisamos extrair tudo o que está em sua mente para podermos entender, analisar, pensar em todas as possibilidades e nas suas expectativas de prazo para entrega e valor de investimento, para só então decidirmos o que é possível oferecer como solução, definir quantas pessoas terão que trabalhar no seu projeto, quantas horas serão necessárias e o valor de investimento (proporcional à carga horária exigida).
Um orçamento bem feito exige a dedicação de alguns profissionais e o investimento de algumas horas para análise do modelo de negócio e das tecnologias que podem ser aplicadas no projeto, além de outras variáveis.
Aqui na Nano Incub, é comum recebermos e-mails e telefonemas de pessoas pedindo orçamentos dessa forma:
É ótimo conseguir realizar estas comparações com os grandes cases de sucesso, pois nos ajuda a entender melhor o modelo de negócio e o tamanho do projeto. Contudo, é preciso ter “os pés no chão” e refletir bastante sobre os seguintes aspectos:
Como você viu, saber o preço e o prazo de entrega de uma plataforma digital customizada não é simples, nem rápida, e requer uma análise minuciosa de muitas variáveis relacionadas ao seu projeto.
Podemos dizer que aqui na Nano Incub os orçamentos para criação de projetos digitais customizados passam basicamente por 3 etapas:
Veja a seguir mais detalhes sobre o que é feito em cada uma destas etapas.
Primeiro contato – aqui é quando recebemos o pedido de orçamento, que normalmente ocorre através do nosso site (via formulário de orçamento), por telefone e por e-mail. A maioria dos contatos chegam com pouquíssima informação, com uma frase resumindo o desejo do cliente.
Entendimento da ideia e alinhamento de expectativas – assim que recebemos esse primeiro contato, logo em seguida enviamos por e-mail um briefing com algumas perguntas chave para entendermos melhor a ideia do projeto e as expectativas do cliente. Nesta etapa, também temos o costume de fazer contato por WhatsApp e telefone para um primeiro bate papo, a fim de entrarmos num nível maior de detalhes e tirar as primeiras dúvidas.
Alinhamento interno com o time – depois de obtermos o retorno do cliente com as informações solicitadas, é hora de organizar as ideias e fazer um primeiro desenho do escopo da plataforma. Usamos o XMind para desenhar um mapa mental, no formato de um organograma, para ilustrar quais os módulos e funcionalidades principais que a plataforma deverá ter. Com o escopo inicial definido, o time comercial faz um alinhamento preliminar com pelo menos um programador para identificar se é viável ou não, e se está dentro do perfil de projetos que trabalhamos. Geralmente, nesta etapa surgem novas objeções a serem consideradas junto ao cliente.
Qualificação – com o mapa revisado internamente pelo time, é hora de fazer uma reunião com o cliente para apresentar o nosso entendimento e repassar com o cliente todo o escopo imaginado para a plataforma. Aqui é o momento de descobrir o real problema que o cliente quer resolver. É nesta etapa que validamos com o cliente o entendimento da ideia e das regras do negócio, além de esclarecer novas dúvidas e fechar o escopo do projeto.
Disponibilidade interna – com o escopo inicial definido e validado, fazemos uma análise interna para verificar quantos projetos estão na fila de desenvolvimento, quais profissionais estão sobrecarregados e quais estão com menos projetos e que podem trabalhar nesta nova demanda. A partir disso saberemos se temos condições de absorver este novo projeto e a partir de que data é possível começar a trabalhar nele.
Análise mais criteriosa do projeto – se o cliente/projeto tiver fit conosco e o projeto estiver dentro daquilo que temos capacidade de desenvolver, partimos para uma análise mais profunda do projeto. Nesta etapa consideramos muitas variáveis, como:
Estimativas iniciais – A partir da análise de todas as variáveis anteriores, teremos as informações base para chegarmos a uma estimativa de custos e prazo necessário para entrega do projeto. Todos os fatores acima impactam no nível de complexidade e automação da plataforma, e refletem no tempo de desenvolvimento e no valor de investimento.
IMPORTANTE: mesmo após essa análise mais profunda, ainda assim é necessário um nível maior de documentação do projeto para conseguirmos apresentar um orçamento com o máximo de assertividade em termos de prazo de entrega e valor de investimento.
Após a análise de viabilidade, apresentamos uma proposta de trabalho (orçamento) em que apresentamos alguns caminhos que o cliente pode seguir. A proposta é baseada em tudo o que foi conversado e analisado anteriormente junto ao cliente e ao time.
Aqui na Nano Incub, oferecemos as seguintes soluções:
Seed – é um processo de mentoria exclusivo indicado para aqueles que ainda não têm claramente definida a visão de como a sua solução precisa ser, as funcionalidades que irão compor sua plataforma e qual o melhor caminho a seguir. Para quem só tem a ideia e não como seguir, essa é a solução ideal.
Documentação – como o nome já diz, é o trabalho de especificar em detalhes como será a plataforma, suas funcionalidades, tecnologias que serão utilizadas, infraestrutura de hospedagem ideal, modelagem do banco de dados e criação das narrativas com a jornada dos usuários e fluxo de como a plataforma deve funcionar. Também é criado um protótipo para simular como será o fluxo de navegação pela plataforma e ter uma prévia do layout. É indicado para quem já validou a ideia e tem todos os requisitos para conseguir viabilizar o projeto.
DICA: investir na documentação do projeto gera economia de tempo e de dinheiro para você e para o time envolvido no desenvolvimento do seu projeto, pois ajuda a dar clareza do objetivo central do projeto. Também evita muita dor de cabeça com orçamentos e estimativas vagas ou ainda com cronogramas estourados.
Orçamento Final – normalmente nós conseguirmos chegar a um orçamento final detalhado, com a definição clara do escopo a ser desenvolvido, prazo de entrega e valor de investimento fechado, nas seguintes situações:
Vimos neste artigo a importância de amadurecer a sua ideia e ter clareza sobre o projeto como um todo, desde o tipo de plataforma, modelo de negócio e de geração de receita, passando pelas características funcionais da plataforma e chegando às opções de contratação e fases da elaboração de um orçamento.
Como pode perceber, existe um longo caminho a ser percorrido até estar preparado para solicitar um orçamento para desenvolver sua plataforma digital.
Este é só o primeiro passo de uma longa jornada cheia de desafios. Antes de dar esse primeiro passo, deixo mais algumas questões (não menos importantes) para refletir:
Obrigado pela leitura e parabéns por ter chegado até aqui. Desejo todo sucesso a você nessa jornada. Conte com a Nano Incub para te ajudar neste grande desafio. Força, guerreir@!