O PageRank é um dos algoritmos do Google que mais possui relevância para as classificações dos sites na internet, ele é uma espécie de nota de 0 a 10 para cada site.
Quem já trabalha com SEO (Otimização de sites para mecanismos de buscas) sabe muito bem que o PageRank é um dos maiores fatores de rankeamento de um site.
Como funciona o PageRank
De acordo com algumas regras, o Google determina uma nota de 0 a 10 para cada site que está indexado no buscador. Essa nota é dada de acordo com a relação de links entre todos os sites do mundo.
Normalmente os sites novos possui um PageRank de nota 3. Conforme o tempo vai passando e o site vai sendo otimizado ou não, esse valor pode ser elevado ou até mesmo abaixado.
Para se alcançar um PageRank de nível 4 não é tarefa fácil, apenas sites realmente relevantes na internet possui um PageRank 4 e assim por diante.
Os fatores que o Google analisa para alterar o PageRank de cada site
Pelo que sabemos até hoje, segundo diversos estudos que são feitos por grandes agências como “MOZ, Magestic SEO, etc” o que mais valoriza o PageRank são os Link Building.
O Link Building é um nome dado à técnica de conseguir links relevantes indicando para o seu site.
O Google calcula diversos fatores como:
- Quantidade de links que seu site recebe;
- Quantidade de links que você indica em seu site;
- Verifica se ôs links que você recebe possui tag “follow” ou “Nofollow” (A tag Follow significa que o link pode passar a autoridade do outro site para você, caso a tag do link seja Nofollow significa que o site que está linkando você não está passando nenhuma autoridade dele);
- Verifica qual o texto âncora do seu link (texto âncora é o texto do seu link);
- Verifica qual é o local do do link (se o link está no topo do seu site, no conteúdo do seu site, na sidebar ou no rodapé);
- Verifica qual é o PageRank do site que está linkando você (quanto maior o PageRank do site linkando a você, melhor será o seu PageRank);
- Entre outros diversos fatores.
O PageRank é um algoritmo que considera muitos fatores e se atentar ao máximo possível deles é muito importante para manter os seus sites bem rankeados no Google.
Como saber qual o meu PageRank?
Até o começo de 2016 as pessoas podiam ver livremente o número exato do PageRank de seus sites, porém uma atualização do Google fez com que esses dados deixassem de ser exibidos.
Confira mais detalhes no artigo “O PageRank acabou?”
Saber construir uma autoridade para seu site através de link Building e outras técnicas de SEO é essencial para conseguir melhorar suas posições nos buscadores.
Com isso concluo meu artigo sobre PageRank, espero que tenha sido útil para você, caso tenha restado alguma dúvida, deixe nos comentário que responderei em breve.
Grande abraço.