nano
Por Nano,
Com cultura de startup e seguindo metodologias ágeis, criamos soluções disruptivas com foco em transformar boas ideias em negócios que geram resultados excepcionais.
Publicado em 23 de abril de 2014

Não poderíamos deixar de fora de nosso blog este tópico tão relevante na arte de SEO, então preparamos um belo conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre as Meta Tags.

O que são Meta Tags?

Meta Tags são muito conhecidas por programadores, por que fazem parte de linha de códigos HTML (Hyper Text Markup Language) que é a linguagem mais básica para a criação de sites (não é uma linguagem de programação), e dentro de seus códigos existem as Tags.

Entre as diversas Tags na linguagem HTML, temos as mais conhecidas na base do SEO que são as Meta Tags.

Veja um exemplo de Meta Tags dentro do HTML na imagem abaixo:

Como você pode ver na representação acima, existem diversos tipos de Meta Tags para inserir em códigos HTML, cada uma com sua determinada função no projeto de SEO nos Websites

Atenção ao local da Meta Tag: Se você reparar bem na ilustração acima, poderá perceber que esse tipo de tag deve ser sempre inserido dentro da tag <head>. É necessário que tenha conceitos básicos de HTML para mexer com Meta Tags.

Por que Meta Tags são tão importantes em SEO?

A principal função dessas Tags é mostrar aos buscadores (google em especial) sobre o que determinada página está falando. Elas são algumas dos aproximados 250 fatores de análise do algoritmo do google para ranqueamento de páginas, então não entenda Meta Tag como o único fator de SEO (SEO são todas as técnicas utilizadas para buscar melhores posições em buscadores).

Assim como foi mostrado no exemplo, existem vários tipos dessas tags e cada uma tem uma função.

As mais importantes para os buscadores

Description

É considerada a principal Meta tag em SEO. A meta description é onde colocamos a introdução de nossa página para ser exibida na descrição dos resultados do google.

Ela serve principalmente para chamar a atenção do usuário e por isso deve ser bem planejada e escrita.

Veja onde estará localizada essa tag nos resultados de buscadores:

Atualmente essa tag não tem um grande peso no algoritmo dos buscadores, ela deve ser pensada como uma forma de atrair a atenção do visitante para entrar em seu site, deve servir mais como uma tag de complemento para o título da página no google.

Lembre de não exceder o limite de caracteres (aproximadamente 152 caracteres), porque o google não vai exibir mais que isso e vai cortar o seu texto.

Caso precise de um contador de caracteres, utilize nossa ferramenta gratuita.

Author

A cada dia sua importância no google aumenta. A meta author tem como função descrever quem é o autor da página, e para o google este fator está se tornando mais relevante por ele se preocupar em exibir resultados relevantes a seguros para o visitante.

Atualmente o Google implantou a política do authorship para exibir a imagem do autor da pagina nas buscas. Para que essa imagem apareça nos resultados das buscas é necessário que sejam feitas algumas alterações no código fonte da pagina e também é preciso ter uma conta do autor no Google Plus. Uma dessas alterações seria a utilização do nome de usuário do Google Plus na Meta Tag Author.

A maior importância dessa meta tag é a relevância do autor no nicho de mercado da pesquisa realizada. E como a rede social do Google vem crescendo mais a cada dia, por consequência o peso em SEO dessa meta tag será cada dia maior.

Keywords

As meta tags keywords atualmente não têm mais o mesmo peso que antes, na verdade não tem mais peso algum em SEO. Elas são utilizadas para descrever as palavras-chave da página, mas não vamos falar muito dessa tag aqui porque como dissemos, o Google não valoriza mais esse tipo de meta tag.

Veja algumas sintaxes de meta tags:

<META NAME=”DESCRIPTION” CONTENT=””>

<META NAME=”AUTHOR” CONTENT=””>

<META NAME=”KEYWORDS” CONTENT=””>

<META NAME=”ROBOTS” CONTENT=””>

Conclusão

Neste post procuramos explicar claramente o que são as Meta Tags, por isso não entramos em muitos detalhes sobre qual a função de cada uma delas.

Espero que tenham gostado deste artigo, sinta-se à vontade para deixar opiniões, críticas ou dúvidas nos comentários, e não deixe de acompanhar nosso blog assinando a newsletter abaixo:

SAIBA COMO TER UM BLOG DE SUCESSO!

Participe de nossa lista VIP e receba dicas exclusivas para gestão de blog.
Insira seu email abaixo:

NÃO SE PREOCUPE, NOSSA LISTA É 100% LIVRE DE SPAM!

Comente abaixo o que achou deste post