Este artigo foi escrito com a intenção de reunir informações sobre um fator de grande peso em técnicas de SEO, uma das formas mais importantes de mostrar a popularidade e autoridade aos mecanismos de busca, essa técnica é conhecida como Link Building.
Link Building, você sabe o que é isso?
Podemos definir esse grande fator em SEO como: Quantidade de links externos direcionados ao teu site ou melhor, as técnicas de reunir vários links externos ao teu site.
Link Building também pode ser definido por: Estratégia para se adquirir mais links esternos ligados ao teu website, e essa técnica é muito estudada, pois está entre as técnicas mais avançadas do SEO.
Dois ótimos exemplos dessa autoridade de sites podem ser mensurados nas seguintes formas:
Link do teu site na citação de fonte
Geralmente quando outros sites copiam algum conteúdo de sua página, é muito importante a citação de fonte de pesquisa, é uma questão de direito autorais (desde que o conteúdo seja de sua autoria)
Veja uma representação abaixo de link building na versão de citação de fonte em um de nossos artigos:
Lincar a outro site externo nos artigos
Essa é outra maneira muito utilizada de lincar ao seu site. Geralmente é muito utilizado em portais de notícias, quando os autores reescrevem notícias utilizando suas informações e por uma questão de consideração (e por lei de direitos autorais) colocam um redirecionamento para o seu site.
Veja mais uma ilustração abaixo um exemplo de citação de fontes – outra forma de link building.
Existem diversas formas de outros sites linkarem para o seu e gerar o merecido Link Building, aumentando a sua autoridade nos mecanismos de busca (em especial o Google).
Adquirir Links Building é um fator muito importante para SEO
Quem estuda o SEO já sabe, vários fatores influenciam no posicionamento de uma pagina nos resultados do Google, porém o um dos fatores mais importantes atualmente (o que tem maior peso) pode ser definido pela autoridade e popularidade do site. E para os mecanismos de busca determinar esses fatores de SEO, diversos aspectos são analisados pelos algoritmos.
O PageRank é um deles (calcule seu PageRank), esse algoritmo avalia muito a relevância das paginas. Mais uma das maiores formas de conseguir fazer com que seu site tenha relevância na internet é através de uma boa prática de Link Building
Quantos links externos preciso adquirir para meu site?
Não é apenas a quantidade de links externos para o seu site que são contados na avaliação dos mecanismos de busca, a qualidade desses links também tem uma grande importância para tal avaliação.
Faça a seguinte pergunta a você mesmo:
O que vale mais, a quantidade de links sem autoridade alguma, ou a qualidade desses links?
No Link Building é a mesma coisa, quanto maior a autoridade do site que linca a você, melhor será o sua avaliação de ranqueamento dos motores de busca.
O link building vêm com o tempo
É importante saber que os sites existentes na internet (principalmente os de relevância) só vão inserir links direcionados ao seu site se você construir textos bons e relevantes. Dessa forma, com o tempo você adquire um certo reconhecimento na internet e passa a ser uma referência entre outros websites.
Algumas praticas devem ser evitadas em táticas de Link Building, uma péssima estratégia é a troca de links com sites irrelevantes, pois o Google tem uma diversidade de algoritmos para identificar a troca de links e com isso provavelmente você será punido por ele.
A melhor forma de conseguir links externos levando visita ao seu site é fazendo que isso ocorra naturalmente, segundo a frase de Matt Cutts.
“…O objetivo não é fazer suas ligações parecer natural”;
“O objetivo é que suas ligações sejam naturais.”
Gostou de nosso artigo sobre Link Building?
Deixe seu comentário na área abaixo.
E não se esqueça de receber todos os nossos artigos atualizados, assinando nossa newsletter abaixo: