Entenda porque um “Plano de marketing digital” vai garantir o sucesso no lançamento de seu produto ou serviço

Ricardo Ferrari
Por Ricardo Ferrari.

Apaixonado por marketing digital de modo geral, em especial, adora SEO e dedicar seu tempo a criação de artigos que agregam alto valor agregado aos visitantes.

Publicado em 04 de junho de 2014

Você está prestes a lançar algum produto ou serviço na web, mas teme que o lançamento não alcance o sucesso esperado? Então este post é para você. Entenda o que é uma “Plano de marketing digital”, e depois aplique ele no seu tão esperado lançamento.

Para que fazer um planejamento de marketing na internet no lançamento do meu produto ou serviço?

O principal motivo para não cometer o erro de lançar um produto ou serviço sem um bom plano de marketing digital, pode ser definido pelo comprometimento de todos resultados esperados (poucas vendas, poucos acessos, poucas visualizações, etc), sendo que uma grande parte dos e-commerce no Brasil encerraram suas vendas no primeiro ano, tudo isso em função da falta de um bom plano de vendas pela internet.

O que é um Plano de marketing digital?

Podemos definir o que é, mais não podemos dizer exatamente como fazer, pois há uma infinidade de maneiras para elaborar um planejamento de marketing na internet.

Definindo melhor essa palavra, podemos dizer que são as diversas técnicas utilizadas para planejar todo o processo de venda ou divulgação de seu produto/serviço a ser encontrado na internet.

Quanto mais profundas forem suas análises, melhor será o seu plano de marketing digital de seu produto.

Existem DIVERSAS VANTAGENS para quem elabora um bom plano de marketing

– Atualmente podem ser encontrados diversos produtos na internet sendo lançados a todo o momento, isso é um fato. Muitos casos acabam em sucesso e muitos em fracasso. Será que o sucesso foi por conta de um bom planejamento e o fracasso por causa da falta do planejamento de marketing digital? Não podemos afirmar nada, mas com certeza o caso de sucesso teve um bom planejamento estratégico pela internet (ou teve muita sorte!).

Entendendo melhor (como elaborar um plano para meu lançamento)

Abaixo listarei quatro pontos que não devem faltar em sua análise para a o desenvolvimento do melhor método de vendas ou divulgação de seu produto ou serviço na internet:

1 – Faça a análise de seu público-alvo

Tente identificar o que eles realmente estão procurando (quais as soluções, quais as ferramentas, quais os benefícios, etc), tente identificar também onde está localizado o seu público (Facebook, LinkedIN, YouTube, Google), se possível monte um persona.

Todo esse estudo vai garantir que você não seja pego de surpresa pelos seus futuros clientes.

2 – Identifique os melhores meios de divulgação

Saiba em qual área da internet o seu produto ou serviço irá ser mais bem visto.

Para isso utilize os dados coletados em sua análise do público-alvo, pois para cada tipo de público utiliza-se diferentes meios para a comunicação.

Por exemplo:

– Para que tem um e-commerce de uma Skate Shop, e seu público foi melhor localizado nas redes sociais, procure investir nessas redes sociais.

– Caso você seja um professor de matemática e pretenda ser reconhecido como um bom professor ou pretende vender e-books, e seu maior público foi localizado no google (pesquisam muito em buscadores), foque mais em criar um blog no qual você pode criar conteúdos relevantes para os usuários que pesquisam por fórmulas matemáticas.

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3 – Faça um estudo aprofundado da concorrência

Faça um estudo detalhado de seus concorrentes. Desta forma você vai saber o que você precisa mostrar aos seus clientes, e o que você tem a mais que o seu concorrente.

Lembrando que essa é uma parte muito importante no seu planejamento.

Faça da seguinte forma:

Elabore uma lista com os principais concorrentes. Caso não tenha seus concorrentes em mente, realize uma pesquisa nos canais de mídias (que você definiu como importante em sua área) por produtos ou serviços similares aos seus, dessa maneira você encontrará sempre nos primeiros resultados, os seus principais concorrentes.

Com certeza após essa etapa você já terá planejado uma boa parte do marketing digital de sua empresa. Mas ainda não terminamos!

4 – Trace corretamente suas principais metas

Nada melhor do que traçar boas metas dentro de seu planejamento. Anote todas as principais metas em algum documento, e junto a ele, detalhe cada uma delas (anote o tempo de execução, o valor do investimento se necessário, o que vai melhorar na empresa com essa meta, etc).

Lembre-se que a palavra chave para o sucesso pode ser definida como “PEQUENOS DETALHES”, quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais sucesso poderá alcançar na internet.

Qualquer plano que você faça deve ser o mais detalhado possível!

Neste artigo buscamos passar a você, nosso grande leitor (se você chegou até aqui, é por que está no caminho certo), o princípio de um “Plano de Marketing Digital” e mostrar a grande importância que ele tem para o lançamento de algum produto ou serviço.

Acima de tudo busque detalhar o máximo possível as suas análises para que na hora do lançamento resulte em um grande sucesso na internet.

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