Blog NAno

Digitalização de marcas: como grandes empresas atraem e crescem

Início » Blog » Digitalização de marcas: como grandes empresas atraem e crescem
Business People Meeting Discussion Corporate Concept

A valorização da marca é uma das principais características que define as grandes empresas, uma vez que os modelos produtivos podem ser copiados. Nesse sentido, uma empresa com uma marca forte é buscada às vezes mais pela marca que pelo produto em si. E com o avanço digital, diversas empresas digitalizam suas marcas para difundi-las ainda mais.

Uma marca digital tem mais facilidade de se espalhar para além de limites regionais, ou até mesmo nacionais. Nesse sentido, praticamente toda empresa que trabalha com exportação, por exemplo, precisa de um site. Ou quando não precisa necessariamente, ao menos teria muitas vantagens criando um para sua expansão.

Continue a leitura para saber mais sobre como as grandes empresas digitalizam suas marcas, atraindo um maior público e crescendo. Entenda como elas usam a tecnologia à seu favor para estar sempre atualizadas e em alta no mercado, sendo amplamente conhecidas.

Como funciona a digitalização da marca?

Primeiramente, o que é a marca da empresa? A marca de uma empresa é aquilo que a define como ela é, que a torna individual. Assim, duas empresas muito conhecidas, o McDonalds e o Burger King fazem hambúrgueres de fast food. O que difere essas duas empresas, muito mais que o produto, são as marcas, os personagens, etc.

A digitalização da marca, nesse sentido, é nada mais do que trazer essas características para os ambientes digitais da empresa. Ao criar um site, por exemplo, esse site deve seguir o mesmo padrão de cores, desenho, personagens ou estilos, etc., que a empresa física.

Isso cria, na mente do cliente ou mesmo do colaborador, uma identificação imediata dos padrões da marca. Existem alguns exemplos muito famosos disso, como diversas pessoas chamam a “palha de aço” de “bombril”, que é uma marca não a palha em si.

Que empresas se beneficiam digitalizando a marca?

Toda empresa de porte médio para cima tem muitos benefícios ao criar uma identidade digital personalizada. Contudo, engana-se quem pensa que as empresas menores não têm muita necessidade de uma marca digital, pois isso também traz muitos benefícios ao fazê-la. Mas para grandes empresas isso é mais que uma necessidade, é praticamente uma obrigação para aquelas que buscam expandir.

Isso porque uma empresa de grande porte têm mais dificuldades de se expandir em sua região, e dependendo da operação, ela pode ser 100% virtual, o que aumenta (e muito) a disputa por um espaço em meio a tantas outras empresas concorrentes, tendo em vista que a localização geográfica deixa de ser um fator decisivo na escolha do cliente.

Assim, ter uma marca digitalizada faz com que essa empresa seja reconhecida por um maior número de pessoas, mais facilmente. Além disso, uma marca digital traz mais profissionalismo na visão dos clientes.

Como uma marca digital ajuda a criar a identidade da empresa

Justamente por isso, a marca digital ajuda na criação da identidade da empresa, fazendo com que ela seja reconhecida por mais pessoas. Um exemplo bastante famoso é a Coca-Cola, que é reconhecida mundialmente não somente por seu refrigerante, que tem outros parecidos, mas pelos seus comerciais e demais peças publicitárias.

Um mascote virtual, uma marca digital e divulgações em vídeo e outros meios tecnológicos ajudam no crescimento da empresa como um todo. Assim como um site atualizado, e opções de aplicativos e outras plataformas ajudam a alcançar mais clientes pelo mundo.

Empresas que digitalizam suas marcas se expandem

Quando uma pequena empresa está buscando um fornecedor, por exemplo, ela tem mais chances de ser atraída por uma empresa com um site bem feito. Isso porque um ambiente limpo e que reflita as principais características da empresa é naturalmente encarado pela mente das pessoas como um negócio mais profissional.

Com isso, a empresa que digitaliza sua marca ganha ainda competitividade em relação às que não fazem isso. Porque ela se torna mais cativante aos olhos de seus possíveis clientes e consegue alcançar novos tipos de públicos, atraindo mais atenção que as demais.

Por que grandes empresas digitalizam suas marcas

Uma questão que pode surgir é o porquê das empresas optarem por fazer a digitalização da marca. Além de todos os benefícios já citados, a digitalização da marca ajuda as empresas a alcançarem seu público alvo. No auge mais recente da era digital, os públicos jovens se sentem mais confortáveis com marcas digitais do que as marcas “à moda antiga”.

Empresas que digitalizam suas marcas agrada seu público-alvo

Assim, uma empresa digital tem menos custos para agradar seu público-alvo, com um design que seja bem visto pelas novas empresas e clientes diversos. Com uma identidade bem definida no meio digital, a marca se torna muito mais atrativa para a maioria do público recente, que consome mais também. 

Assim, sites personalizados, aplicativos e afins que contenham a identidade da marca presente neles estão entre os mais usados por grandes corporações. Além disso, uma marca digital ajuda também no chamado marketing interno trazendo um ambiente confortável aos funcionários.

Empresas que digitalizam suas marcas tem mais crescimento

Uma empresa com uma marca digital bem definida, sites atualizados, aplicativos e operações multi-plataforma tem mais chances de crescer. Isso porque conforme a empresa avança, mais ela precisa crescer a partir da marca – e não dos produtos em si. Para garantir crescimento orgânico ela tem de atrair as pessoas para sua marca.

Isso gera também estabilidade, pois muitas vezes as pessoas vão deixar de consumir um produto parecido por causa da marca. É o caso em especial de alimentos produzidos em massa, que tem alternativas por vezes até mais baratas, mas que na maioria das vezes o público dá preferência às grandes marcas.

O uso correto da tecnologia, com uma equipe especializada ou mesmo uma empresa terceira, é indispensável para digitalizar a marca. Também não pode faltar uma equipe preparada cuidando do design do projeto e de como integrar os detalhes dentro do ambiente geral da empresa.

Como a Nano Incub te ajuda a digitalizar seu negócio?

A Nano Incub oferece soluções de sites, aplicativos e plataformas personalizadas para seus clientes. Isso quer dizer que ela cria ambientes digitais de acordo com a marca da empresa, ajudando a passar sua identidade. Assim, o site é moldado de acordo com a área de atuação da empresa, suas especialidades e outras características únicas. 

A Nano oferece ainda ajuda na definição do plano de negócios para startups e outras variáveis importantes. Dentre elas entra o planejamento para empresas que digitalizam suas marcas visando o crescimento escalável e a solução de problemas.

Quero ver mais conteúdos da Nano Incub!

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conteúdos relacionados: