Especialista em plataformas digitais, ajuda empresas e startups a desenvolverem projetos inovadores usando metodologias ágeis, conceitos lean e um know how obtido em mais de 10 anos criando soluções web/mobile.
Publicado em 08 de setembro de 2015Tópicos desse artigo
Uma cultura implantada na Nano Incub desde sua concepção é a participação assídua em treinamentos.
E essa busca por conhecimento não se limita apenas em níveis técnicos e focados em tecnologia. Aqui nós participamos de treinamentos voltados à Liderança (como é o caso do Leader Training e do Master Mind), cursos intensos voltados à excelência em comunicação (um que amamos é o PNL – Programação Neurolinguística), já fizemos um curso do Sebrae totalmente focado em metas, com duração de uma semana e que, na prática é um divisor de águas na vida empresarial, o Empretec.
Mas, claro, de nada adianta treinar e não por em prática.
Conheço muitas pessoas que se afogam em livros, cursos, certificações, diplomas e mais diplomas. Que são um poço de conhecimento, mas com bastante limitação em termos de atitudes proativas.
E essa realidade está bem longe do nosso time.
Na Nano Incub, caro leitor, todo dia é dia de buscar conhecimento e aplicá-lo.
Seja em projetos novos, em algum produto da empresa e, principalmente, com pessoas.
E por falar em pessoas, uma característica ímpar em nossa empresa é o respeito e liberdade de expressão dos colaboradores.
Aqui não existe cargo, existem apenas responsabilidades.
E como tudo é movido pela vontade das pessoas do time em fazer a diferença, temos alguns hábitos de convivência que valorizamos muito e a cada dia se implanta mais em nosso DNA.
Sim, porque não existe nada melhor do que somar energias e trocar calor humano de forma respeitosa e verdadeira. Para quem já fez o Leader Training vai entender bem do que estou falando.
Então, pra você que tem uma empresa ou almeja ter uma, lembre-se:
Abraço é bom, te tira da zona de conforto, inibe a timidez e é totalmente grátis. 😉
Acreditamos que elogiar deveria ser um hábito de todos os seres humanos.
Partindo do princípio de que toda atitude tem uma intenção positiva, por menor que seja a ação, sempre há algo a ser valorizado. E um elogio sincero melhora o dia de qualquer um, te garanto.
Com isso, incentivamos todo o time a sempre ver o lado bom das coisas e surpreender o colega com um elogio.
Seja na atuação em um projeto, na postura com um cliente, na proatividade em fazer mais do que é pago pra fazer, em resolver as coisas.
Mas, mesmo tendo isso como um hábito a ser regado todos os dias, a dinâmica do elogio é um momento que fechamos a semana (antes de ir ao bar, fazer a noite da pizza ou armar um corujão pra ver quem são os deuses supremos no Counter Strike, claro, haha), no qual reunimos todo o time, conversamos sobre a semana, estabelecemos metas para a próxima semana, entendemos o que foi bom e o que pode ser melhorado na empresa e finalizamos a reunião com a dinâmica do elogio.
E é bem simples…
Uma pessoa começa escolhendo alguém pra elogiar sobre algo em específico que aconteceu durante a semana.
Faz o elogio olhando pra pessoa e buscando ser o mais sincero e claro possível.
Em seguida, a pessoa que recebeu o elogio agradece, escolhe outro que ainda não recebeu elogio e faz um elogio sincero.
Detalhe: Não pode fazer elogio pra mais de uma pessoa e nem elogiar quem já foi elogiado.
Dessa forma, quem começou a elogiar será o último a ser elogiado.
É por isso que criamos o hábito de elogiar todos os dias, meu caro amigo.
É impossível uma pessoa trabalhar a semana inteira e não fazer absolutamente nada que mereça um elogio.
Talvez não faça nada de muito expressivo, mas estar bem vestida, dar um help para o colega, atender bem o telefone, trazer um novo conhecimento para a empresa, deixar sua estação de trabalho organizada…
Nós temos muita sorte por trabalharmos com o que amamos e acreditamos que fazendo as coisas de maneira correta estamos contribuindo para termos um lugar melhor de se viver.
Torço pra que você, leitor, tenha uma profissão que te faça feliz e que sempre se lembre que abraço e elogio não tem preço, mas tem um valor absurdamente alto.
Até a próxima.