Como planejar, administrar e monitorar redes sociais com estratégia (Mais 3 ótimas ferramentas)

nano
Por Nano,
Com cultura de startup e seguindo metodologias ágeis, criamos soluções disruptivas com foco em transformar boas ideias em negócios que geram resultados excepcionais.
Publicado em 25 de fevereiro de 2014

Atualmente, milhões de empresas trabalham com redes sociais, procurando alcançar um maior engajamento entre o site e seu público-alvo para expandir ainda mais seus negócios pela internet.

Uma peça chave neste processo está sendo a presença constante das empresas em diversas redes. Todos sabem que atualmente o Facebook é o maior meio de divulgação de empresas, responsável pela maior porcentagem de seu público na maioria das vezes, porém não é a única rede utilizada!

As empresas que trabalham com redes sociais contam com uma equipe especializada que auxilia em cada etapa do processo de administração na internet (planejamento, administração, acompanhamento, mensuração, otimização, entre outras etapas importantes).

As redes sociais mais utilizadas

Para cada site que é realizado o serviço de Marketing Digital, será escolhido um tipo de rede social a ser utilizada.

Exemplos:

Facebook

O Facebook é uma rede que sites em geral utilizam, principalmente pelo número de usuários que acessam a rede e pela facilidade que se tem em encontrar o público-alvo dentro deste site. Com certeza é indispensável para qualquer empresa!

O sucesso da sua divulgação do Facebook depende de uma boa padronização, e acima de tudo, de conteúdo relevante para seu público alvo e nós da Nano Incub realizamos isso com maestria. Entre em contato conosco.

Instagram

Geralmente o Instagram é melhor que seja utilizado por sites de Moda, sites de viagens, Turismo, empresas que atuam no mercado audiovisual, entre outros (sites que utilizam muitas fotos). Atualmente essa rede social é a mais utilizada para aquele público que admira a arte em fotografia e também por jovens que só querem passar o seu tempo.

Lembrando que neste tipo de rede, os usuários não estão afim de ver muitas propagandas de produtos ou de serviços realizados por determinada empresa, o que realmente vai gerar o engajamento serão boas fotos de paisagens, locais, momentos, etc.

Twitter

Este é um local perfeito para divulgação de informações importantes e de qualidade. Uma grande parte dos usuários cadastrados nesta rede normalmente são acostumados a seguir empresas que divulgam informações, dicas de livros, dicas de sites, vagas de emprego, entre outras informações que sejam importantes, e tragam conhecimento a eles.

Os sites que se adaptam melhor ao Twitter são normalmente de estudos, blogs informativos, fóruns, portais de notícias, etc. (em geral, sites que apresentam informações importantes).

Como alcançar mais fãs, seguidores, etc…

O principal foco das redes sociais é ser visto pelo máximo de pessoas possíveis, e para conseguir alcançar um bom resultado é preciso aplicar algumas técnicas de Marketing Social dentro dessas páginas.

Por onde começar?

A primeira coisa que um usuário repara em sua página (seja ela uma página no Facebook, um perfil no Twitter, ou no Google Plus), é a periodicidade de publicação, ou seja:

  • Você atualiza as postagens sempre que possível?
  • O conteúdo dessa página é interessante ao seu público-alvo?
  • As informações passadas são de fontes confiáveis?

Diversas perguntas podem ser formadas para uma análise de uma página. Faça essas perguntas a si mesmo e analise os mínimos detalhes da sua estratégia de Marketing.

Quanto ao tipo de postagens, vale de tudo um pouco: notícias, artigos, dicas, ou até mesmo frases motivadoras várias vezes ao dia.

Quanto maior a sua periodicidade nas publicações, mais o seu público irá visitar suas páginas.
É claro que não podemos publicar qualquer coisa só para dizer que tem posts novos, cada conteúdo é único e precisa ser muito bom para conquistar o visitante e fazer com que ele adquira certa confiança em sua página.

Algumas dicas para facilitar o engajamento com seu público alvo:

Abaixo citamos a vocês leitores 5 tipos de ferramentas online tanto para controle e monitoramento como para agendamento de publicações.

1 – Hootsuite

É uma ferramenta perfeita para publicações em diversas páginas ao mesmo tempo, você pode escolher em quais redes sociais deseja publicar sua postagem facilmente. Não é preciso criar uma conta no site para utilizar, basta ter uma conta no Facebook, Twitter ou Google Plus.

Além de publicar uma postagem em várias redes ao mesmo tempo, também é possível monitorar todas essas redes em uma única página.

Com certeza é uma dos melhores sites para administração de redes sociais.

2 – Followerwonk

Uma ferramenta ótima para análises detalhadas no twitter da concorrência.

A Followerwonk permite que você faça um bom estudo das empresas concorrentes através de comparações com duas ou mais concorrências, através do estudo das estatísticas com base nas informações de seguidores comuns, influência, número médio de seguidores por dia e com qual frequência estes tuítam.

3 – www.socialbakers.com/

Socialbakers é uma companhia especializada em análise e mensuração de dados em redes sociais, tais como, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Google+. O bom desta ferramenta é que você pode analisar quais as páginas e perfis mais visitados e seguidos, para que faça uma análise e entenda como chegaram a alcançar tanto resultado. Os dados são dados, agora o estudo de cada uma, é com você, OK 😉

Concluindo

Acima foram listadas algumas excelentes dicas para pessoas e empresas que desejam alcançar um maior público para seu negócio. Porém vai depender da capacidade de entendimento e aprofundamento de cada um para gerar um bom resultado no seu projeto de Marketing Digital.

Até a próxima!

Comente abaixo o que achou deste post