Em tempos de SEO e Inbound Marketing, a questão de como criar conteúdo relevante, acaba se tornando uma preocupação constante, pois um erro pode estragar toda sua estratégia de marketing de conteúdo.
Para que funcionem as estratégias de atração de tráfego e captura de Leads, vamos precisar ir além da questão de como criar conteúdo relevante e abordar também o problema de como gerar o engajamento neste conteúdo, afinal uma coisa é criar conteúdo, outra coisa é fazer que este conteúdo gere resultados (comentários, compartilhamentos, leads ou até mesmo link building), afinal conteúdo sem retorno, de nada será válido.
Mas então como criar um conteúdo altamente relevante para publicar em meu blog?
Vamos lá!
1 – Defina sua Persona
O primeiro passo para saber como criar um conteúdo que seja relevante é definir sua persona de marketing.
A Persona é um personagem que você desenvolve durante o processo de planejamento da sua estratégia de marketing digital.
Um persona é um personagem fictício que represente o seu melhor tipo de cliente. Esse personagem deve ter nome, idade, sexo, entre outras características físicas, quais os seus desejos, quais os seus medos, etc. Deve ser o mais definido possível.
O importante é identificar primeiramente as necessidades e os interesses do seu público-alvo para que assim você produza um conteúdo que realmente os atraia. Quanto mais você conhecer o seu público, mais será eficiente todas as suas campanhas e consequentemente a conversão.
2 – Coloque-se no lugar do seu público-alvo
É importante sempre que for produzir conteúdo é se colocar na posição do seu público, ou seja, entender o exato momento do visitante do seu site/blog e fazer com que sua mensagem seja diretamente para ele.
Lembrando que quanto mais intimista e pessoal for a linguagem, melhor será, pois com isso você criará um ambiente familiar e psicologicamente deixará o seu leitor muito mais receptivo a sua mensagem.
3 – Coloque-se no mesmo patamar de conhecimento do seu leitor
Infelizmente há um erro muito comum que ocorre na hora da produção de texto, que é o autor se colocar em um pedestal, isso acaba afastando seus leitores e não os aproximando.
Quando você se coloca em um nível igual ao do seu leitor, quebra uma barreira para a assimilação da mensagem que está pretendo passar.
4 – Ofereça opções para aprofundamento no assunto
Uma prática interessante para produção de conteúdo é acabar oferecendo opções para que o leitor possa aprofundar os seus conhecimentos, afinal isso acabará deixando a experiência do seu leitor completa.
Ofereça links sempre que possível para outros sites de referência, caso o visitante queira conhecer mais a fundo sobre o assunto relacionado. Além de oferecer uma experiência, estará dando uma ajuda no seu processo de SEO.
5 – Traga algo de novo a discussão
Com uma grande frequência nos deparamos com artigos que quando chegamos no fim da leitura constatamos que trata-se apenas de pouco mais sobre a mesma coisa que já havia sido abortada em outro artigo.
Caso queira produzir conteúdo que seja relevante para o seu site, é necessário acrescentar algo a mais, caso contrário, irá cair na mesmice, afinal a finalidade do marketing de conteúdo é justamente trazer informações e ter destaque.
Para começar, é importante que sempre antes da criação de conteúdo você faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto que quer abordar e levante sempre novas questões e sempre dá uma abordagem diferenciada sobre o tema e se achar necessário, levante uma polêmica sobre o que já foi apresentado em outros lugares.
Fazendo umas das funções do Marketing Inbound que é promover a discussão.
6 – Crie relacionamentos internos de conteúdo
Complementar a informação é interessante, pois na maioria das vezes é perca de tempo inserir toda a informação em um único texto, pois isso o tornaria muito extenso e temos consciência que muitas pessoas acabam não lendo todo o conteúdo, porém também existem pessoas que desejam se aprofundar mais na matéria. Ai fica a pergunta – Como resolver esse impasse?
A resolução é bem simples, é só criar linkagens internas ou até mesmo externas para outros artigos que façam a complementação daquela informação que você quer passar, pois além de deixar seu conteúdo bem mais completo, você irá dar uma força no seu trabalho de SEO do site.
Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Que tal ler esses artigos sobre criação de conteúdo.