Análise SWOT! Que bicho é esse?

Ricardo Ferrari
Por Ricardo Ferrari.

Apaixonado por marketing digital de modo geral, em especial, adora SEO e dedicar seu tempo a criação de artigos que disponibilizam um alto valor agregado aos visitantes.

Publicado em 31 de agosto de 2016

Viver no mundo do empreendimento não é tarefa fácil, porém, é prazeroso, pois há muitos obstáculos a serem ultrapassados e a busca incessante pelo sucesso torna-se o objetivo mais aprazível.

Ao longo do tempo, diversas ferramentas são criadas para ajudar nessa jornada, e a análise SWOT foi uma delas.

Como fazer uma análise SWOT

Para fazer uma análise SWOT para sua empresa, você precisará preencher a matriz com os dados necessários, que são adquiridos por meio de pesquisas macro e micro ambientais. Os dados são:

Micro Ambientes

O micro ambiente de uma empresa está diretamente ligado a fatores controláveis, ou seja, os quais a empresa dispõe de total controle. Geralmente, o micro ambiente é dividido em duas categorias; forças e fraquezas. Vê-se abaixo cada uma delas e qual o seu impacto no ambiente organizacional.

Strengths (Forças)

Quais são as principais forças de sua empresa?

Entenda como força tudo aquilo que sua empresa tenha que de alguma maneira propicia ao seu negócio boa capacidade produtiva e desenvoltura.

As suas maiores armas internas que podem destacar a sua empresa no mercado. Como por exemplo:

  • Colaboradores bem qualificados
  • Bons fornecedores
  • Boa estrutura interna
  • Capacidade produtiva
  • Compliance e cultura organizacional bem estabelecida

W (Fraquezas)

Quais são as fraquezas da empresa?

Os pontos que interferem negativamente no rendimento de seu negócio. Também é considerado um aspecto interno, sendo por tanto, controlável. Veja alguns exemplos comuns:

  • Tempo de execução do serviço,
  • Maquinário com tecnologia ultrapassada
  • Equipe desestruturada
  • Alto Turn over
  • Cultura organizacional mal estabelecida
  • Baixa capacidade produtiva
  • Estrutura interna ruim
  • Mão de obra desqualificada
  • Poucas opções de fornecedores

Macro ambiente

O macro ambiente por sua vez está diretamente ligado ao ambiente externo e possui fatores incontroláveis, ou seja, os quais a empresa não dispõe de controle ou possui pouca influência. Assim como o micro, o macro ambiente também é dividido em duas categorias, são elas; Oportunidades e ameaças. Vê-se abaixo cada uma delas e qual o seu impacto para a empresa.

Opportunitis (Oportunidades)

Quais são as oportunidades que a sua empresa pode aproveitas para melhorar seus resultados?

Elas geralmente tendem a ser encontradas através de análises de fatores econômicos, socioculturais, políticos/legais, tecnológicos, concorrência, entre mais…,mas já dá para ter uma noção de que é bem provável que haja oportunidades escondidas em seu segmento, como:

  • Expansão de público alvo
  • Novas tendências do seu nicho
  • Averiguação em benchmarking
  • Implementação de produtos/serviços complementares
  • Entre mais…

Threats (Ameaças)

Quais são as principais ameaças do seu nicho?

Deve-se partir da mesma premissa que em oportunidades em relação a execução das análises. Todos os mesmos fatores devem ser levados em consideração. Entre tanto, as ameaças mais comuns que as empresas tendem a enfrentar são:

  • Aumento da incidência tributária ao seu nicho
  • Novas leis sancionadas que podem impactar negativamente o seu negócio
  • Entrada de novos players no mercado
  • Sujeição a crimes virtuais
  • Novas tendências de mercado (substituindo seus itens)
  • Mudanças na legislação

Conforme o exposto acima, vimos a importância que a análise SWOT tem para as empresas. Vimos também, que uma matriz bem desenvolvido pode conceder à empresa um panorama geral sobre o seu segmento, levando em consideração aspectos macro e micro ambientais, e que por meio desses, podemos ter uma noção geral sobre por onde deve-se angariar, quais as melhores oportunidades do setor, qual força pode ser potencializada, qual fraqueza pode ser minimizada, e quais ameaças podem trazer impactos negativos à organização, e como burlá-las. Afinal, a análise da matriz SWOT é maneira ideal de elevar a sua empresa a outro patamar.

Comente abaixo o que achou deste post