A Importância de um Software sob medida

Hugo Ferreira
Por Hugo Ferreira.

Especialista em plataformas digitais, ajuda empresas e startups a desenvolverem projetos inovadores usando metodologias ágeis, conceitos lean e um know how obtido em mais de 10 anos criando soluções web/mobile.

Publicado em 26 de junho de 2018

Você já reparou na quantidade de sistemas, sites e aplicativos que usamos no nosso dia-a-dia? Seja para pagar uma conta, acessar um arquivo, criar um documento de texto ou planilhas, durante o trabalho, para organizar e planejar nossas tarefas, para nos comunicar com amigos e clientes, e até mesmo dar aquela espairecida na mente.

Uau! São muitos, não é mesmo? Tanto para fins pessoais ou profissionais.

Nunca está bom

Em alguns momentos, até ficamos irritados com algumas falhas que surgem durante o uso destas plataformas, e nem imaginamos que da forma como a plataforma está hoje ela já pode ter recebido milhões de investimento e levado anos para ser desenvolvida.

Grandes softwares e startups, por exemplo, contam com uma super equipe com dezenas (e até centenas) de programadores que trabalham incansavelmente para corrigir estas falhas, implementar melhorias e desenvolver novas funcionalidades, e ainda assim às vezes nunca estamos satisfeitos.

Atualmente no mundo dos negócios as plataformas são fundamentais. As empresas que buscam uma gestão eficiente e almejam uma posição mais elevada dependem de softwares, seja para vendas, processos, produção ou prestação de serviços, atendimento ao cliente, gestão de estoque, contabilidade, etc.

Existem milhares de plataformas por aí prometendo resolver todos os problemas de uma empresa. Mas, geralmente cada plataforma é criada para atender uma determinada área do negócio, ou seja, resolve uma parte dos problemas.

O maior sonho de muitas empresas (principalmente as de grande porte) é encontrar uma única plataforma que reúna todos os módulos e funcionalidades que a empresa precisa. Isso é muito raro de acontecer, e quando encontram os valores são altíssimos. Deste modo, a solução é usar diversas plataformas para solucionar as demandas específicas.

Integração – o grande desafio

Muitas destas plataformas não se integram, forçando o cliente a entrar em cada plataforma separadamente e fazer os lançamentos de forma separada, o que gera muito incômodo, perda de tempo e dificuldade em controlar as informações e fazer “bater” os dados, gerando informações seguras e precisas.

É importante citar que para existir a integração de sistemas deve haver colaboração e investimentos dos dois lados (sistemas) em prol do sucesso do cliente. Nem sempre as empresas de software estão dispostas a colaborar, o que força a empresa (cliente) a tomar uma decisão importante entre:

  • Trocar de software, buscando um parceiro que realmente esteja disposto a ajudar o cliente a resolver seus problemas e integrar com os outros sistemas que a empresa está usando;
  • Continuar da forma como está e limitar seu crescimento e produtividade,
  • Criar o seu próprio software reunindo tudo o que precisa num só lugar.

O problema é mais embaixo

Empresas pequenas sempre contam muito com a participação do dono na operação do negócio, o que faz ele não ter tempo para focar no que realmente é importante para o sucesso dos negócios: estratégias de marketing, planejamento financeiro e posicionamento de mercado.

No mundo das micro e pequenas empresas é comum encontrarmos estabelecimentos com a cultura de usar pouquíssimos recursos tecnológicos na gestão dos negócios, seja por falta de conhecimento, de recursos ou por querer “economizar” e reduzir despesas. É neste momento que o grande guerreiro chamado Excel entra em ação.

Muitas das plataformas existentes foram desenvolvidas com o intuito de ajudar na gestão dos negócios da maioria das empresas, seja qual for o segmento de atuação. Porém, cada empresa tem suas características de operação, de processos, de estratégias de gestão, e às vezes aquela plataforma pode não funcionar para ela.

Isso de fato vem acontecendo com mais frequência e a cada dia que passa a procura por sistemas customizados que se ajustem às necessidades reais das empresas está aumentando.

Você deve estar se perguntando: Ah, mas meu negócio é muito específico. Será que é possível desenvolver uma plataforma para gerenciar minha empresa?

A resposta é sim, qualquer negócio pode ter seu próprio sistema de gestão personalizado. Mas, saiba que normalmente isso exige grande esforço, um bom tempo de desenvolvimento e às vezes um alto valor de investimento.

Por que criar um software customizado

Sabe por que as empresas estão buscando ter seu próprio software? Por vários motivos, como:

  • Não existir uma solução que atenda todas as necessidades (ou pelo menos as principais);
  • A solução atual não está atendendo de forma satisfatória e/ou não evolui com o tempo;
  • Alto custo para uso da plataforma atual;
  • Uso de várias plataformas que não estão integradas, o que dificulta o controle do negócio;
  • Perda de tempo ao tentar gerenciar o negócio de forma manual em planilhas, cadernos e outros meios físicos;
  • Desejo de melhorar o controle dos custos e dos processos operacionais;
  • Desejo de otimizar a operação e poder expandir os negócios, aumentando a carteira de clientes e consequentemente o faturamento.

O mundo está cada vez mais conectado e a tecnologia vem substituindo o papel a cada dia que passa. As pessoas precisam estar conectadas o tempo todo e ter acesso a tudo em qualquer lugar onde estiverem, seja para atender um cliente, consultar o estoque, as ordens de serviço ou fazer uma cotação online.

É importante que os softwares estejam disponíveis para acesso online em qualquer dispositivo, pois nunca se sabe quando irá precisar acessar determinadas informações ou quando surgirá uma grande oportunidade de negócio para registrar os dados do cliente/projeto, por exemplo.

Então, certamente você não irá querer perder estas oportunidades ou se irritar quando não conseguir acessar as informações do seu negócio quando mais precisar.

A Nano Incub desenvolve softwares conforme a necessidade de cada empresa para solucionar os problemas que estejam atrapalhando a sua empresa a alavancar ou melhorar seus resultados.

Confira mais sobre em nosso site.

Comente abaixo o que achou deste post