Veja abaixo, o que um profissional dessa área fará com seu site:
Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos)
Como sempre falamos aqui no nosso blog, conteúdo é a base de ações eficientes em Marketing Digital. Ele é o responsável por tornar sua empresa uma autoridade no tema, atrair Leads e gerar vendas. Para isso, seu novo funcionário precisa:
- Primeiramente deve gostar do que faz, e segundo, deve saber escrever bem;
- Conhecer a sua área de atuação (ou estar disposto a aprender sobre ela);
- Ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem sua empresa como autoridade sobre o tema;
- Ter ritmo para produção constante de conteúdo;
- Ter, preferencialmente, familiaridade com plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).
Gestão de Redes Sociais
Muitas empresas têm perfis e páginas em redes sociais para atrair o público, interagir com seus potenciais clientes e vender seus produtos. Se a sua empresa já está ou quer entrar nessas mídias, é preciso uma pessoa que:
- Conheça as principais mídias (Facebook , Twitter, Google+, Linkedin) e seu funcionamento;
- Gerencie com responsabilidade suas contas nas mídias sociais;
- Esteja constantemente atualizada sobre mudanças nos canais que sua empresa usa e sobre surgimento de novas mídias, para identificar oportunidades;
- Pense e elabore conteúdos que atraiam pessoas para o canal, direcionem essas pessoas para seu site (conversões) e gerem engajamento do público;
- Saiba analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.
SEO (otimização para ferramentas de busca)
Para que as pessoas encontrem seu site no Google, é preciso estar nas primeiras posições e isso costuma exigir uma série de táticas e ajustes. Para garantir isso, busque alguém que:
- Conheça ao menos um pouco de HTML e técnicas de otimização para buscadores (on-page e off-page);
- Saiba alinhar outros esforços da empresa (como conteúdo, assessoria de imprensa e biz dev) a favor das estratégias de SEO.
Links Patrocinados (tráfego pago)
Outra maneira de atrair visitantes para seu site é por meio de anúncios pagos, que são úteis principalmente no curto prazo. Para executar ações em Links Patrocinados, o candidato deve:
- Saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
- Fazer análises constantes (CTR, CPC, anúncios) e manutenção das campanhas;
- Ter capacidade de analisar resultados e propôr melhorias para otimizar as campanhas.
Email Marketing
Um dos canais mais efetivos para ações de Marketing Digital é o Email Marketing. É importante ter alguém na equipe que:
- Saiba criar campanhas de Email Marketing;
- Saiba escrever bem e seja criativo para elaborar emails com título e conteúdo atrativos que levem os usuários a abri-los e a consumir o conteúdo;
- Tenha capacidade de analisar os resultados e propôr melhorias para as campanhas seguintes;
- De preferência, tenha familiaridade com ferramentas de envio de Email Marketing (RD Station, MailChimp, etc).
Product Marketing
Entender a fundo quem são seus clientes e quais são suas necessidades é primordial para garantir a satisfação deles e o sucesso do seu produto ou serviço. Neste caso, é necessário:
- Analisar perfil dos clientes e entender como o produto/serviço pode atendê-los da melhor forma;
- Analisar como os cliente utilizam seu produto/serviço;
- Analisar dados, planilhas, fazer pesquisas e entrevistas;
- Ser responsável pela comunicação com os futuros e atuais clientes, de modo a mantê-los informados e satisfeitos – e realizarem novas compras.
Análise de resultados
Não adianta ter todas as atividades anteriores em funcionamento se não for possível saber o que está trazendo resultados e o que precisa ser melhorado. Para atender essa demanda, é preciso:
- Ter capacidade analítica apurada para avaliar métricas das demais ações de Marketing Digital;
- Saber identificar problemas e pensar em ações para corrigi-los e melhorar os resultados;
- Conhecimento no Google Analytics, RD Station e outras ferramentas de análise de métricas.
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