A estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento de qualquer empresa depende muito de sua capacidade de gerenciar projetos. Nesse sentido, empresas que são muito engessadas na hora de planejar e executar seus projetos perdem competitividade, e tendem a ficar para trás.
Por outro lado, aquelas empresas que buscam sempre a forma mais eficiente de fazer e aplicar seus projetos têm mais facilidade para se desenvolver. Elas crescem de forma mais orgânica e fácil, tendo diversas vantagens em relação às outras e podendo expandir seu nível operacional.
Grandes empresas ao redor de todo o mundo buscam hoje até mesmo o desenvolvimento de métodos personalizados para gerenciar projetos. Alguns desses métodos que ficaram bastante conhecidos são o Scrum e o Kanban, além do Lean Startup focando em startups.
O que é o método Scrum?
O Scrum é um método de gerenciamento que define diversas etapas e milestones ou metas, além de prever um acompanhamento para elas. É feito com foco em equipes de até 10 pessoas, mas pode ser adaptado para mais desde que se façam ajustes de tempo. O Scrum, assim, é um método fácil e intuitivo, além de poder ser misturado com outros métodos.
A primeira parte do método consiste no planejamento, isto é, a definição de metas e tarefas que devem ser feitas. Essas metas são, em seguida, divididas em intervalos de tempo, chamados sprints, sendo os períodos definidos para a execução de cada tarefa atribuída.
Os sprints têm duração média de duas semanas, podendo durar no máximo até um mês, sendo este um método gerencial de curto prazo. Depois da definição de prazos e metas, há o acompanhamento feito em reuniões rápidas de até 15 minutos de forma diária.
Como funciona o Scrum e por que usá-lo?
O Scrum assim funciona com a definição de metas de curto prazo e seu acompanhamento constante, sendo que há ainda um acompanhamento final. Ao fim de cada sprint e cumpridas todas as metas desse intervalo, as equipes realizam reuniões para apresentar os resultados e avaliar esse sprint.
Assim, esse método é muito indicado especialmente para empresas que têm grande demanda de definições em curto prazo, podendo ser usado por várias equipes. O Scrum permite, de forma fácil, um acompanhamento praticamente completo de toda a operação mensal de uma equipe.
Além disso, esse método não exclui formas de gerência mais estratégicas, focadas em metas anuais e até mais dependendo do porte. Sendo métodos mais indicados para grandes empresas, o Scrum e outros ajudam bastante as empresas a expandirem suas operações e produção mensais.
Outros métodos de gerenciamento
Existem ainda outros métodos de gerenciamento igualmente importantes como o já mencionado Kanban e o Lean Startup. Eles são conhecidos também como metodologias ágeis, porque como diz o nome buscam agilizar os processos da empresa. Assim, eles atuam diretamente na hora de facilitar as operações para os funcionários e administradores gerais das corporações.
Existem ainda outras formas de gerenciamento como o Smart e o XP que trazem soluções parecidas com as demais, tendo também a mesma finalidade. A opção por cada método ou o uso de vários vai depender muito da situação da empresa, mas todos são bastante eficazes.
Como gerenciar projetos com Kanban e Lean Startup
O Kanban funciona de forma um pouco diferente e mais indireta que o Scrum, operando com cartões de sinalização. Assim, em um quadro disponível para a equipe, são divididos os trabalhos por fazer, feitos e em progresso. A equipe vai atualizando o quadro conforme os objetivos vão avançando e sendo concluídos com o passar do tempo.
Esse método também se restringe à duração do projeto, que geralmente não passa de um mês, mas ele dá um pouco mais de liberdade. Ao mesmo tempo, ele limita o acompanhamento direto do progresso dentro do método, ainda que não exclua outros métodos complementares.
O Lean Startup se distancia um pouco dos dois e foca num ambiente mais estratégico, buscando a criação de protótipos rápidos. Assim, feita com foco em startups, essa metodologia ajuda na criação de várias ideias inovadoras de baixo investimento e boa projeção de retorno.
Como aproveitar o melhor de vários métodos
Como foi dito, nenhum desses métodos, e boa parte dos outros existentes, são excludentes, isto é, eles podem ser usados juntos. Com algumas adaptações, as empresas podem aproveitar o melhor de vários métodos para garantir mais profissionalismo em suas diversas operações.
Integrando diversos métodos para gerenciar projetos
A integração de diversos métodos significa, primeiramente, que nenhum deles vai ser seguido à risca, porque adaptações terão de ser feitas ao encaixá-los na rotina. O uso de Scrum com o Kanban, por exemplo, pode fazer com que a definição dos sprints já esteja incluída no quadro de sinalização.
A criação de novos métodos personalizados e a adaptação dos já existentes pode ser a chave para melhor desenvolver a sua empresa. Isso porque as operações de cada empresa tem suas demandas próprias e é difícil encontrar um método que se encaixe 100% com todas elas.
O papel dos modelos de gerenciamento no crescimento da empresa
Os modelos de gerenciamento, como você pode ver, impactam diretamente nos rumos da empresa e podem ajudar em seu crescimento. Sempre será essencial um modelo estratégico de longo prazo caso a empresa queira realmente crescer. Mas, as metodologias de agilização dos projetos podem ajudar bastante a reduzir o desperdício de capacidade das equipes.
Com isso, a empresa como um todo se torna mais ágil, o que leva ao crescimento – não necessariamente rápido, mas constante. E isso é bom para fazer com que a empresa se mantenha sempre em alta, oferecendo produtos e serviços de qualidade.
Como a Nano Incub usa métodos de gerenciamento em suas rotinas?
A Nano Incub é especializada no atendimento sob demanda e personalizado, com foco em grandes e médias empresas. Além disso, ela tem um setor tecnológico inovador e muito desenvolvido. Com isso, a Nano não aplica apenas uma metodologia, mas diversas de forma integrada, formando seu próprio método de gerenciamento de projetos de tecnologia.
A Nano busca utilizar o melhor do Scrum para o acompanhamento de suas metas, implementando o Kanban junto para auxiliar na definição clara e expressa dos projetos. Enfim, o Lean Startup é muito útil para a Nano na hora de criar novos projetos de inovação, como sites, softwares, aplicativos e marketplaces para outras empresas.A Nano também ajuda seus clientes a gerenciar projetos, fazendo com que eles tenham acesso a essas metodologias e de como aplicá-las. De forma fácil e simples, os clientes têm mais possibilidades para desenvolver suas marcas.