9 Anos de Nano Incub, você conhece o nosso trabalho?

Ariadne Neves
Por Ariadne Neves.

Ariadne Mendes Neves é graduanda em Administração pela Unimax. Como uma ex-não incuber, atua junto com o time na parte Administrativa dos projetos e Atendimento da Nano. Apaixonada por Chitãozinho e Xororó e dançarina de vanera e sertanejo universitário, está sempre antenada nas novidades do mundo tecnológico.

Publicado em 19 de outubro de 2020

Olá, querido leitor. Seja bem-vindo a mais um assunto deste blog lindo!

Você sabia que a Nano Incub ganha a vida desenvolvendo plataformas digitais, certo? Mas… O quanto você conhece do nosso trabalho?

Sabe exatamente o que fazemos e como fazemos? Se não, sente-se confortavelmente que agora eu vou te contar (não esquece a pipoca).

Iniciamos nossa trajetória em 2011, estamos chegando aos 300 projetos digitais, então vou apresentar para você alguns dos nossos cases de sucesso.

Bora lá!

Afinal, o que a Nano faz?

Vamos lá pequeno gafanhoto, a Nano Incub está há 9 anos no mercado. Somos uma empresa de inovação digital focada no desenvolvimento de soluções web e mobile. 

Ou seja, somos uma software house (muito bem aculturada, diga-se de passagem) que desenvolve plataformas digitais, aplicativos mobile, software sob medida, sites  e startups. Isso mesmo, startups! 

Mas Ariadne, vocês são uma equipe apenas de programadores? Vocês ficam naquelas salas com cadeiras coloridas tipo o “Google” e tem uns videogames para usar em qualquer horário?

C-A-L-M-A!

As pessoas geralmente têm uma visão errônea do conceito de software house e empresas mais jovens que trabalham, no geral, com TI, mas vou te explicar a nossa realidade.

Temos sim vários programadores, porém, somos divididos em quatro equipes, sendo elas: 

  • A galera do Desenvolvimento: de tudo, literalmente, site, plataforma, app, bolo, pão, churrasco… São os Rodrigo’s Hilbert’s da tecnologia;
  • A galera do Comercial e Marketing: é o time que faz o primeiro contato com os clientes, qualifica e fecha os projetos, está sempre em contato com o cliente, elabora os mapas após o kickoff de projetos, mapeia a persona que a Nano trabalha, busca mercados e também dão abraços quentinhos nos clientes que se sentem sozinhos;
  • A galera da Criação: são os designers mais incríveis do world! Você sempre vai achar que eles não podem surpreender… Mas eles sempre superam as expectativas…Sempre mesmo!;
  • A galera da Gestão: pensa numa galera gente boa? Somos nós! Brincadeira… Nós cuidamos dos feedbacks para os clientes, acompanhamos os projetos desde o início, estamos prontos para ajudar de qualquer forma, tipo salva-vidas que fica só de olho no mar;

Quantos projetos temos em nosso portfolio?

Temos quase 300 projetos em nosso portfólio, mantendo sempre a missão de agregar valor ao cliente e sendo fiel ao resultado almejado.

Como atendemos ao Brasil todo, temos em nosso portfólio projetos de Norte a Sul do país, dos quais nos orgulhamos muito!

Para você ter uma pequena ideia, já fizemos desde um jogo no site do Senninha, sistema para a Toyota, aplicativos de delivery, até sites para escolas, usinas, estudantes e concurseiros.

Conheça mais do nosso portfolio aqui: Portfolio/ Cases

Qual é o perfil de cliente que mais se enquadra no tipo de projeto que a Nano Incub desenvolve?

No geral nossos clientes são aquelas pessoas que pensam fora da caixa, sabe? Que estão de olho em problemas no seu mercado ou negócio e que acreditam saber como resolver tais problemas ou inovar de alguma forma.

No geral, chegam até nós por indicação ou pela internet mesmo. Nos encontram em eventos de startups, palestras ou workshops nossos ou nos descobrem através dos projetos que desenvolvemos.

Uma vez tendo claro o que querem, seguimos para entender o que eles almejam e partimos então para o desenvolvimento da solução, seja ela um projeto web ou mobile. 

Em qualquer negócio sempre haverá um desafio constante de dar “match” entre o cliente e as soluções que a empresa tem a oferecer, e aqui na Nano não é diferente.

Passamos por uma grande pesquisa e análise de resultados até entendermos (e continuamos sempre refinando) qual persona atendemos da melhor maneira e geramos mais valor.

Basicamente temos 3 perfis:

  • Empresas consolidadas no negócio: que pretendem crescer, expandir, que possuem clareza no escopo, que não tenham o projeto como um “sonho” e sim como uma meta; 
  • Empresas que precisam otimizar os processos: que pretendem inovar no seu jeito de desenvolver os seus produtos ou melhorar o jeito de fazerem as coisas acontecerem;
  • Empresas que precisam de um braço tecnológico: tenham uma ideia de negócio e precisam de gente boa na tecnologia para desenvolverem seus projetos;

Os nossos clientes passam por um caminho de evolução até chegar no desenvolvimento do projeto. Etapas como mentoria, pré-projeto ou kickoff (fãs de basquete vão entender) fazem parte desse início, seria como garimpar pedrinhas para achar um diamante.

Mentoria, Pré-projeto ou Kickoff?

O que ninguém sabe é que, nós não começamos todos os projetos apenas com o kickoff, para muitos clientes sugerimos a mentoria antes, ou vamos direto para a definição do escopo.

Mentoria e pré-projeto são produtos diferentes, porém complementares. A mentoria quando solicitada serve para direcionar o cliente, abordando temas como: qual a melhor estratégia para o negócio, quais os melhores caminhos, investidores, etc.

Já o pré-projeto é indicado quando o cliente já validou a ideia e tem o capital em mãos. A mentoria vem acompanhada apenas para dar uma última limpada no escopo.

Cases de sucesso

Como eu já disse anteriormente, temos um orgulho imenso de cada projeto que participamos, mas, nesses 9 anos trouxe até você alguns cases de sucesso, by: Nano Incub.

Buscador Dizer o Direito

Carinhosamente conhecido como DOD, a plataforma do Dizer o Direito começou sua história com a Nano em 2017 e foi o projeto responsável pela reviravolta da empresa. 

O DOD já tinha um blog com conteúdos jurídicos, então a ideia inicial era aperfeiçoar esse blog para que o juiz federal Márcio Cavalcante pudesse divulgar o seu trabalho de jurisprudência comentada e aumentar o alcance de seu público.

Com o sucesso do blog, ele optou por uma plataforma na qual as pessoas poderiam fazer uma busca de forma simples e rápida, a temas jurídicos e obter as respostas de entendimento do STF e do STJ sobre o assunto.

Hoje, a plataforma conta com assinaturas, podcasts, simulados e materiais para estudo. 

E não para por aí… 

O DOD hoje também está na forma de aplicativo, isso mesmo, na palma das mãos (eu sei, isso é muito clichê), para acessar onde você bem entender. 

No app tem funcionalidades como: pdf’s para baixar e ler offline no celular, jurisprudência comentada, podcasts e o buscador com os assuntos jurídicos mais comentados da atualidade.

Se você é da área do direito, acessa lá, vai… Você vai adorar, confia em mim. Dizer o Direito

Usina Jalles Machado

A Jalles Machado é uma usina referência no ramo sucroenergético no país e investe muito em tecnologia. Eles buscaram na Nano Incub um parceiro para dar vida a diversos projetos de inovação e controle essenciais para o crescimento da empresa.

Um deles foi a reformulação da Intranet, criação de aplicativo para acompanhamento de indicadores industriais e, mais recentemente, um aplicativo exclusivo para os colaboradores terem acesso aos seus dados de folha, receberem comunicados da empresa e terem acesso ao seu cadastro e documentos da empresa.

Dá uma olhada na estrutura monstra dessa galera: Jalles Machado 

Nossa, quantos projetos esse pessoal tinha em mente? Tem um ditado que diz: “onde se pensa em um projeto, se pensam em dois, três, etc”…

Hoje, a Jalles conta além de intranet e aplicativos, uma ferramenta de Banco de Talentos, onde o candidato cadastra o seu currículo, facilitando o trabalho do RH e um site institucional da Fundação Jalles Machado (pensa em um site lindo?).

Quer trabalhar lá? Segue aí o link: Banco de Talentos

A Fundação Jalles Machado é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é implementar ações educacionais e culturais, mantida pela empresa Jalles Machado e pelo Grupo Otávio Lage, em Goianésia-GO. 

Dá uma espiada no site deles, que fofo!  Fundação Jalles Machado

PP Concursos 

Falamos de plataformas de estudos e etc, mas essa aqui é surpreendente. A pergunta é: porque não ter uma plataforma para concurseiros de advocacia pública? E voilá, eis que surge o Ponto a Ponto Concursos, ou carinhosamente chamada de PP Concursos.

Eles nos buscaram para desenvolvermos uma plataforma de e-learning, ou seja, de aprendizado online, pois a metodologia que eles possuíam era diferente do que o mercado costumava apresentar e precisavam de uma plataforma customizada para conseguir que o método fosse 100% aproveitado.

A Nano desenvolveu uma plataforma de e-learning com compra de cursos e pagamento diretamente pela plataforma e todo o progresso do aluno, materiais, simulados, etc, de forma integrada, em um só portal.

É estudante ou concurseiro de advocacia pública? Então não perde tempo: Ponto a Ponto Concursos

Comida na Hora

O Comida na Hora é outro case de sucesso nosso, a ideia era de desenvolver um marketplace de delivery para restaurantes que operasse em cidades menores, onde não havia nenhuma solução parecida.

Os restaurantes são cadastrados gratuitamente, cadastram seus cardápios, promoções e os pedidos são feitos direto da plataforma, contando com  uma área administrativa para gerenciar tudo isso (top demais, né?).

E o projeto vem sendo um sucesso! O Comida na Hora além de site, conta com o app e o suporte de T.I mensal feitos pela Nano.

Deu fome? Dá uma olhadinha então: Comida na Hora

Ziptime

Lembra que eu disse que fazíamos startups também? Pois é meu querido, temos a nossa. Você não leu errado, temos uma startup, o Ziptime.

O Ziptime é um micro-CRM que proporciona uma gestão de prospectos e leads, de uma forma pouco menos “complexo”.

O cliente tem total controle do próprio funil de vendas, com um painel muito claro e objetivo. O Ziptime foi criado para facilitar a vida do setor comercial de qualquer empresa e o melhor: tudo muito simples, fácil e com planos acessíveis. 

E contamos com um blog mega interativo e explodindo de conteúdo informativo, que vai te ajudar a entender alguns assuntos que até então pareciam um bicho de sete cabeças.

Ah não, se chegou até aqui, precisa acessar: Ziptime

Dá um pulo no blog também: Blog Ziptime

Gostaram da nossa aventura? Esses foram alguns dos quase 300 projetos que temos no portfolio.

Sabe de uma coisa? É muito bom poder compartilhar com você um pouco da realidade de uma software house e é melhor ainda poder aproximar você de todos nós.

(Sintam-se abraçados e viva a tecnologia!)

São 9 anos de estrada e olhar tudo o que fizemos até hoje, dá uma sensação de dever cumprido. Cada um desses projetos nos ajuda a lembrar que levar valor ao cliente, valorizar o colega que está ao lado e ter uma cultura top vale realmente a pena!

E saibam, estaremos sempre aqui, trabalhando incansavelmente (nossa, isso é tão real), para que o melhor de nós seja levado em cada projeto, pois cada projeto que colocamos nas redes é como um filho nosso, que passou em Harvard (realidade, oras!).

Agora, vou fazer um parêntese aqui… Tenho muito orgulho de trabalhar aqui e muito mais orgulho (mesmo!) desse time que não é só gigante no talento, mas no coração.

Obrigado galera !

Parabéns para todos nós!

Feliz mais um ano, Nano Incub!

 

Comente abaixo o que achou deste post