Blog NAno

5 estratégias para melhorar a produtividade na sua empresa

Início » Blog » 5 estratégias para melhorar a produtividade na sua empresa

Gerenciar uma empresa não é tarefa fácil e, às vezes, os rendimentos não atingem o valor esperado, mesmo com uma boa equipe de profissionais. Por quê? Há inúmeras razões que se tornam obstáculos no caminho da produtividade: a desmotivação e a falta de direção podem ser algumas delas.

Existem diferentes formas de estimular a cultura empresarial e melhorar os processos internos da empresa para que haja mais produtividade. A participação do gestor durante o período de mudanças a serem implementadas é essencial: geralmente a equipe se espelha na figura do líder, não é?

Quer saber quais são as melhores estratégias para melhorar a produtividade na sua empresa? Então confira a seguir!

1. Invista em cursos de capacitação e treinamentos

Independentemente dos períodos de crise, o investimento em T&D (Treinamento e Desenvolvimento) teve crescimento de 21% em 2017 em comparação com o ano anterior, 2016.

Os gestores estão percebendo que esse tipo de investimento é uma necessidade, pois se relaciona diretamente à produtividade dos colaboradores. Quem está devidamente capacitado consegue desenvolver melhor sua função e, consequentemente, aumenta os lucros da empresa e reduz as perdas.

2. Preze por um ambiente empresarial saudável

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o sucesso empresarial a longo prazo, já que passamos, em média, 8 horas diárias nesse local. Trabalhe com as seguintes questões:

  • Como o ambiente é visto pelos colaboradores?
  • Há a cultura do diálogo entre a equipe e os gestores?
  • Há muitas reclamações em relação às ações do RH ou de outros setores?
  • Os funcionários se sentem confortáveis ou mal podem se locomover dentro do ambiente?

Essas perguntas estão relacionadas ao clima organizacional — se ele não for agradável a equipe provavelmente ficará cada vez mais desmotivada, o que tornará a produtividade um grande problema. Aposte em mudanças para melhorar o ambiente!

3. Estipule metas

  • Como é a rotina de trabalho dos gestores e da equipe?
  • Vocês estabelecem metas e as repassam para os colaboradores?
  • Eles sabem claramente o que devem fazer e quais são os objetivos a serem alcançados até o final do mês?

Trabalhar em um projeto sem ter um ponto de chegada pode ser prejudicial para a produtividade. Se há metas e datas (principalmente datas!) estipuladas a equipe ficará naturalmente mais empenhada até conseguir alcançar o objetivo final.

4. Motive e valorize a equipe

Dentro da sua empresa há a valorização e a motivação dos funcionários? Responda as questões abaixo:

  • Ocorre a eleição do funcionário do mês? Ele recebe alguma recompensa pelo trabalho árduo, além do salário mensal?
  • Há o sistema de recompensa por metas atingidas?
  • Existe o costume de fazer happy hour com a equipe?
  • Nas reuniões da empresa há mais motivações ou reclamações?

Com rotinas atribuladas e um trabalho que toma boa parte do nosso tempo, é comum haver a desmotivação dos funcionários. Se não há a cultura do diálogo e o gestor frequentemente reclama da equipe, é provável que a produtividade fique comprometida.

A motivação e a valorização não precisam ser prêmios ou valores em dinheiro. Todos nós gostamos de ter o nosso trabalho reconhecido, mesmo quando fazemos algo pequeno em prol da empresa, não é mesmo? Reconheça sempre um bom desempenho!

5. Utilize a tecnologia

Se a gestão financeira ou de outros setores ainda é feita por meio de planilhas, por exemplo, talvez seja hora de automatizar os processos. Sua equipe utiliza aplicativos ou um sistema ERP online eficiente? A produtividade pode estar estagnada em razão do uso de métodos antigos. Considere:

  • desenvolver aplicativos ou softwares sob medida para o seu negócio;
  • criar um site bem estruturado ou um blog — ou ambos;
  • desenvolver lojas virtuais (e-commerce);
  • utilizar um software de gestão empresarial ERP online.

Os itens elencados acima podem contribuir significativamente para a produtividade e o sucesso de sua companhia. Um bom software de gestão empresarial, por exemplo, oferece recursos como:

  • controle financeiro;
  • controle de estoque;
  • emissão de notas fiscais e boletos.

A produtividade está ligada a uma gestão eficiente e a processos otimizados. Quando o gestor possui dados precisos para se basear fica mais fácil direcionar a equipe e criar estratégias empresariais para alavancar os lucros.

E agora, já sabe como melhorar a produtividade na sua empresa? Quer ter acesso a um sistema que vai levá-la a outro nível? Então conheça o software de gestão empresarial online!

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conteúdos relacionados: