sites-em-flash-vantagens-e-desvantagens

Sites em flash – Vantagens e “DESVANTAGENS”

Muitas pessoas ainda procuram por sites em flash, porém existe uma dúvida que passa pela cabeça da maior parte desses usuários: Quais são as vantagens e desvantagens de um site em Flash?

Se formos analisar visualmente, os sites em flash são totalmente fantásticos de se ver, porém se fizermos uma análise rápida de velocidade de carregamento, de funcionalidades, ou simplesmente pela visão dos buscadores sobre este tipo de arquivo, veremos neste artigo que na maioria das vezes não iremos utilizar essa tecnologia do Adobe (flash).

O que são arquivos em Flash

O Adobe Flash é um software que tem por finalidade suportar tipos de gráficos vetoriais que podem incluir diversos tipos de aplicações, tais como imagens, vídeos ,músicas, animações, etc. Lembrando que todas essas aplicações são feitas para funcionar em navegadores Web, Desktop, alguns celulares e smartphones, tablets, e até alguns televisores que suportam esse tipo de arquivo. A extensão desses arquivos são chamadas de “.swf” (Shockwave Flash File).

Como dito acima o Flash costuma a ser reproduzido em diversos em diversos dispositivos, porém ele necessita de um plugin especial para ser reproduzido (Plugin do Adobe Flash Player) que é um aplicativo disponibilizado gratuitamente para download no site oficial da Adobe (www.adobe.com/).

Em quanto a reprodução nos aparelhos mobile, está cada dia mais difícil de ser feita, pois a Adobe não se interessa muito por isso (talvez por causa da velocidade de carregamento).

Vantagens de sites em Flash

Os sites em Flash são muito famosos por diversos fatores e abaixo estarei listando algumas das principais vantagens de ter um site criado nesse formato (.swf).

#1 – Sites mais atraentes

Geralmente os sites em Flash (se for bem feito) costumam a ser muito atraentes, pois podem ser aplicado dentro do mesmo uma grande variedade de efeitos e animações, o que faz com que chame muito a atenção do usuário.

#2 – Variedade de ferramentas e softwares para a criação de um objeto .swf

Esse talvez seja o principal motivo pelo qual algumas pessoas gostam de construir um site em Flash. Eles são muito fáceis de ser feitos, pois há uma grande variedade de ferramentas e softwares específicos para a criação de objetos em formato .swf.

#3 -Não precisa entender muito de programação

Não é necessário ser um programador profissional para criar esse tipo de site. Nada como um pouco de estudo dos tutoriais do software que vai ser utilizado para a criação desses objetos dinâmicos.

#4 – Reprodução de Vídeos e Áudios

O flash possibilita que vídeos e músicas sejam reproduzidos na internet por meio de um navegador web, o que torna um site muito mais dinâmico. Porém, não precisamos criar um site totalmente em flash para inserir vídeos.

O recomendável, é que seja utilizado apenas o flash para reprodutores de vídeos, áudio, etc.

Os sites criados em Flash tem suas vantagens, porém quando é utilizado em todo o site, acaba deixando a desejar em muitos aspectos.

Desvantagens dos sites em Flash

Infelizmente os sites em flash não tem muitas vantagens para a Web, principalmente para pessoas que pretendem adquirir mais acessos e consequentemente muito mais vendas para seus negócios online, estou falando de RESULTADOS. Veja abaixo algumas das principais desvantagens de se ter um site criado totalmente em Flash.

#1 – Necessita do Plugin da Adobe instalado

Nem todas as pessoas tem o plugin instalado em seu computador, principalmente se estiver acessando o site por um aparelho mobile, e ter que procurar um plugin para instalação só para ter que acessar um site não seria nada legal. No caso do aparelho mobile, é muito mais difícil achar um plugin para rodar um arquivo em Flash, pois a Adobe não da tanta importância a isso, tanto que até removeu o arquivo do Google play.

O acesso de pessoas que não entende muito de tecnologia, com certeza será perdido. Quando é acessado um site totalmente em flash sem ter o plugin da Adobe instalado, não da para ver nada na tela, nem uma letra ou imagem se quer, por isso a pessoa que não tem tantos conhecimentos irá abandonar o site antes mesmo de reconhecer o problema.

#2 – Criar um site todo em Flash prejudica o SEO

Esse é o maior erro que algumas pessoas cometem ao criar um site totalmente em flash, pois acaba comprometendo os fatores de SEO do site, ou seja, não é um site recomendável para alcançar buscas orgânicas.

#2.2 – O Google odeia arquivos em Flash

O Google não consegue interpretar o que está dizendo no objeto, quais são suas imagens, ou que tipo de som está emitindo. Isso é uma das principais razões pela qual o maior buscador do planeta não gosta dessa tecnologia.

#2.3 – Afeta a velocidade de carregamento

Os sites em flash também são muito pesados para ser carregados, por causa de seus arquivos .swf, que pesa muito mais do que milhares de textos (sites sem flash), o flash também necessita de uma boa memória no computador para poder processar o seu objeto sem que fique travando o seu computador.

#2.4 – Diminui a experiência do usuário

Quanto menor for o número de páginas que o usuário acessa em seu site, menor será a pontuação em nível de experiência do usuário para os buscadores, isso acaba comprometendo totalmente o ranqueamento de suas páginas nos resultados de busca.

Conclusão

Sites em Flash possui muitas vantagens esteticas, para quem quer criar um jogo ou um aplicativo online o flash pode ser uma boa opção.

Mas para sites institucionais, ou sites comerciais (nos quais necessitam de muitas visitas), não é nada recomendável a criação de um site em flash, na verdade não é recomendável que se utilize nenhum tipo de arquivo em flash em sites, pois afetam demais o SEO de um site.

Aprenda mais sobre SEO!

Baixe agora nosso E-book gratuito.

Não esqueça de deixar suas dúvidas, críticas, ou opiniões sobre o post nos comentários logo abaixo, e se não quiser perder nenhuma atualização de Marketing Digital em nosso site, cadastre-se logo abaixo no formulário.