como-criar-formulario-com-contact-form-7-plugin-wordpress

Como criar um formulário com o Contact form 7 (plugin wordpress)

O Contact form 7 é um plugin gratuito para WordPress que possibilita criar formulários de contato de uma maneira muito simples e funcional, ele conta com diversas opções que lhe permite criar campos dos mais variáveis tipos como “text”, “email”, “tel”, “menu suspenso” entre muitos outros. O plugin  permite criar um e-mail automático (auto responder) para cada formulário, além de aceitar html, css e o framework bootstrap para customizar os seus formulários além de muitas outras funcionalidades.

Nesse tutorial iremos aprender a criar um formulário estilizado, configurar como esse formulário será entregue no e-mail do destinatário, configurar um e-mail automático (auto responder) para o remetente, configurar SMTP do e-mail e fazer com que após clicar em enviar o usuário seja redirecionado para uma página de “Obrigado pelo contato”.

A primeira coisa a ser feita é instalar o plugin no seu wordpress, acesse o link de download (Baixar plugin Contact Form 7) ou se preferir acesse o menu “Plugin” em seu wordpress, clique em “adicionar novo” e pesquise por Contact form 7, agora é só instalar e ativar o plugin.

Com o plugin instalado basta parar o mouse em cima da opção “Form contato” localizada no menu principal do WP e clicar na opção “Adicionar novo”.

Bem vindo a tela principal do Contact form 7, a imagem a seguir explica um pouco sobre as opções principais do plugin.

Agora que você já conhece um pouco das configurações gerais do Contact form 7, vamos definir os nomes e tipos de cada campo que irão compor o nosso formulário.

O form conterá seis campos que serão “Nome” (tipo texto), “E-mail” (tipo email), “Telefone” (tipo tel), “Estado” (tipo menu suspenso), “Assunto” (tipo texto) e “Mensagem” (tipo textarea).

Apague todo o conteúdo do formulário padrão deixando apenas o botão de enviar [submit “enviar”].

Vamos começar criando os títulos de cada campo.

Para criar os títulos, basta um inserir “label”  para cada campo da seguinte forma.

<label>Nome</label>

<label>E-mail</label>

<label>Telefone</label>

<label>Estado</label>

<label>Assunto</label>

<label>Mensagem</label>

Depois de definir os títulos é hora de definir o tipo de cada campo. Para isso basta você escolher o tipo de cada campo na lista de tipo de campos. Para deixar o tutorial mais simples, vamos configurar apenas o nome do campo e se ele será obrigatório ou não.

É muito importante definir os tipos corretos para campo pois assim o próprio plugin insere algumas validações como por exemplo se o email não conter @ ou . (ponto) quando o usuário enviar o formulário irá aparecer uma mensagem informando que o campo não foi preenchido corretamente.

Os campos nome, email, telefone, assunto e mensagem seguirão a mesma formatação. Fica a seu critério definir quais campos serão obrigatórios ou não.

O campo Estado que será do tipo “lista suspensa” terá a seguinte formatação:

Depois dos campos inseridos, a sua tela de configuração de formulário estará parecida com a da imagem abaixo.

*Lembrando que os campos com um asterisco * informam para o Contact form 7 que esse campo é obrigatório. Caso ele fique me branco, uma mensagem é exibida para o usuário. Para melhor identificação do usuário insira um * na frente do título de cada campo obrigatório.

Primeira parte concluída!  Clique em salvar e depois na aba “Mail”.

A segunda parte do tutorial consiste em configurar o e-mail, a forma como o formulário será mostrado para o destinatário e criar um e-mail automático para ser enviado ao remetente confirmando que o e-mail foi enviado com sucesso.

Para deixar o tutorial mais real eu irei utilizar o meu e-mail para mostrar como funciona o recebimento do e-mail. Sinta-se a vontade para me enviar um e-mail caso tenha alguma dúvida, terei o maior prazer em ajudar.

A imagem abaixo mostra a função dos quatro primeiros campos de configurações do e-mail que será entregue para o destinatário.

Agora vamos configurar o corpo do e-mail que será entregue ao destinatário. A imagem a seguir mostra um exemplo de layout:

Muito bem, o e-mail que será enviado para o destinatário já está configurado.

Chegou a hora de configurar a resposta automática que será enviada para o e-mail do usuário.

Marque a opção Mail (2)  e vamos começar a terceira etapa do tutorial.

A imagem a seguir mostra um exemplo de como configurar uma resposta automática com o Contact form 7.

Lembre-se marcar a opção “Usar tipo de conteúdo HTML”.

Clique em salvar.

Caso apareça a mensagem “Este endereço de email não pertence ao mesmo domínio do site”, ignore-a.

Clique na aba “Mensagens”. Nessa aba você pode substituir as mensagens que vem por padrão, por mensagens personalizadas. Não vou aprofundar nessa parte porque é bem intuitiva. Segue imagem:

Clique na aba configurações gerais e vamos configurar para onde o usuário será levado assim que ele enviar o contato, eu irei direcionar para a página inicial da Agência Nano Incub.

Insira o seguinte comando:

on_sent_ok: “location = ‘http://www.nanoincub.com.br’;”

Insira um titulo para o seu formulário e clique em salvar.

Configurações de e-mail realizadas, agora vamos configurar o SMTP do e-mail que irá receber o formulário de contato, para facilitar o processo instale o plugin – Easy WP-SMTP.

Link para download Easy WP-SMTP – https://br.wordpress.org/plugins/easy-wp-smtp/

Ou se preferir faça o download, instale e ative diretamente do wordpress.

Plugin instalado? Então vamos continuar =D

Pare o mouse na opção “Configurações” no menu principal do WordPress e clique em Easy-wp-smtp

O painel principal do plugin será exibido, vamos inserir as configurações de smtp.

Vamos entender o que faz cadas campo:

From Email Address – Email que aparecerá como remetente nas mensagems de contato (lembre-se de colocar uma e-mail profissional “email@seusite.com.br“, pois é mais fácil configurar as portas SMTP. No caso de gmail ou outros e-mails públicos, as portas são diferentes);

From Name – Nome do remetente que aparecerá na mensagem de contato;

SMTP Host – Informar o SMTP da empresa. smtp.dominiodaempresa.com.br;

Type of Encription – Deixa “NONE”;

SMTP Port – Porta padrão 587;

SMTP Authentication – YES;

SMTP username – Email que irá receber os formulários (deve ser do mesmo domínio utilizado acima ” email@seusite.com.br“);

SMTP Password – Senha do email.

Segue imagem de um exemplo:

Observações importantes:

Lembre-se de configurar o mesmo e-mail no Plugin de SMTP (configurado acima) com o e-mail utilizado no formulário do contact form, pois o e-mail que receberá o contato será o utilizado no formulário do Contact Form 7.

Eu aconselho fielmente que você teste o e-mail, é rápido e te passa a segurança de que realmente vai funcionar.

Para testar, basta salvar as configurações e preencher os campos:

To: e-mail do destinatário (pode ser qualquer e-mail que você tenha acesso)

Subject: um assunto qualquer

Message: uma mensagem de teste

Agora é só clicar em “Send Test Email”

Acesse o e-mail e veja se foi enviado o e-mail de teste.

Segue imagem de recebimento do meu e-mail de teste:

Vamos ver como ficou o nosso formulário, para inserir o formulário em uma página, basta acessar o Contact form 7 e clicar no nome do formulário que você acabou de criar. Copie o shortcode que mostra no topo da página, algo parecido com este aqui – [contact-form-7 404 "Not Found"], navegue até a página que deseja inserir o form e cole o código no corpo da página. Salve a página e veja o resultado

O meu ficou assim:

Agora vamos testar, preencha o campo E-mail com um e-mail válido que você tenha a senha para ver se foi enviado a resposta automática.

Resultado:

Enviei a mensagem e fui redirecionado para página que foi configurada para redirecionar o usuário.

E-mail enviado para o destinatário:

Resposta automática:

CALMA CALMA ! Ainda não acabou, é hora da “CEREJA DO BOLO”

Eu não vou aprofundar no assunto pois não é o foco do tutorial, mas vou dar um norte para você de como otimizar o layout do formulário com o BOOTSTRAP.

*Lembrando que para funcionar perfeitamente o que vou mostrar é necessário que o tema que você está utilizando seja desenvolvido com Bootstrap, o que é utilizado em grande parte dos temas.

Entre novamente na aba “Formulário” do Contact form 7 e analise o código a seguir e adapte com o que você criou anteriormente ( após o código terá uma breve descrição sobre o que está sendo feito).

Encare isso como um pequeno desafio para você de puxar e aprender mais.

<div class=”row”>

<div class=”col-md-6″>

<div class=”form-group”>

<label> Nome *</label>

[text* nome class:form-control]

</div>

</div>

<div class=”col-md-6″>

<div class=”form-group”>

<label> E-mail *</label>

[email* email class:form-control]

</div>

</div>

<div class=”col-md-6″>

<div class=”form-group”>

<label> Telefone</label>

[tel telefone class:form-control]

</div>

</div>

<div class=”col-md-6″>

<div class=”form-group”>

<label>Estado</label>

[select* uf include_blank “MG” “RJ” “SC” “SP”]

</div>

</div>

<div class=”col-md-12″>

<div class=”form-group”>

<label> Assunto</label>

[text* assunto class:form-control]

</div>

</div>

<div class=”col-md-12″>

<div class=”form-group”>

<label> Sua mensagem</label>

[textarea* mensagem x5 class:form-control]

[submit “Enviar”]

</div>

</div>

</div>

Um pouco sobre as principais classes do código acima, como disse é apenas um norte:

* class:form-control – Classe padrão bootstrap para campos de formulário. Deixa a aparência mais amigável.

* <div class=”form-group”> | Classe bootstrap para estilizar como um grupo os campos, formatando para inserção de novos campos já com padding, margin e outras propriedades.

* [textarea sua-mensagem x5 class:form-control]  | O x5 informa que a altura do textarea será de 5 linhas. Se fosse dizer que a largura seria de 5 colunas seria 5x

Resultado:

E assim chegamos ao fim do tutorial onde expliquei e ensinei as principais funcionalidades do plugin para wordpress Contact form 7.

Espero que este tutorial tenha lhe ajudado, qualquer dúvida estou à disposição. Um abraço!