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Tudo que você deve saber sobre a nova atualização do Google #MobileMadness

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A nova atualização no Google promete impactar drasticamente nos acessos de sites que não possuem versão adaptável com dispositivos móveis.

Essa é uma notícia que vem percorrendo os maiores blogs e portais (relacionados a buscas orgânicas) do mundo todo.

Essa repercussão está sendo imensa, pois o próprio Google além de anunciar a atualização Mobile Friendly em seu algoritmo (em 26/02/2015), no seu blog central para webmaster, ele também espalhou essa notícia por vários outros canais (brasileiros, e em outras partes do mundo sejam eles no YouTube e/ou blogs no Blogspot).

O “Mobile Friendly” (Compatível com dispositivos móveis) como é chamado a nova atualização, entrará em vigor no dia 21 de abril.

Esta nova atualização promete ser uma das maiores da história do buscador, por afetar drasticamente todos os sites que não possuem nenhuma versão ou não seja adaptável a dispositivos móveis.

E esta decisão foi tomada por milhares de experts que estudam diariamente como e o que pode ser melhorado na experiência dos usuários das buscas.

A constante evolução das buscas (por dentro do Google)

Para entender melhor como é realizado o trabalho do buscador, veja um pequeno vídeo (legendado) que mostra em detalhes qual é a função do mesmo.

Como mostra no vídeo acima, a intenção real deste buscador é exibir as melhores informações, da melhor maneira e no menor tempo possível para que o usuário encontre o que realmente precisa no momento da busca.

Saiba mais sobre como funcionam as pesquisas no Google e fique “Por dentro da pesquisa“.

Agora vamos entender melhor sobre essa atualização em seu algoritmo. Falarei sobre os principais pontos que devem ser analisados nesta nova fase de busca móvel.

Quem será afetado nos resultados

Em geral todos os sites que não possuem versão mobile serão afetados nos resultados de buscas, afetando indiretamente na entrada de contatos e vendas nesses sites, que podem ser:

  • Institucionais;
  • E-commerce;
  • Celebridades;
  • Industriais;
  • Comerciais;
  • Entre outros.

Se o seu site ainda não contém uma versão adaptável a dispositivos móveis como celulares, smartphones, tablets ou Feature Phones, possivelmente suas classificações nas SERPs (página de resultados de buscas) perderão muitas posições.

Na internet existem sites que possuem milhares de acessos orgânicos (vindo de sites de buscas como o Google), e dependem desses acessos para pagar suas contas e manter seu negócio online. O grande problema, é que se o site não for exibido corretamente para o usuário de um dispositivo móvel, infelizmente seu número de acesso orgânico despencará.

A intenção do momento é exibir resultados mais satisfatórios aos usuários que utilizam dispositivos móveis, e isso inclui: letras com fontes maiores, imagens que ocupam um maior espaço na tela para que seja mais legível,  dessa forma o usuário não precisa dar Zoom na tela.

Quem serão os beneficiados pela atualização

Agora se olharmos do outro lado da moeda, os sites que tiverem uma versão adaptável antes que a atualização ocorra, com certeza terão grandes ganhos em seus acessos.

Essa conclusão pode ser tirada a partir do seguinte aspecto: Você deve ter muitos concorrentes que não possuem versão mobile ou um site adaptável.

O caixa da sua empresa também pode se beneficiar disso, principalmente se você possui um E-commerce. Com o aumento de acesos em seu site, mais conversões em vendas poderão realizadas.

Mas acesso não é tudo! Veja 10 dicas para vender pela internet.

Além disso, visto que o “Mobile Friendly” é um fator que está sendo acrescentado em seu algoritmo e com isso se você possui ou possuir um site compatível, irá ter alguns pontinhos a mais no julgamento de classificação nas pesquisas (principalmente em questão à experiência do usuário).

 

Por que o gigante das buscas deseja priorizar sites mobiles

Baseado no conceito de que o maior buscador do mundo trabalha diariamente em constantes mudanças que melhorem a experiência de seus usuários, eles tem como obrigação acompanhar as tendências e hábitos de pesquisas mundiais.

Uma tendência que chamou muito a atenção do Google, é que da utilização de dispositivos móveis está crescendo descontroladamente.

O crescimento de usuários que navegam por dispositivos móveis foi tão grande (pesquisa do CETIC.br calculou 106% de crescimento em dois anos) que chegou a ultrapassar o número de acessos dos usuários em Desktop (computadores) de 2014 para 2015.

Já que a maioria dos usuários que acessam a internet provém de dispositivos móveis, por que não aprimorar os algoritmos e forçar as pessoas a criarem sites compatíveis com esses dispositivos, melhorando assim a experiência de cada usuário.

 

Webmaster, calma o Google também pensa em vocês

Caso você já tenha uma equipe que trabalha para você, aconselho que indique algumas excelentes fontes de informações para que eles se atualizem também e aprimore o seu site para uma melhor experiência mobile.

Citarei algumas fontes que o próprio Google disponibiliza para os Webmasters de todo o mundo.

Série de Hangouts

Uma campanha foi criada para que os Webmasters se familiarizem com essa mudança e entendam o que o Google irá considerar a partir do dia 21/04.

Imagem ilustrativa (O Diogo não se parece com esse cara rsrs)

A série é apresentada por Diogo Botelho (Responsável pela equipe de Search Quality do Google). Confira a lista completa dos Hangouts abaixo que foram gravados e estão disponível no canal do Google para seu negócio:

  1. Apresentação para PMEs: Otimize sua estratégia online e seu desempenho na busca
  2. Conheça as ferramentas: PageSpeed Insights, teste de compatibilidade com dispositivos móveis, facilidade de uso em dispositivos móveis
  3. Melhore a visualização: Viewports, zoom e plugins
  4. Concentre-se no usuário: Pontos de toque, margens e tamanhos de fonte
  5. Configure corretamente: Redirecionamento e URLs canônicos

Para saber ainda mais sobre este assunto basta pesquisar na internet pela hashtag #MobileMadness e caso queira contribuir também com materiais e dicas para a campanha basta publicar algo com essa Hashtag.

Você também pode procurar dicas por #MobileFriendly.

3 dicas para verificar se seu site é compatível com dispositivos móveis

Confira abaixo três diferentes maneiras para identificar se seu site já está ou não compatível com dispositivos móveis.

Dica 1 – Identifique a tag Para Mobile

Faça uma busca pelo seu site em um dispositivo móvel e verifique se exibe a tag “Para mobile” no resultado.

Camtura de tela do exemplo do próprio Google

Na imagem acima você tem um exemplo de como irá aparecer o resultado de um site que seja compatível com dispositivos móveis. Lembrando que essa tag não é exibida em buscas via Desktop.

Caso o seu site não exiba a etiqueta “Para Mobile”, certifique-se de que seu site atende aos critérios requisitados pelo Googlebot.

Dica 2 – Faça o teste de compatibilidade com dispositivos móveis

O Google também criou uma ferramenta gratuita que faz um teste de compatibilidade em seu site rapidamente.

Caso seu site já esteja compatível, ele irá mostrar uma mensagem em destaque sinalizando o resultado.

Aprovado no teste do Google – Captura de tela

Caso contrário ele também exibirá uma mensagem em destaque, mas dessa vez será uma mensagem não tão boa.

Reprovado no teste do Google- Captura de tela

Conforme você pode ver na imagem acima, para ajuda-lo ele mostrará o que está incorreto e deve ser corrigido.

Realize o teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Conheça os 3 tipos de sites para dispositivos móveis reconhecidos pelo Google

  1. Web design responsivo (Recomendado pelo Google)
  2. Exibição dinâmica
  3. URLs separados

Cada uma dessas configurações de sites móveis possuem diferentes vantagens perante o buscador. Veja abaixo uma captura de tela comparando esses três métodos.

A opção 1 (Sites responsivos) é a recomendada pelo buscador e com certeza quem estiver com uma versão dessa sairá na frente nos resultados de busca.

Conclusão

Ter um site que seja exibido corretamente em dispositivos móveis, não é mais uma alternativa, mas sim uma obrigação para quem deseja aparecer nas primeiras páginas do Google.

E essa mudança com certeza fará com que o principal beneficiado seja o próprio visitante, pois a sua experiência com certeza será muito melhor em um site que contém textos fáceis de ler (legível de fato sem ter que dar aquele zoom chato), links mais fáceis de serem clicados (com um bom espaçamento) e imagens mais legíveis que proporcionam uma melhor visualização em dispositivos móveis do que em um site que dá trabalho para o usuário se localizar, ler informações ou navegar entre as páginas.

E isso vai muito além, há outras regras que só tendem a melhorar a aparência, funcionalidade e facilidade de utilização em seu Website.

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