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Inbound Marketing – Como sua empresa vive sem ele?

A teoria de marketing não perdeu sua essência, apenas está se adaptando para chegar ao seu real objetivo de forma que alcance maiores resultados.

Para entender melhor o Inbound Marketing ou o “Novo Marketing”, precisamos entender o marketing tradicional.

Segundo Kotler, Marketing é um processo social no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros, ou seja, é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.

O Marketing busca técnicas e métodos para alcançar as suas vendas, através do famoso “4Ps” ou “Composto de Marketing” que são:

  1. Produto: tudo que envolve, como: qualidade, aparência, garantia do produto, assistência técnica e etc.
  2. Preço: é o custo benefício, descontos, forma de pagamento e etc.
  3. Praça: são os canais de distribuição, locais de vendas, transportes.
  4. Promoção: são as estratégicas de divulgação do produto.

Sabendo que um dos objetivos do marketing é a venda, qual é a diferença para o Inbound Marketing?

Como já foi dito anteriormente, o objetivo continua sendo as vendas, mas o que realmente mudará são as técnicas para alcançar o seu público alvo (mais conhecido como persona no mundo do inbound marketing), ou até mesmo o seu potencial cliente, criando uma persona como base, dessa maneira, criando uma comunicação clara e eficaz.

O Inbound Marketing também chamado de Marketing de atração se resume em criar relacionamento com o seu público, mostrando qual o seu problema e quais são as soluções que ele pode encontrar, a maior diferença é que no inbound marketing não empurra o produto para o seu cliente.

Inbound marketing se resume na técnica de atrair potenciais clientes através de um relacionamento, e por consequência após educa-lo, ele mesmo sentirá a necessidade de contratar seu serviço ou comprar seu produto.

Mas para que isso aconteça, é preciso que se tenha conhecimento de como funciona um funil de vendas (alguns chamam de funil polonês).

O que é um funil de vendas?

A teoria do funil são as etapas do processo de relacionamento da empresa com o seu publico.

O funil mais conhecido se divide em 4 etapas, mas antes de apresentar cada uma delas é importante destacar que o funil de vendas necessita de um bom conhecimento de email marketing, para que dessa forma, você possa nutrir suas listas de email corretamente, fazendo com que seus leads (potenciais clientes que lhe fornecem o email para contato) caminhem pelo processo de venda.

Agora vamos as quatro etapas:

Atrair potenciais clientes

A primeira etapa é onde devemos prestar mais atenção. A etapa de atrair potenciais clientes deve ser bem segmentada, pois sua venda vai depender das pessoas que você atrai.

Buscar na web, em meio a bilhões de usuários, público relevante para o seu negócio não é tarefa fácil, mas com a grande diversidade de anúncios que podemos criar, os resultados estão se tornando cada dia mais empolgante.

Para essa etapa são utilizados blog, imprensa, social media e iscas digitais (e-books, webinars, e muitas outras iscas) e também a realização de anúncios no Google AdWords, Facebook Ads, plataformas como Taboola, etc.

 

Converter em um lead

Proporcionar aos visitantes uma experiência interessante em seu site é essencial, realizar uma conversão em leads, ou seja, capturar o email do seu visitante, é uma obrigação no inbound marketing. Ou seja, você estará retendo os potenciais clientes que visitaram seu site, para futuramente realizar suas vendas.

Para a segunda etapa, é fundamental ter diversas maneiras de captura de email (leads), dentre elas existem: Call To Action, PopUps, formulários, entre muitas outras maneiras.

E não se esqueça de nutrir sua lista de leads que você cria, pois será de lá que virão os seus clientes.

Vender produto ou serviço

Aproximar o seu lead da decisão de compra através de uma estratégia de nutrição (fornecer o conteúdo certo que seu lead procura), faz parte do processo de vendas no inbound marketing.

Após nutrir o seu lead com as informações ideais (que resolvam todas as suas dúvidas e suas objeções), é momento de transformar esse lead em cliente.

Nessa etapa é importante ter uma boa página de vendas, e enviar um email de venda para ele, fazendo com que seu lead entre em contato para realizar a compra.

Nesse etapa existem milhares de técnicas que ajudam a se tornar mais convincente e confiável, mas não iremos nos aprofundar no tema aqui nesse artigo.

Reter seus clientes

Manter relacionamento junto ao seu cliente, que, após a experiência, tem grande chance de se tornar um promotor da sua marca. Essa última fase é de extrema importância, pois os promotores são geradores de opinião, portanto, é a imagem e reputação do seu produto ou serviço que estará em jogo. Por isso continue nutrindo sua lista de clientes com conteúdos de qualidade.

Essa teoria é a base do Inbound Marketing, a partir disso, podemos concluir que o essencial é construir uma audiência para aprender sobre o seu negócio, e não para comprar mais dele.

A estratégia de Inbound Marketing é muito eficiente, garante ótimos resultados, mas estes resultados só acontecem com ótimos conteúdos. Sim, um bom conteúdo é o ingrediente secreto para que todo o processo aconteça.

O que é um bom conteúdo para Inbound?

Para ter um conteúdo claro e de comunicação eficaz, é necessário seguir 4 regras:

  1. Planejamento: Não comece escrever sem ter em mente o que deseja atingir. Para um bom planejamento é importante identificar o que é único em seu negócio, desenvolver um conceito criativo para comunicar, analisar as palavras chaves no Google e entender como essas palavras podem ser usadas no seu site/blog. E para não ficar para trás, sempre analise a concorrência para saber o que estão fazendo e o que não estão fazendo.
  2. Conteúdo: É onde será divulgado, podendo ser em mídias próprias como blog, sites parceiros, eventos (de forma espontânea como imprensa), outros blogs e nas redes sociais.
  3. Engajamento: Atingir de forma eficaz o público alvo através do conteúdo. Um bom sinal de que seu conteúdo é bom, é quando ele gera engajamento (comentários, compartilhamentos, etc)
  4. Mensuração de resultado: É de extrema importância analisar os resultados, para sempre atualizar o planejamento conforme o engajamento gerado a cada conteúdo postado.

Produzir um bom conteúdo e aplicar as estratégias de Inbound Marketing tem gerado ótimos resultados para as empresas. Mas antes de ver as estatísticas positivas, vamos falar do Inbound RP, que é uma mistura de Inbound Marketing e Relações Públicas.

Como o Inbound RP pode nos ajudar nesse processo de relacionamento?

O profissional de Relações Públicas tem como foco o trabalho de relacionamento com seu público de interesse, sempre buscando estratégias de transparência, assim, mostrando de fato o que sua empresa tem a oferecer. A partir disso, o Inbound PR tem como foco mostrar a importância da comunicação nas 4 mídias:

  • Mídia própria: Gestão das próprias mídias, como: site, blog, Facebook, Instagram, Email, YouTube etc.
  • Espontânea: Gerar conteúdos para imprensa e para parcerias com blogs, famosos etc.
  • Social: Relacionamento com parceiros e outros públicos de interesse, mostrando sempre a transparência de sua empresa.
  • Paga: Mídias pagas como o Google AdWords e Facebook Ads.

A integração dessas quatro formas de mídia, ao longo do tempo, irá gerar uma grande reputação e autoridade em seu nicho de mercado, fazendo com que cada dia mais sua empresa gere resultados positivos através do inbound marketing.

E para confirmar tudo que foi dito sobre Inbound Marketing, temos as seguintes estatísticas:

  • Inbound Marketing custa 62% mais barato que Outbound Marketing(“Velho marketing”)
  • Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma (link building).
  • A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
  • Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.

Os resultados positivos são decorrentes do relacionamento, pois, nos dias de hoje, as informações estão em todos os lugares, e as pessoas estão cada vez mais atentas a elas, e com isso, realizam pesquisas antes de adquirir um novo produto ou serviço, portanto, é notável que criar uma conversa com o cliente e mostrá-lo quais são as exclusividades do seu produto ou serviço é com certeza um diferencial.

Espero ter esclarecido o que de fato é Inbound Marketing. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, comenta aí!

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