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Gestão de vendas – 6 erros que você pode estar cometendo

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Entre todos os setores de uma empresa o departamento comercial é um dos mais delicados de gerenciar. Quando as vendas estão bem toda a empresa se empenha em atender bem o cliente, colocar as contas em dia, fazer a gestão do estoque e as melhorias nos processos internos.

Mas se as vendas estão insatisfatórias e a saúde financeira da empresa fica comprometida tudo se torna mais difícil, justamente por isso é essencial que a empresa tenha uma eficiente gestão de vendas.

Muitas vezes apesar de todo o esforço, a gestão acaba cometendo alguns erros comuns que podem causar todo esse problema de resultados, mas que quando corrigidos, facilitam a reversão da situação.

1 – Não ter os processos de venda sob controle

Perdendo vendas

É essencial que a empresa tenha um processo de venda bastante coeso para gerar resultados consistentes. Quando cada colaborador faz o trabalho de uma forma diferente, não há identidade corporativa e isso gera insatisfação no mercado.

A gestão precisa saber como a equipe de vendas está lidando com as oportunidades e de que forma faz o contato com os clientes, como nutre o relacionamento com os clientes ativos, entre outras ações.

Somente assim será possível identificar falhas e corrigir as situações que estejam gerando a insatisfação nos clientes.

É essencial que a empresa invista em comunicação e treinamentos específicos que orientem os vendedores sobre a forma como a empresa deseja se relacionar com o cliente.

2 – Não definir metas e objetivos claros

Errando alvo

Não adianta estabelecer metas muito ambiciosas se estas não forem possíveis de serem cumpridas. É importante traçar um caminho contínuo do ponto onde está até o ponto onde deseja chegar, com metas intermediárias alcançáveis.

Outro ponto importante é que as metas precisam ser claras, mensuráveis, relevantes e com tempo definido. Além disso, toda decisão precisa ser conversada de forma transparente e democrática com a equipe, para garantir o bom entendimento de todos.

3 – Ter equipes sem autonomia

Muitas dúvidas

A falta de autonomia da equipe pode se tornar um grande problema, pois não é eficiente que seus colaboradores dependam de ordens constantes para realizar suas atividades. Além disso, a equipe sem autonomia fica desmotivada, apática e com menos criatividade.

É importante delegar funções desafiadoras aos vendedores para que cada um possa criar sua forma de alcançar os clientes e realizar suas vendas.

4 – Não ter ferramentas adequadas

Ferramentas úteis

A equipe de vendas passa muito tempo fora da empresa e possui informações preciosas que precisam ser registradas. É importante que a empresa ofereça ferramentas adequadas para que o trabalho funcione de maneira simples e segura.

Hoje em dia muitos softwares podem ser criados de forma personalizada, em acordo com as necessidades de cada empresa, e isso permite que o trabalho seja realizado de forma mais eficiente.

Softwares que possam ser utilizados também através de aplicativos móveis, por exemplo, ajudam muito a equipe a registrar as informações no sistema do lugar onde estiver, sem perder tempo ou sem correr o risco de perder dados.

5 – Não acompanhar as vendas de perto

Analisando dados

Quando falamos em gestão as palavras avaliar e medir andam lado a lado e nas vendas a união desses conceitos é ainda mais essencial.

Acompanhar de perto os resultados das vendas é essencial para identificar ações necessárias que potencializem o trabalho. E a tecnologia também pode ajudar bastante essa tarefa com o uso de um software de gestão empresarial ERP que permite o acompanhamento constante das vendas, online.

Além disso, ele facilita o gerenciamento da empresa como um todo, através dos módulos de controle de estoque, gestão financeira, vendas, orçamentos, notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes, fornecedores e muito mais.

O sistema de gestão financeira também permite a geração de relatórios que ajudam a acompanhar a empresa e na tomada de decisões importantes.

6 – Não investir em Marketing

Campanhas de marketing

Com certeza você já ouviu que “o marketing é a alma do negócio” e essa é a pura verdade. Quem quer ser lembrado, precisa ser lembrado e isso só acontece com investimento eficiente na divulgação dos produtos ou serviços e marca.

Com uma estratégia de marketing eficiente é possível encontrar e impactar o público-alvo ideal para sua empresa e oferecer os produtos certos, aumentando as chances de venda.

Pense na sua empresa e verifique se você não está deixando alguns desses pontos de lado. Quando todo o processo acontece de forma correta e sincronizada os resultados são sempre bons.

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