email-marketing-automatizado

Email marketing automatizado – A evolução das campanhas

Se você realmente já conhece email marketing, então já deve saber que ele é a ferramenta mais lucrativa de toda a internet, pois o email é a única forma direta de contato que você tem com um consumidor.

Como muitos dizem por aí: “Sua lista é o seu maior ativo”

Mas realizar uma venda através do email marketing não é tarefa fácil, pois existem muitos passos a serem seguidos até chegar de fato a venda com suas campanhas de email.

A parte ruim, é que muitas pessoas não sabem como realizar vendas através de email marketing, e por conta disso acabam utilizando essa ferramenta da maneira incorreta e isso é feito até mesmo por grandes empresas (lojas de roupas, calçados, móveis, entre outras).

E é por causa disso que o email marketing vem evoluindo a cada dia, até que chegamos no “Email marketing automatizado”.

Neste artigo irei apresentar a você o que é esse tal de email marketing automatizado, para que você possa começar a pensar em email marketing de uma maneira diferente, assim, visualizando os grandes lucros de negócios que um bom plano de email pode gerar a sua empresa.

Mas qual é a maneira INCORRETA de enviar emails?

Compre listas de emails e encha a caixa de entrada dos seus contatos com emails de propagandas e ofertas! Simples assim.

Realizando essa prática comum, você conseguirá:

  • Ser marcado como spam;
  • Ser bloqueado por servidores de email;
  • Ter uma péssima taxa de abertura;
  • Não ter nada de cliques em suas propagandas;
  • Gastar muito dinheiro com serviços de email;
  • Perder tempo criando emails que não trazem resultados;
  • Queimar o filme da sua empresa;
  • Encher o saco de quem não deseja receber seus emails;
  • entre outras ações negativas para o marketing de sua empresa.

Essas são apenas algumas das desvantagens que você irá desfrutar do email marketing se continuar a fazer ele da maneira incorreta. Aposto que você não gostaria de realizar nenhuma dessas ações para a sua empresa, não é mesmo?

Isso ocorre por que você envia um conteúdo que não agrega valor aos seus cadastrados na lista de email. Até por que você comprou a lista e não sabe nem qual é o real interesse daquelas pessoas (isso se os email forem válidos).

Quando você compra uma lista de email, você não sabe qual é o perfil daquelas pessoas, muito menos eles sabem que você tem o email deles, por consequência, as taxas de abertura, de cliques, e de vendas, serão mínimas ou nulas.

RECEBA DICAS EXCLUSIVAS SOBRE E-MAIL MARKETING

Participe de nossa lista VIP de assintantes gratuitamente.
Insira seu email abaixo:

NÃO SE PREOCUPE, NOSSA LISTA É 100% LIVRE DE SPAM!

E se você criar uma lista do zero da maneira correta?

Mesmo que você crie listas em seu site/blog, capturando emails da página de contato e também com formulários em seu blog (Call to Actions), será preciso criar uma estratégia correta para nutrição dessa lista, para que futuramente os seus contatos de email comecem a se interessar mais pelos seus produtos ou serviços e comecem demonstrar interesse (aumentando suas taxas de aberturas, cliques ou até mesmo de vendas).

[Email Marketing Automatizado] Com a necessidade veio a evolução

O Email Marketing Automatizado é a bola da vez. A maneira mais correta de se nutrir uma lista de email marketing, e ainda por cima, com sequências automatizadas.

Quando falamos de email marketing automatizado, estamos falando de uma máquina de nutrição.

Essa máquina tem o poder de fazer com que a sua lista de email cresça a cada dia, mantenha-se aquecida (engajada) de maneira correta e a densidade (período de envio) também, pois não deve transbordar a caixa de email do seu lead (Lead é o nome de uma oportunidade/email capturado por seus formulários).

A maior vantagem disso tudo, é que tudo é feito automaticamente depois de programado.

Imagina o quanto é bom receber em seu email uma informação valiosa que você estava procurando!

É exatamente isso que você tem que programar para que seja enviado para sua lista de email automatizado, o email correto e com as informações valiosas para aquele momento do lead.

Exemplo: se ele está com um problema de vazamento de água em casa, nada melhor do que você enviar um email com dicas de como identificar um vazamento de água!.

Como configurar campanhas de email automatizado?

Não é nada fácil, pois exige um bom raciocínio para configurar boas campanhas.

O que eu posso dizer em resumo, é que as campanhas automatizadas, são nada menos do que campanhas que são ativadas a partir de determinada ação do lead.

Existem diversos tipos de ações que podemos observar em uma lista de email, tais como:

  • Número de emails abertos;
  • Número de cliques;
  • Onde clicou em uma campanha;
  • Quem respondeu um email;
  • Quem atualizou o cadastro;
  • Pessoas que recomendaram um email;
  • etc.

Essas são regras que podem servir para ativar (disparar) um email para determinado lead, ou seja, depois de criados diversos emails para cada ação dos seus leads, seus emails serão disparados automaticamente, conforme a ação que o lead toma. Por isso o nome de email marketing automatizado!

Cada ferramenta de email marketing, possui diversas maneiras de automatizar campanhas, e quanto mais automatizado estiver sua lista, mais segmentado pode ser suas campanhas.

Você também pode agendar campanhas por datas de aniversário ou datas comemorativas.

Na hora de criar suas campanhas automatizadas, use e abuse da criatividade.

Identifique o momento quente

O mais importante, é saber criar ações para identificar o momento em que o seu lead está quente em sua lista, ou seja, aquele momento em que ele está realmente interessado em comprar o seu produto ou contratar seu serviço.

Isso pode ser identificado através de cliques em links por exemplo, quando um lead clica em um link de um produto ou serviço que você estava apresentando na campanha.

Outra maneira muito comum de identificar o momento do seu lead, é criando tags. A criação de tags pode ser quando um lead seu baixar algum material que você disponibiliza para download.

A melhor maneira de identificar o momento do lead é pelo tipo de material que ele se interessa, ou seja, é muito fácil saber que o lead que baixou um case de sucesso da sua empresa, está muito mais interessado em comprar de você do que aquele que baixou um guia para iniciante.

Conclusão

O email marketing evoluiu, e não adianta mais tentar empurrar nada por guéla abaixo para os seus cadastros de email.

Se adapte ao email marketing automatizado, e deixe com que seus próprios leads decidam o que eles querem receber, identificando assim o momento ideal para realizar uma oferta e concluir uma venda com sucesso.

Espero que esse artigo tenha ajudado, mas caso tenha alguma dúvida, deixe no campo de comentários abaixo.

Um grande abraço, e até a próxima.

Compartilhe com sua rede favorita!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •