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Como o SEO pode influenciar no aumento das visitas ao seu site

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Atrair visitas para um site é uma tarefa relativamente fácil!

E sim, esta é uma afirmação tão verdadeira quanto genérica.

Atualmente temos disponíveis no mercado diversas ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de campanhas de divulgação de sites através de serviços como links patrocinados, publicidades em mídias sociais, marketing viral, entre outros.

Porém, o desafio não é simplesmente ‘atrair visitas’, e sim fazer com que os visitantes de um site sintam-se atraídos pelo conteúdo, consigam navegar de forma fácil e intuitiva e passem de ‘um número para estatísticas‘ a um potencial cliente dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Atrair visitas para um site é uma tarefa relativamente fácil!

E sim, esta é uma afirmação tão verdadeira quanto genérica.

Atualmente temos disponíveis no mercado diversas ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de campanhas de divulgação de sites através de serviços como links patrocinados, publicidades em mídias sociais, marketing viral, entre outros.

Porém, o desafio não é simplesmente ‘atrair visitas’, e sim fazer com que os visitantes de um site sintam-se atraídos pelo conteúdo, consigam navegar de forma fácil e intuitiva e passem de ‘um número para estatísticas‘ a um potencial cliente dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Este é então o objetivo deste artigo:

Entendermos quais os fatores essenciais que auxiliam um site a ser mais bem visto nos mecanismos de busca, deixam a navegação intuitiva e consequentemente atraem mais visitantes.

Há em um site diversas características aparentemente ‘ocultas’ que o enriquecem, e fazem seu conteúdo ser mais relevante.
Títulos, url’s amigáveis, metatags descritivas, parâmetros de elementos diversos nas páginas, como links e imagens.

Mas antes de falarmos tecnicamente, vamos entender o que seria o tão comentado SEO.
SEO, que em sua tradução literal é uma Otimização para Mecanismos de Busca, nada mais é do que um conjunto de técnicas e postura na estruturação das páginas de um site.

Aqui nós não vamos tratar sobre ROI, Page Rank ou Google Adwords, pois nosso objetivo é entender como a estrutura de uma página funciona e onde ou o que pode ser melhorado para atrair mais visitas, e não abordarmos tecnicamente como aplicar efetivamente um SEO.

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Bem, vamos começar falando sobre os principais itens que um site deve ter para ser mais bem visto aos mecanismos de busca, possuir uma melhor navegabilidade e consequentemente atrair mais visitas.

 

1. O Conteúdo é rei

Design bonito e intuitivo e Programação feita de forma lógica, estruturada e seguindo padrões internacionais para o desenvolvimento são itens fundamentais para um site. Isso é indiscutível.
Porém, muitas vezes acabamos dando mais valor para a tecnologia ou aparência do que ao que realmente importa em um site, que é o Conteúdo.
E mesmo que seja o site de um artista, ainda assim com o conhecimento sendo totalmente artístico, os visitantes deste site o acessarão pelo conteúdo dele.

Então, quando falamos de conteúdo, trata-se de artigos mercadológicos, fotos, vídeos, tutoriais, enfim, qualquer material que seja relacionado ao objetivo do site.

Quanto mais conteúdo rico relacionado ao tema central do site for produzido, maior serão as chances de atrair visitantes e potenciais clientes.

 

2. Títulos, metatags e URL’s devem ser congruentes ao conteúdo de cada página

Isso parece simples e óbvio, mas tem um peso importantíssimo para os mecanismos de busca, leitores de tela no caso de deficientes visuais e principalmente para otimização e navegabilidade de um site.

Vejamos um exemplo:
Você possui uma loja virtual de brinquedos.

Qual URL é mais fácil de entender?
1 – www.seusite.com.br?page=2&cat=8
2 – www.seusite.com.br/produtos/games/zelda

Sem dúvida a segunda opção mostra claramente o conteúdo que encontraremos na página.
Sem muito esforço conseguimos entender que este link nos levará à página de Produtos, na categoria Games e com produtos do Zelda (o melhor jogo de todos os tempos xD).

Seguindo por este caminho, temos o título da página, que também deve ser relacionado ao conteúdo da mesma.

Este título é descrito em dois locais da página:
1 – Na tag <title>
2 – Na Metatag Title

Mas afinal, o que são Metatags?
São marcações que ficam ‘ocultas’ nas páginas de um site, que armazenam informações diversas sobre o site em questão. (Saiba mais sobre metatags)

Tratando-se de SEO, temos duas metatags específicas que devem ter seu conteúdo dinâmico para cada página do site:
1 – Metatag Description
2 – Metatag Keywords

Como os próprios nomes sugerem, na metatag Description deve ser colocada uma descrição resumida do conteúdo da página.
E a metatag Keywords é onde definimos palavras-chave que se relacionam ao conteúdo da página.

Até aqui o que conseguimos entender é que pequenas práticas podem analtecer o valor de cada página de um site, auxiliando assim na melhoria da navegabilidade, e tornando o site mais atrativo aos mecanismos de busca.

3. Ferramentas que podem atrair mais visitantes ao site

Aqui não vamos falar de ferramentas prontas encontradas no mercado, e sim de ‘soluções customizadas’ que ao serem implantadas em um site auxiliarão na prospecção de clientes.

Sistema de coleta de mailing para envio periódico de newsletter de conteúdo

Trata-se de uma ferramenta no estilo ‘opt-in opt-out’, na qual o usuário informa seus dados, recebe um e-mail de confirmação com um link, e ao clicar no link ele ativa seu cadastro no sistema.
Sem dúvida esta é uma funcionalidade indispensável a qualquer negócio na web que trabalhe com prospecção de clientes e envio periódico de informativos.

Sistema de indicação de página para amigos com conteúdo dinâmico

Encontramos em diversos sites botões para ‘indicarmos o site para um amigo’.
Esta ferramenta é fantástica, porém há alguns detalhes que devem ser levados em consideração:
1 – No e-mail enviado ao amigo, o remetente deve ser quem está indicando a página, e isso deve aparecer logo no assunto.
2 – O link da página enviada no e-mail deve ser exatamente da página que o usuário está acessando, e não o endereço principal do site.

 

Considerações finais

Além da parte de Conteúdo e Estrutura da página, estão presentes nas práticas de SEO:
– Autoridade (Se o conteúdo é rei, a autoridade é a rainha)
– Velocidade de carregamento das páginas

A otimização de sites para mecanismos de busca e estruturação do conteúdo de forma lógica e com os elementos de cada página relacionados entre si é uma postura indispensável para se atrair mais visitas aos web sites.

Espero ter ajudado o leitor a entender um pouco mais sobre alguns conceitos de SEO e que isso lhe auxilie a aumentar as visitas ao seu negócio na internet.

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