como-divulgar-um-site

Como divulgar meu site – Conheça o guia absolutamente completo

Os sites se tornaram indispensáveis hoje em dia para vender um produto/serviço, mas como divulgar meu site? No dia a dia, na internet, nas redes sociais, nos mecanismos de buscas como Google ou Bing, etc?

Para responder a essa pergunta, montei este grande guia que fala de várias técnicas para divulgação de seu site ou blog.

Como divulgar meu site fora da Internet?

Isso mesmo, você também pode divulgar seu site fora da internet, porém não é tão vantajoso quando dentro da dela.

Sabe aquela ajudinha a mais que ninguém recusa, essa pode ser a divulgação fora de internet, principalmente para empresas que trabalham com cartões de visitas ou tem uma equipe de tele Marketing contratada pela empresa. Veja abaixo algumas dicas básicas:

– Citar o site da empresa em impressões também serve como meio de divulgação de seu site (Cartões de visitas, folders, flyers, canetas, etc)

– Anúncios em Jornais, Revistas, ou Rádio local também é uma ótima divulgação, ainda mais quando é para divulgar o endereço eletrônico de sua empresa na cidade local.

– Adesivos também são ótimos para isso, insira o endereço de seu site em adesivos se possível.

Mais fique atento, pois todo o investimento precisa de um retorno. Sempre que for investir dinheiro em alguma divulgação, seja ela dentro ou fora da internet, fique atento no seu retorno sobre investimento (ROI), principalmente quando for investir em em revistas, rádio ou jornais pois eles não são muito baratos.

Uma grande dica que tenho para passar a você é a seguinte:

Procure divulgar serviços de sua empresa que estejam no site, e não divulgar apenas o seu site. Procure guardar seus dinheiro para investir em campanhas de algum produto ou serviço, assim você terá um bom retorno.

Mais você deve estar pensando, Como divulgar meu site na Internet?

Quando falamos de divulgação de sites na Internet, estamos falando de um local muito amplo e com uma infinidade de tipos de divulgação para seu site (ou blog). Porém se você chegou até este post, provavelmente você deve estar um pouco perdido e ainda não sabe qual a melhor maneira de divulgar o seu site pela Internet.

Logo abaixo estarei citando algum dos melhores métodos para divulgação de um site dentro da internet atualmente, e esses métodos ou meios de divulgação geralmente podem ser aproveitados de forma gratuita, isso mesmo, toda a divulgação de um site gerada na internet gratuitamente!

Divulgue seu site nas Redes Sociais!

Esse é o primeiro lugar que vem a cabeça das pessoas, e realmente é o melhor lugar para fazer a propagação do seu site na web sem gastar dinheiro e com um pequeno prazo de tempo. Principalmente para familiares e amigos!

A maior rede social atualmente para realizar essa propagação é o “facebook.com”, essa é a rede social que mais tem usuários atualmente e sem contar a quantidade de tempo que as pessoas passam nela, em especial os brasileiros (são mais de 53 milhões de usuários só no Brasil).

Dicas para divulgar seu site no Facebook

A divulgação de um web site no “Facebook” não é tão fácil quanto parece, pois exige tempo, organização, e também criatividade nas postagens. Abaixo listarei algumas excelentes dicas para ajuda-lo a começar um trabalho de divulgação de qualquer site pelo Facebook.

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma Fanpage (uma página de fãs dentro do Facebook direcionada para empresas, marcas ou celebridades)

#dica1 – Faça uma pesquisa de mercado e tente identificar o seu público alvo que atua em seu nicho de mercado (o que é nicho de mercado?), tente saber qual a idade de seu público, quais seus principais interesses, quais os problemas enfrentados por ele, quais as melhores soluções para esses problemas, etc.

#dica2 – Algo que você precisa entender: é que você não pode pensar apenas no seu produto e ficar fazendo propagandas do mesmo, pois o Facebook é uma rede social e as pessoas estão lá para se relacionar e não apenas para comprar. Não faça divulgação de seu produto, poste coisas que o usuário está afim de visualizar, poste curiosidades, notícias importantes, mensagens motivacionais, etc. Mas não perca o foco, as postagens tem que estar ligadas ao seu nicho de mercado e sempre focando no seu público-alvo, tente manter o relacionamento entre ele e procurar estar sempre engajado.

#dica3 – Tente postar sempre uma imagem junto de suas publicações (imagens geram muito mais engajamento do que texto) e sempre lembre de colocar no final da descrição (além de um bom texto) um link para seu site, assim as pessoas poderão clicar no link e visitar o seu site.

#dica4 – Não deixe que sua página fique morta, procure ter uma periodicidade de postagens (pelo menos 1 por dia), mesmo que não esteja linkando para o seu site todos os dias.

#dica5 – Caso não consiga executar a #dica4, faça ao menos 3 publicações por semana (lembrando que o Facebook tem um recurso para agendamento de publicações, então você pode agendar suas publicações para a semana toda em um único dia).

#dica6 – Procure manter um padrão de comunicação (com o logo visível), com textos fáceis de ler e uma fonte padrão (texto editados na imagem), uma boa forma é procurar uma fonte padrão para todas as suas imagens.

Veja abaixo na imagem três exemplos de padrão de postagens para divulgação de site no Facebook:

O sucesso da sua divulgação do Facebook depende de uma boa padronização, e acima de tudo, de conteúdo relevante para seu público alvo e nós da Nano Incub realizamos isso com maestria. Entre em contato conosco.

Divulgação de site no YouTube

O YouTube é uma plataforma de vídeos online, e é o responsável pela maioria dos vídeos publicados em toda a internet, é o terceiro site mais visitado do planeta, só perde para o www.google.com e para o www.facebook.com.

Essa plataforma de vídeos é o melhor lugar para passar a boa impressão de seu site, sem falar que pode trazer milhares de acessos. As pessoas costumam a confiar mais em sites que tem vídeos, e você também pode divulgar seus vídeos em qualquer rede social, inclusive pode compartilhar eles em sua fanpage do Facebook.

Os vídeos são muito compartilhados por pessoas dentro das redes sociais, e isso significa Marketing Viral para o seu site.

Abaixo também estão algumas dicas para fazer com que o marketing viral de seu site com os vídeos tragam mais acessos e ajudem a divulgar o seu site.

1 – Coloque sempre na descrição de seu vídeo o link do seu site.

2 – Faça uma chamada ao final do vídeo para a usuário que está assistindo clicar no seu link que está na descrição do vídeo.

3 – Faça vídeos curtos e descontraídos para que se torne interessante para os usuários.

Veja como divulgar um site através de um Blog

Essa com certeza é a melhor maneira de alcançar um grande público fiel na Internet. Através de um blog, as pessoas irão se familiarizar com sua marca facilmente, desde que você escreva apenas conteúdos relevantes para essas pessoas. Os blogs são criados para passar mais conhecimento a seu público, e quanto mais conhecimento você passa mais as pessoas confiam e voltam ao seu site.

Quanto mais você conquista a confiança de seu leitor, mais ele irá te ajudar, e assim que tiver uma oportunidade ele também irá te divulgar compartilhando as suas postagens com amigos e outros leitores.

Existem ferramentas que não pode faltar em um blog!

algumas ferramentas são indispensável para o leitor de seu blog, como por exemplo:

– Os botões de compartilhamentos entre as redes sociais para maior propagação de conteúdo. Eles geralmente geram um alto número de tráfego para seu site, pois quando um visitante clica nesses botões, automaticamente o conteúdo é compartilhado na timeline desse usuário, isso ajuda a espalhar mais o seu site.

– Área de comentários também não pode faltar, para que os visitantes tire suas dúvidas ou deixe elogios.

Essas são apenas algumas das vantagens de um blog para atrair muito mais visitas para seu site, então não deixe de estudar mais sobre Blog e criação de conteúdo para blogs.

Como divulgar seu site no Google

Com certeza esse é um dos melhores meios para divulgação de sites.

O Google é o site mais acessado de todo o planeta, ele é um buscador feito exatamente para buscar as melhores páginas para a pesquisa realizada pelo usuário. Por isso se você pretende divulgar seu site no Google, certifique-se de que você possui um ótimo conteúdo para seus usuários.

Para divulgar seu site no Google você tem duas opções!

A primeira, é realizando anúncio e investindo um pouco de dinheiro.

Google AdWords (anúncios)

Essa é a opção mais cara, porém é muito mais fácil conseguir que seu site tenha muitos acessos através dos anúncios nas páginas do Google.

Ou fazendo uma otimização de SEO em seu site

Muitas pessoas ainda não sabem que é possível fazer com que uma página de seu site apareça nos primeiros resultados de uma  busca sem pagar nenhum centavo por isso.

Isso é feito através de algumas técnicas de melhorias em seu site.

Lembrando que não é preciso cadastrar seu site no Google por que isso é feito automaticamente pelos robôs de busca do Google (os responsáveis por rastrear e indexar o seu site nas páginas de resultados).

Essas técnicas são conhecidas como SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para motores de buscas), esse termo é muito conhecido por profissionais do Marketing Digital.

O SEO pode trazer milhares de acesso para o seu site, fazendo assim uma ótima divulgação. Essas técnicas são responsáveis por melhorar o posicionamento de suas páginas nos resultados de busca dos buscadores (em especial o Google).

Quais técnicas são essas?

Para você saber lidar com as técnicas de SEO para divulgar o seu site, a primeira coisa que você precisa conhecer são os fatores de ranqueamento do próprio Google (o seu algoritmo).

O Google guarda esse segredo a 7 chaves, e nunca irá revelar todos os seus fatores que definem o ranqueamento de uma página nos resultados pois senão ficaria muito fácil posicionar uma site na primeira página do google, mais o SEO está aí para nos ajudar nisso.

Conheça um pouco do SEO

A primeira coisa que você precisa entender para conseguir melhores posições nos buscadores e aumentar a divulgação de seu site, é que os eles realizam suas buscas baseados na palavra-chave que você digita. A palavra-chave de sua página é aquela na qual descreve o conteúdo daquela página, por exemplo:

Ex: Se eu for criar uma página para falar de “Curiosidades sobre Cerveja”, a minha página precisa falar apenas nesse assunto.

A partir dessa palavra-chave é que eu vou começar aplicar as minhas técnicas de SEO para divulgar essa página do meu site no Google.

Lembrando que o Google indexa (salva a sua página em seu próprio banco de dados automaticamente) sua página gratuitamente, isso mesmo, é por isso que a página do Google exibe tantos resultados em suas buscas, pois ele indexa todas as páginas de todos os sites do planeta automaticamente, desde que tenha a autorização no arquivo roboots.txt (o google só deixará de indexar o seu site se você digitar o comando disallow/ dentro desse documento). Saiba mais sobre indexação no Google neste artigo.

Técnicas de SEO para divulgar o seu site no Google

Uma coisa muito interessante dentro do SEO é que o conteúdo de sua página é Rei e a autoridade é considerada a Rainha.

Conteúdo é Rei? isso significa que o conteúdo de sua página deve ser muito bem otimizado, veja abaixo algumas dicas para otimizar o conteúdo e conseguir uma maior visibilidade de suas páginas.

– Coloque a sua palavra-chave no título

– Coloque a palavra-chave em subtítulos

– Coloque a palavra-chave no atributo alt das imagens (o atributo alt é uma marcação de HTML, pesquise sobre isso na internet para mais informações)

– A palavra-chave deve conter dentro do seu texto também (mais não coloque muitas palavras-chave, normalmente de 2 a 4% do seu texto já é o suficiente)

– Lembre-se que o tema do texto deve estar falando especificamente sobre o que está descrito no título, ou melhor, falar sobre a palavra-chave que você escolheu.

Essas são apenas algumas dicas sobre otimização de conteúdo em SEO, assim o seu site vai ser ranqueado muito melhor no Google.

Uma outra dica, é que você escreva o seu texto pensando no visitante que vai ler, e não pensando no Google. Se o texto for bom, ele vai ter um bom ranqueamento.

E que história é essa de que Autoridade é Rainha?

A autoridade de seu site é outro fator muito importante para o SEO, quanto maior for a autoridade de seu site, melhor ranqueado ele vai estar.

Para conseguir autoridade de seu site, existe uma grande variedade de fatores que influencia nisso, um dos mais importantes é o Link Building (Saiba o que é Link Building).

Conclusão

Existem diversas formas para realizar a divulgação de um site, tanto dentro como fora da Internet, porém na Internet pode-se conseguir uma expansão muito maior do que fora dela, e com bem menos investimento, na verdade com nenhum investimento.

O SEO é um dos métodos mais eficaz de uma divulgação gratuita, porém exige muito mais trabalho, mais com a garantia de que todas as posições conquistadas nos buscadores dificilmente será perdida, garantindo assim uma divulgação constante, sem precisar publicar novos posts a todo o momento.

Mais é importante trabalhar com o máximo de técnicas possíveis para alcançar um maior público para o seu site, redes sociais, mecanismos de buscas, anúncios na internet, anúncios fora dela (focando na cidade local de preferência), etc.

O que acharam deste post, ele foi relevante para você, tem alguma dúvida? diga nos comentários, e não se esqueça de cadastrar seu email abaixo para receber os melhores post sobre Marketing Digital da Nano Incub.

Compartilhe com sua rede favorita!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •