A Rotina Ideal

É possível ser produtivo nos dias de hoje?

Sim, é possível na era digital que você seja produtivo e pare de procrastinar!  

Hoje em dia, com o entretenimento na palma de nossas mãos, temos perdido um dos nossos bens mais preciosos: o tempo.  

Tenho certeza que você já pegou seu celular para enviar uma mensagem importante (ou nem tanto) visualizou uma notificação da rede social X e foi acessar, ficou por ali um bom tempo e por fim não fez o que havia para fazer no celular.

Eu já passei inúmeras vezes por isso e com a ajuda do time aqui da Nano Incub, encontrei uma solução que com certeza irá te ajudar, assim como me ajudou.

Você arrisca dizer qual o recurso mais democrático já existente?

E se eu te disser que esse recurso é o tempo?
Denominado assim pelo fato de todos nós termos as mesmas 24hs no dia.

Pense em alguém que faz algo que você admira…
Essa pessoa não tem nem um minuto a mais ou a menos do que você. O que difere (e muito) é a forma como ela aplica o seu tempo. Por exemplo, se você deseja aprender a tocar violão, posso afirmar com certeza que não é ficando horas no Instagram que você irá aprender.

Outro fato importante sobre o tempo é que cada minuto a mais que nós vivemos é um minuto a menos que temos, ou seja, quando o tempo passa não há nenhuma forma de recuperá-lo.

Mas afinal, será que nós realmente entendemos o que queremos dizer quando falamos sobre produtividade?

Pesquisando pude perceber que esse conceito é muito mais simples do que pensamos.

Basicamente nós somos produtivos quando usamos menos tempo (ou qualquer outro recurso) para realizar determinada atividade com a mesma qualidade que levaria em mais tempo ou até melhor.

Cansou de sentir que não tem controle sobre o seu tempo? Que não consegue ser produtivo? Sente que não aproveita seu tempo de forma integral ou até mesmo útil?

Tenho alguns métodos que foram coletados pelo nosso time através de cursos/estudos e gostaria de compartilhar com você:

  • Caixa de entrada: é indicado colocar as coisas que chegam até você e demandam alguma ação, mas que você ainda não sabe quando fazer, se vai delegar, arquivar, colocar na agenda, etc. Você deve anotar na sua agenda/planner ou bloco de notas, um lugar onde você encontrará depois. Aqui o importante é NUNCA, nunca deixar na sua cabeça alguma demanda que chega até você. Tire tudo da cabeça e anote em algum lugar fácil de acessar e processar. (para saber mais sobre este conceito, pesquisa no Google por GTD).
  • Limpeza de mente: Nesse processo, o foco é eliminar tanto pensamentos ruins quanto aqueles que ficam perambulando em sua cabeça, coisas que estão resolvidas ou que você não pode fazer nada a respeito no momento, mas insistem em ficar na sua mente. Nesse caso você pode anotar também em uma agenda, mas não é necessário. Como a maioria das vezes esses pensamentos não demandam ações você não irá precisar deles depois.
    Uma vez que ser produtivo não é trabalhar demais, mas trabalhar com ‘foco extremo’, a Limpeza de mente é um recurso que te ajuda a manter foco no que precisa de foco. Tão simples quanto isso.
  • Desenhe sua semana (sim, de maneira visual mesmo): Se você é hoje como já fui um dia: Alguém que jurava detestar rotina e achava que isso me prendia… Eu vou te revelar um segredo: Mesmo pensando dessa forma, você tem uma rotina, todos os dias você acorda, toma café, vai pra academia, toma banho vai para o trabalho e etc. Então o que muda se estiver tudo isso anotado? Simples, você terá controle das coisas que faz ao longo do dia e assim terá uma noção clara de quando por energia em que área da sua vida.
    Sabe a sensação de ter feito muito e não ter feito nada? Isso acaba porque tem em mãos o que foi feito e com os próximos métodos você consegue definir suas prioridades.
  • Comece: Qualquer processo mal feito é melhor do que não ter processo. Não fique preso a conceitos que você tinha e saia da sua zona de conforto, ao decorrer do tempo esse processo irá se aperfeiçoando.
    Aqui o importante é você se focar na construção do comportamento, independente dos resultados que atingir durante este processo.
  • O mínimo do dia a dia: Seja coerente ao desenhar sua agenda, não vá com muita sede ao pote, coloque tarefas que você realmente faz, pois é muito ruim se sentir decepcionado no final do dia. Afinal, se você não começar correndo 1km, depois 2km, depois 5km, não vai conseguir competir em uma maratona. Aqui a dica master é ter sempre em mente assim que começa o dia as 3 prioridades do seu dia. Se seu tempo diminuir para 1/3 do que você teria disponível para fazer hoje suas tarefas, o que seria mais importante fazer?
  • EPAA!: Esse método entra também como o desenho da sua semana.
    A sigla significa
    Enumerar: separe em uma lista as tarefas que você tem para fazer a cada dia; Priorizar: Veja quais são as suas prioridades e coloque foco para que essas tarefas sejam cumpridas primeiro; Agendar: entenda as prioridades e agende conforme o dia que irá executá-la. Agir: Coloque em prática o que foi definido; !Celebrar: celebre o progresso e as conquistas ao longo do processo (acredite, pra quem está sempre em uma rotina turbulenta do dia a dia, normalmente essa é a parte mais difícil).
  • E se algo não saiu como planejado? Recomprometa-se!
    Pare de se preocupar em fazer perfeito e foque na construção do hábito. É muito melhor que você construa uma escada de subida do que decolar e não aguentar manter o ritmo e ter que começar de novo. Conheça sua rotina, assim quando ela não estiver ao seu agrado, você pode facilmente alterá-la. E lembre-se, mudanças levam tempo!

Se nós conseguimos aplicar esses hacks, tenho certeza que você também consegue.

Acredite: Rotina não é prisão, é liberdade.
Eu te aconselho a começar ainda hoje a se desafiar e tentar mudar o seu mindset.

E, se você gostou das dicas tenho certeza que também irá gostar do curso “Mestres do Tempo“, um parceiro da Nano Incub que nos ensinou muito em como sermos mais produtivos em nosso dia a dia.

Para saber mais, acesse e saiba mais https://mestresdotempo.com/

Se interessou? Usando o cupom MDT10PNANO você ganha 10% de desconto em todos os produtos Mestre do Tempo, tanto online quanto presencial.

Te desejo sorte em sua nova empreitada e se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e colegas do trabalho.
E sabe porque isso é importante?

Pense comigo:
Se uma pessoa viver uma média de 80 anos e com algumas dicas de produtividade ela aumentar em 10% sua performance de uma maneira geral, você e eu estamos proporcionando para essa pessoa mais 8 anos de vida no que diz respeito a ‘fazer as coisas acontecerem’, que ela vai poder utilizar como bem entender. Qual é o valor disso?

Até a próxima.

Compartilhe com sua rede favorita!
  • 33
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    33
    Shares