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A ferramenta para criar o conteúdo certo para o público certo.

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Importância da criação das personas

Criar e identificar uma persona te ajudará a determinar qual o tipo de conteúdo deverá ser abordado tanto no seu blog, como na sua landing page deve ser estruturada, como será a arquitetura dos links do seu site, como será sua linguagem em suas mídias sociais tanto no quesito conteúdo, quanto na criação de artes, entre outras coisas. É importante ressaltar que se você tiver que criar mais de uma persona, uma para cada nicho, construa, pode ter uma persona para cada produto da sua empresa, afinal, nem sempre todos os produtos, empresas ou serviços possuem a mesma persona.

Tudo isso permite que haja um entendimento onde seu público-alvo encontre e consuma informação, ou seja, você produzirá conteúdo certo para o público certo e isso fará com que a sua audiência e engajamento se tornem relevantes e com resultados mais reais, sem contar que quando você conversa diretamente com a sua persona dentro da linguagem que ela usa e do seu contexto de vida, ela irá se identificar com a sua comunicação, gerando então afeto, reconhecimento e uma proximidade. 

O que é persona?

A persona nada mais é que um personagem semi fictício que representa o seu cliente real. Muitos falam do cliente ideal, mas eu prefiro o termo cliente real, afinal é o que faz o seu negócio seguir e direciona você a produzir o conteúdo correto para chamar ele. Pode sim ter o cliente ideal, você pode criar essas duas personas, mas eu indico criar primeiro o seu perfil de cliente real.

Você consegue identificar e começar a montar a sua persona através de pesquisas de mercado e dados reais sobre os consumidores da sua empresa até o momento, por isso, vemos que a persona não é 100% fictício, já que fisicamente não existe, porém, toda a sua criação é baseada em perfis e dados reais.

Quais são os benefícios e resultados em criar persona?

Criar a persona te traz o grande benefício de receber novas perspetivas sobre o seu negócio, tendo uma visão ampla sobre ele. Isso ajudará sua equipe a saber onde colocar força e o foco, a guiar o desenvolvimento do produto ou serviço e permitir um alinhamento para que todos estejam na mesma página e tenham o mesmo objetivo.

O resultado de ter uma persona e ter todo o seu time ciente disso, é um posicionamento focado, atraindo assim mais visitas para o seu blog, mídias sociais, site ou landing page, afinal depois ter a sua persona muito clara na sua mente e compartilhado, seja no papel ou online, você constrói conteúdos mais direcionados e isso melhora a taxa de conversão das visitas, podendo também conquistar novos clientes e angariar leads mais qualificados, ou seja, que irão recomendar sua empresa para outras pessoas, além de aumentar o engajamento do público, fidelizar o cliente, aproximar o cliente do seu negócio e fortalecer o relacionamento com a marca.

Ficou curioso para saber como criar uma persona ou até várias personas conforme o nicho que você almeja atingir com o seu negócio ou produto? Pois bem, vou te ensinar 3 métodos abaixo.

 

3 métodos/metodologias para criar a sua persona

01 – Consulte sua equipe interna

É muito importante, para poder construir a persona do seu negócio ou produto que você converse com o seu time de vendas, de desenvolvimento de produto, time de marketing, de suporte ao cliente, afinal você trazendo todo o time para a construção da persona sairá de forma mais fácil e ágil os dados, além de se tornar mais fácil medir o conhecimento já existente, porém é importante lembrar também que só essas informações não bastam, acabam limitando um pouco na construção da persona, mas é muito importante ter essa galera por perto, faz dar aquele start para construir a persona real do seu negócio.

 

02 – Alavanque as ferramentas já usadas

Alavancar as ferramentas já usadas, que são as redes sociais, pesquisas na internet, relatórios de análise, entre outras. As vantagens de impulsionar essas ferramentas é que o custo é baixo para realização do procedimento, a existência de dados estatísticos e a possibilidade de validar opiniões existentes. 

Temos como desvantagens os fatos de não obtermos informações sobre o comportamento do consumidor quando ele está off-line, basear-se no histórico de comportamento dos clientes e responder somente às questões geradas internamente.

03 – Entreviste clientes reais

Entrevistar seus clientes é o melhor método, pois oferece um panorama mais completo para criar a sua persona. A grande vantagem desse método é possuir detalhes mais aprofundados e que não são óbvios sobre como, quando e o porquê os clientes tomam determinadas decisões, tanto na hora de procurar o seu produto quando na hora de comprar.

Dica Amiga

Uma dica importante sobre esses 3 métodos que citei, eles devem identificar esses 3 pontos, vamos lá:

– Problemas, necessidades e dores reais;

– De que forma chegou até as possíveis soluções para o problema;

– O que o levou a adquirir o seu produto ou serviço.

Mas, Nath qual as informações que eu preciso obter na entrevista para construir minha persona? Eu vou deixar um PDF para download (Clique aqui para download) de quais informações são importantes para que você tenha a persona certa para o seu negócio ou produto. 

Sabemos que personas para alguns é algo fácil de ser criado, mas muitas pessoas e empresas têm dificuldades de como criar a sua persona, por onde começar esse processo de entender o seu cliente real, como criar uma entrevista efetiva e como criar estratégias novas com toda a sua equipe.

Ter uma persona é algo que vai ajudar a você e o seu time tanto para produzir o conteúdo certo para o público certo, quanto para trazer leads mais qualificados para a sua empresa. 

Comece agora mesmo a construir sua persona, não é algo rápido ou fácil, mas faça isso com calma. Afinal é importante que você tenha todas aquelas informações que estão no PDF que eu deixei para você.

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